Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (25/10)

Secretaria de Educação de São Pedro resolve encurtar o ano letivo; Magdala se reúne com empresários do Boulevard Canal; Disk 153 em Iguaba; Marcelo Magno visita obra do CTI do HGAC; e o Turismo da Costa do Sol em pauta

Secretaria de Educação de São Pedro resolve encurtar o ano letivo

Começou a circular nos grupos de WhatsApp de São Pedro, na tarde desta quarta, uma resolução da Secretaria de Educação, que foi enviada para a autorização do Conselho Municipal de Educação do município, solicitando – certamente os pais de alunos não vão gostar de ler – o encurtamento ano letivo para reduzir despesas. Sim, é isso mesmo que você leu. A secretaria de Educação quer terminar as aulas do município 15 dias antes, encerrando as aulas ainda em novembro.

A prefeitura está usando a justificativa de inchaço na folha salarial e redução de royalties para adotar a medida. O documento, assinado pela secretária Sheila Atalla, diz que essa semana a menos irá reduzir gastos com transporte escolar, lista de funcionários e custos gerais. Além da péssima notícia para a comunidade escolar, o documento deixa um aviso: “medidas deverão ser tomadas para diminuir o índice gasto com folha de pessoal”. Ou seja: apertem os cintos, porque não houve planejamento da gestão e, certamente, a corda estoura do lado mais fraco. Demissões em massa à vista?


Magdala se reúne com empresários do Boulevard Canal

Um almoço ‘in loco’ marcou mais uma reunião da prefeita Magdala Furtado com empresários do Boulevard Canal. As conversas para a tão necessária revitalização de um dos lugares mais lindos da cidade estão avançando e Magdala já se comprometeu em realizar. O encontro foi no Tia Maluca, um dos restaurantes mais antigos do Canal.


Fabio Costa se reúne com presidente da Prolagos

O homem forte de Vantoil, Fabio Costa, se reuniu hoje com o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, para tratar de melhorias no fornecimento de água para diversos bairros de Iguaba. Segundo ele, a prefeitura vai comandar estudos para atender a população:

“Tivemos ótimas notícias e já vamos começar o estudo para que possamos atender a necessidade dos moradores de Iguaba”, disse Fábio.

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, também participou da reunião.


Disk 153 em Iguaba

Este é o novo serviço oferecido em Iguaba, para quem quiser acionar a Guarda Municipal. Vantoil e Fábio Costa, anunciaram a novidade nas redes sociais.

“Agora Iguaba Grande possui o serviço 153 para ligações para a Guarda Civil Municipal de nossa cidade, mais uma ação para melhorar a segurança de nossa população. Agora você, cidadão de Iguaba Grande poderá entrar em contato com a Guarda de forma rápida e gratuita com esta importante ferramenta que vai ajudar a melhorar ainda mais a segurança de toda nossa cidade”, postou Fabio.


Marcelo Magno visita obra do CTI do HGAC

O prefeito Marcelo Magno esteve no Hospital Geral de Arraial do Cabo nesta quarta-feira para acompanhar a obra do Centro de Terapia Intensiva, onde estão sendo preparados 10 leitos para atender a população. Ao lado do secretário Jorge Diniz, depois da visita o prefeito almoçou no hospital para conferir a qualidade da alimentação servida a pacientes e funcionários.


Turismo da Costa do Sol em pauta

O Encontro Fluminense – Integração do Turismo Regional movimentou o Ferradura Resort Hotel, em Búzios e reuniu empreendedores, fornecedores e líderes dos setores da gastronomia e hospedagem da Costa do Sol, para debate, troca de experiências e aperfeiçoamento profissional. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Hotéis Bares, Restaurantes e similares (SINDSOL) de Armação dos Búzios e Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Da região, somente Cabo Frio não participou, já que a secretaria de Turismo não enviou nenhum representante. Mesmo com essa falta de peso, já que a cidade é central no setor da região, o presidente do SINDSOL de Armação dos Búzios, Thomas Weber, comemorou o sucesso do evento.

“Agradeço muito a presença de cada um de vocês, acredito que o dia vai ser um dia extraordinário de troca de informações, experiências. (…) Acredito que esse momento é muito interessante para a gente refletir sobre a importância do trabalho em conjunto. No sindicato, nas associações, é fundamental o trabalho em entidades organizadas. Eu acredito que isso faz uma grande força, o poder público tem a tarefa árdua de cuidar do bem-estar geral e nós, como entidades, temos o dever de trabalhar pelo bem-estar de nossas empresas e de nossos colaboradores. Então acredito que todos tenhamos que estar associados a alguma entidade e fazendo força por ela”, disse Thomas.


Marcos Navega, Presidente Condetur Costa do Sol, destacou a importância da valorização do Turismo da Costa do Sol.

“No Brasil, nós temos 330 regiões turísticas, que tem 2.700 municípios. Se o Brasil tem 5.770, o Ministério do Turismo considera um pouco mais da metade que tem turismo. No nosso estado do Rio de Janeiro, nós somos 12 regiões. Dessas 330 nacionais, 12 estão aqui no nosso estado. E aqui, onde a gente está hoje, é Búzios, e aqui é a região turística da Costa do Sol. Pessoal, enquanto região turística, nós somos a região turística mais robusta do Brasil, não é do estado do Rio. Pelo número de municípios que nós temos, são 13 municípios, pela classificação de cada município, e Búzios, por exemplo, é categoria A. E se a gente for olhar dentro do Brasil, a gente tem apenas 52 categorias A, Búzios é um, e nós temos, além de Búzios, Cabo Frio e Macaé. Três destinos categoria A. Nós temos quatro categorias B, quatro categorias C, e é o top do turismo nacional. Então mostra para quem está nos lendo agora, que a cidade de Búzios e a Costa do Sol são importantíssimas para o turismo do estado do Rio e para o turismo do Brasil”, explicou.


