fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (28/02)

Magdala com Lula e de malas prontas para o PV?; Educação de São Pedro de volta aos trabalhos; pré-campanha pegando fogo em Búzios; o republicanismo de Vantoil; o possível vice de Marcelo Magno

Magdala no PV?

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, está em Brasília nesta quarta-feira (28) em um dia dos mais corridos. A visita dela à capital teve direito até a agenda com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao longo do dia, circulou a informação de que Magdala fechou filiação com o PV. O partido compõe uma federação com o PT e PC do B. Com isso, o PT, obrigatoriamente, estaria apoiando a pré-candidatura de Magdala à reeleição, nas eleições de outubro. Acontece que fontes ligadas ao governo negam que Magdala tenha assinado a filiação. No entanto, confirmam que, sim, movimentações nesse sentido estão ocorrendo. Resta saber qual será a resposta final.


Peçanha na bronca

Já se antecipando a essa movimentação que pode colocar o PT caminhando ao lado de Magdala, a coluna Direto da Fonte procurou o pré-candidato do partido nas eleições para a Prefeitura, Rafael Peçanha. O ex-vereador e ex-secretário-adjunto de Ciência e Tecnologia da cidade, disse que recebeu com surpresa a notícia. “Estarei conversando com as lideranças da nossa pré-campanha para avaliar os próximos passos. Há, porém, duas coisas certas: 1) Sou pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, não abrirei mão do meu nome e não me retirarei da disputa; 2) Não há nenhuma possibilidade de apoio a Magdala. Eu e meu grupo político faremos enfrentamento a essa pré-candidatura, interna e externamente”, pontuou. O pré-candidato também destacou o que chamou de “desrespeito à militância local”, já que a filiação ocorreria por cima, sem diálogo, sem ouvir as bases. “Decepcionante e não condizente com o discurso que sempre foi feito, já que temos caminhado com o PV local no nosso projeto da federação, em torno de minha pré-candidatura, há mais de um ano”, declarou Peçanha.


Ano letivo da Uerj

Ainda em Cabo Frio, um dos destaques da semana foi o início do ano letivo do campus da UERJ que fica na cidade, nesta terça-feira (27). Os alunos dos cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais iniciaram suas aulas em um dia festivo que contou com a presença do deputado estadual Dr. Serginho (PL), que foi um dos articuladores responsáveis por trazer a universidade para a Região dos Lagos. Nas redes sociais, o parlamentar afirmou que “foram dias e noites para que esse sonho se tornasse realidade” e declarou: “ver tantos jovens, também adultos, animados com o início dos estudos na UERJ é algo que nos faz acreditar em um futuro melhor”.


Kamylla de Marquinho, Marquinho de Kamylla

O tabuleiro político de Cabo Frio ganhou mais uma pré-candidata ao executivo em 2024: Kamylla Mendes, ou, como ela mesma preferiu dizer, Kamylla de Marquinho. O evento em um hotel da cidade nesta quarta-feira (28), “só para amigos”, como disse o ex-prefeito, reuniu apoiadores para ouvir a decisão de Marquinho Mendes sobre o pleito deste ano.

“A palavra de ordem hoje é Marquinho bateu o martelo. A nossa pré-candidata a prefeita é minha esposa Kamylla. