Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (23/08)

Alerj aprovou: agora Sapiatiba Mirim é oficialmente de Iguaba; Nas redes sociais, Câmara de São Pedro intitula empréstimo como “Projeto Polêmico”; Cabo frio tem mais troca de secretários; e Magdala cumpre agendas em Brasília

Alerj aprovou: agora Sapiatiba Mirim é oficialmente de Iguaba

Em sessão na Alerj desta quarta (23), os deputados estaduais aprovaram o PL que regulariza os limites dos municípios de Iguaba Grande e São Pedro. Apesar da administração de Sapiatiba Mirim já ser realizada por Iguaba, oficialmente o bairro pertencia a São Pedro da Aldeia.

A partir de agora, Iguaba fica maior. Vantoil, que foi pessoalmente à sessão no Rio, acompanhado do secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e dos vereadores Marcilei Lessa e Marcelo Durão, estava muito feliz com a decisão. Ainda a pouco por telefone, o prefeito disse ao Direto da Fonte que a administração municipal já cuidava do bairro com escola, praça, posto de saúde, e que só faltava oficializar o novo território iguabense.


Nas redes sociais, Câmara intitula empréstimo como “Projeto Polêmico”

Como noticiado pelo Portal Fontecerta.com nesta terça (22), oito vereadores da Câmara de São Pedro da Aldeia aprovaram o projeto de lei do empréstimo de 17,5 milhões enviado por Fábio do Pastel. Com previsão para ser pago em 10 anos ao Banco do Brasil. Somente o vereador Isaías Pinheiro votou contra o empréstimo. Mas o que chamou a atenção dos comentaristas da praça do Canhão, é que no resumo publicado nas redes sociais da Câmara de vereadores, o projeto foi intitulado como “polêmico”. Seria essa uma mensagem subliminar, se perguntam os comentaristas.


Bola cheia pra oposição

O ex-prefeito Claudio Chumbinho publicou um vídeo para rebater uma fala do vereador Jean Pierre, que acusou ele de ter deixado uma dívida que está sendo paga pela atual gestão. No vídeo, Chumbinho esclarece que a história não é essa e quando assumiu a cidade já tinha dívidas de precatórios deixadas pelas gestões anteriores [Carlindo Filho e Paulo Lobo], além das dívidas previdenciárias do Previspa.

Segundo Chumbinho, o pagamento dessas dívidas foi feito durante os 8 anos de gestão. Além disso, ele desmentiu que a cidade na época dele não estaria apta para pegar empréstimos, quando pediu autorização à Câmara e teve o valor de R$ 30 milhões negado: “ O empréstimo que pedi foi negado por questões políticas”.

Momento difícil? Chumbinho também rebateu a fala do vereador que afirma que a cidade passa por uma situação financeira difícil:

“Em 2020 nossa gestão arrecadou R$ 32,427 milhões. Na gestão atual, o governo arrecadou 68,549 milhões” disse em um dos trechos do vídeo, onde ele traz diversos números que mostram a atual situação da cidade de São Pedro. Veja o vídeo.

https://www.instagram.com/p/CwTSFx0Rne-/

Polêmica na mudança do primeiro escalão em Cabo Frio

A Asaerla (Associação de Engenheiros e Arquitetos da Região dos Lagos) realizou, nesta quarta, uma reunião com os associados para discutir as mudanças na secretaria de Planejamento e Mobilidade Urbana no Município de Cabo Frio. Isso porque o secretário nomeado não é ‘da área’.

Segundo engenheiros ligados a entidade, ouvidos pelo Direto da Fonte, “ninguém tem nada contra a pessoa de Matheus Aragutti, o novo gestor da pasta, mas que por ele não ser técnico, a entidade precisa se manifestar”.

Conversamos também com o presidente da Asaerla, Fernando Frauches, que respondeu que a preocupação da instituição é como será montada a estrutura da secretaria. “ Conversei com o Matheus durante o dia. É importante ouvirem a preocupação dos associados, pois quem montará a equipe técnica de uma pasta que tem pouquíssimos concursado? E a fiscalização de obras!? A instituição gostaria que fosse indicado um secretário da área, um Arquiteto e Urbanista, Engenheiro Civil, Construtor. Até advogado com experiência em Leis Urbanísticas era aceitável. ” Finalizou Frauches.


Cagu assume pasta de Vanderson

Carlos Augusto Gonçalves, mais conhecido como Cagu, assumiu a secretaria de Obras e Serviços Públicos no lugar de Vanderson Bento. Cagu era responsável pelo transporte municipal na gestão de Bonifácio. Além disso, Cagu já foi secretário de Serviços Públicos no governo do ex-prefeito Marquinho Mendes.


Magdala em Brasília

A prefeita Magdala Furtado continua em sua primeira viagem oficial à Capital Federal para cumprir uma extensa agenda por Brasília, em busca de recursos para a cidade. Nesta quarta, ela se reuniu com o ministro Alexandre Padilha e tem tudo para trazer novidades para a cidade. O secretário de Saúde, Bruno Alpacino, e os vereadores Carol Midore e Leo Mendes acompanham a prefeita na viagem.

Ainda na agenda desta quarta-feira, Magdala se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e o senador Carlos Portinho, e com os deputados federais Otoni de Paula, Murillo Gouvêa, Max Lemos, Jandira Feghali, Guttemberg Reis, Júlio Lopes e Washington Quaquá.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.