Secretário de Arraial quer mais qualificação

Junior Chuchu, secretário de Turismo Arraial do Cabo, esteve no evento e conversou com a coluna. Segundo ele, o secretário estadual do Turismo Gustavo Tutuca o informou que Arraial está entre as quatro cidades do Brasil mais procuradas por estrangeiros, principalmente os latinos e que sabe da importância de qualificar ainda mais a receptividade na cidade.

“A gente entende que precisamos qualificar ainda mais o acolhimento, o atendimento, não só da iniciativa privada, mas principalmente do poder público, o poder público da nossa região, poder público de Arraial do Cabo tem que se qualificar mais no acolhimento ao turista, no acolhimento ao visitante, e é isso que a gente está tentando fazer lá em Arraial do Cabo. Criamos vários cursos de qualificação para poder fazer antes dessa alta temporada, para tentar implantar e melhorar esse acolhimento”. Disse Chuchu.

O secretário também lamentou o estado da RJ 140, que não teve a obra do governo do estado concluída:

“Com certeza, o que a gente fica mais triste, que além do transtorno causado, é uma das RJs que mais têm acidente aqui no estado, o número de acidentes ali é alto. Hoje eu estava até conversando com um amigo aqui, a gente tem uma média de 150 mil pessoas que acessam a cidade na alta temporada, final de semana, feriado e dias de alta temporada, chegava até uma média de 150 mil pessoas. São muitos veículos que vão passar ali nessas RJs, isso preocupa a gente um pouco, a gente tem conversado com o estado, tem cobrado toda semana para tentar melhorar. O prefeito até melhorou alguns pontos, mas não conseguiu melhorar a via toda que liga principalmente Cabo Frio a Arraial, então a gente tem que se unir em prol disso, e como eu falei, a gente vai ter um fluxo de carros passando ali muito alto agora, principalmente na alta temporada, a gente tem que ver isso aí com mais carinho pelas lideranças de estado nossas aqui da região”, finalizou.


Veja mais alguns depoimentos do Encontro Estadual de Turismo

Carlos Cunha – Presidente da Associação de Hotéis de Cabo Frio

A Costa do Sol, eu acho que é um destino fantástico, um destino que se complementa. As cidades têm que entender e agora estão começando a entender que não são concorrentes, coisa que a iniciativa privada já entendeu lá atrás quando a gente montou o ABC do Sol, Arraial Búzios Cabo Frio. Agora o poder público está começando a entender isso também, que são destinos que se complementam. Então o turista quando ele vem para a região, se ele vier para se hospedar apenas em Cabo Frio, se você conseguir vender para ele também os passeios de Arraial, os passeios de Búzios, o tempo de permanência dele na cidade vai ter que aumentar, porque o que ele demoraria três, quatro dias para conhecer numa cidade só, para conhecer as demais cidades ele precisa de mais tempo. Então a gente está elaborando esse roteiro com a ajuda da Secretaria de Estado de Turismo, um roteiro integrado entre quatro cidades, Arraial, Búzios, Cabo Frio e São Pedro, para poder vender para o turista poder ficar mais tempo. Então eventos como esse que está acontecendo hoje são muito importantes, porque o próprio nome já fala, é de integração, é para o trade turístico, uma coisa que a gente já faz há muitos anos, conversar entre si e esse network, a gente encontra os amigos aqui de anos de luta, militando no turismo e o poder público também. Pena que não estão todos os secretários aqui, seria muito legal e muito enriquecedor até para os próprios secretários de turismo das cidades que eles estivessem aqui, o secretário de turismo de Búzios está de parabéns, está aqui representando, falando, participando, é um guerreiro, é do trade turístico, aí que está a grande importância de entender do assunto. Então o Cláudio Viviani, por exemplo, que é Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro, está aqui representando, é empresário, é comerciante, é aquele negócio, quem mexe na panela sabe o quanto que esquenta e quanto que queima.


Claudio Viviani – Secretário de Desenvolvimento Econômico de São Pedro

O trabalho está muito bom, está excelente, porque a nossa visão é, o desenvolvimento econômico está em todas as secretarias, todas, nós estamos em todas as secretarias, então é importante a gente estar agregado a todas as secretarias. E nós estamos muito envolvidos com a cultura, com o esporte, com o turismo. Hoje eu estou presidente da Rede Lagos, que liga os 10 municípios da nossa região, tentando conectar esses municípios todos, pegando os cases de sucesso de cada município, e os cases que não deram certo para a gente poder melhorar. Às vezes um case de sucesso não deu certo em São Pedro, mas deu certo em Saquarema, a gente pode juntar isso e poder fomentar a nossa região. Esse evento é um evento muito importante, que nós temos todos os municípios aqui, e a gente tem que entender o nosso município, cada turismo de cada município. Cada um tem a sua característica, então é muito importante a gente discutir isso, para a gente poder melhorar a nossa região. Nós temos que pensar a região num todo, não só em São Pedro Aldeia, Cabo Frio e Búzios, nós temos os 10 municípios da rede litorânea, então nós temos que pensar isso. Então nós, aldeenses, estamos muito preocupados com isso, estamos preocupados de poder agregar todos os municípios, e nós temos uma união muito forte com o turismo, com a nossa secretária Cláudia, com o Ricardo, com o Thiago, e toda a secretaria com agricultura, todas as secretarias estão envolvidas conosco no desenvolvimento. A palavra é desenvolvimento, tem que sair da gente o nosso desenvolvimento da nossa região e São Pedro Aldeia.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp