Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (23/11)

Bonifácio e Suplicy: amigos de longa data juntos em São Paulo; Apresentação das metas da saúde cabo-friense; Vantoil entregando kit Caboclinho ao comercio; e Educação aldeense recua contra professores

Bonifácio e Suplicy: amigos de longa data juntos em São Paulo

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, viajou para a cidade de São Paulo a convite do vereador e deputado estadual eleito, além de amigo de longa data, Eduardo Suplicy. O convite foi feito por conta do trabalho realizado em Cabo Frio com a Moeda Social Itajuru e também para o lançamento do Mapa de Desigualdade 2022 do Município de São Paulo, realizado pela Rede Nossa São Paulo. O material traz dados que retratam a realidade dos distritos da capital paulista. O evento aconteceu no Sesc do Ipiranga e logo após o evento Bonifácio seguiu até a Câmara de Vereadores, onde puderam conversar mais sobre a moeda cabo-friense.

Além disso, Bonifácio foi presenteado com dois livros. “Renda de cidadania: a saída é pela porta” e “Um Jeito de Fazer Política”, ambos escritos por Suplicy. Bonifácio retorna para Cabo Frio nesta quinta-feira.


Janio apresenta Plano de Metas e Ações Estratégicas na Saúde

Nesta quarta-feira (23) o secretário de Saúde, Janio Mendes e a equipe de planejamento da pasta estiveram na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. Durante quatro horas, foi feita uma explanação sobre o Plano de Metas e Ações Estratégicas de curto, médio e longo prazo para a reorganização dos serviços.

Foram apresentadas medidas para qualificar e otimizar a regulação de consultas e exames, a inauguração do Centro de Especialidade de Tamoios, a ampliação da cobertura da rede de atenção básica e aplicação das emendas impositivas ao orçamento.  As metas têm prazos de 30, 60 e 180 dias.

Após a apresentação, Janio respondeu às dúvidas e apontamentos dos vereadores. Ele também ressaltou a importância do diálogo entre os poderes Legislativo e Executivo.


Depois da Moeda Itajuru, Caboclinho começa a valer em Iguaba no dia 1º

O prefeito de Iguaba, Vantoil Martins, informou hoje que começou a visitar os comércios da cidade para a entrega dos kits de identificação, para quem vai receber os beneficiários da Moeda Social Caboclinho. Atualmente, são 78 empresas credenciadas, onde os moradores de Iguaba poderão comprar produtos a partir do dia 01 de dezembro. Cada morador terá à disposição 120 Caboclinhos, o equivalente a 120 reais.

A entrega dos cartões acontecerá no próximo dia 30, na praça nova da Estação.


Educação aldeense recuou

A secretaria de Educação de São Pedro recuou sobre a possibilidade de aumento de carga horaria em troca de uma certa quantia em dinheiro, como uma bonificação, depois do Sepe Costa do Sol ter dito Não à consulta que a secretaria fazia com profissionais da Educação – sem oficializar ou promover a reformulação do Plano de Cargos e Salários, antiga reivindicação da categoria. Um memorando circular datado de hoje, 23 de novembro, informou que já que a maioria disse não, os Docentes II permanecerão com 14 horas semanais

Passado isto, o Sepe deve pressionar a secretaria em 2023 para rever o PCCR, já que a mesma mostrou com a atitude da consulta que também precisa que assuntos como horas semanais, por exemplo, sejam revistos em alguns casos. É aquela velha história, o tempo passa, as coisas mudam, é preciso conversar com a sociedade civil para avaliar mudanças que caiam bem para os dois lados da moeda.


Defesa Civil em alerta

A previsão de chuvas fortes em todo o estado do Rio, entre hoje e domingo, deixou em alerta a Defesa Civil. As chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de ventos moderados (entre 18,6 km/h e 51,9 km/h) a fortes (entre 52,0 km/h e 75,9 km/h) e os acumulados pluviométricos no estado poderão ultrapassar 150 mm/24h.

É muita chuva e vento, portanto, é importante que todos fiquem alertas e se protejam.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email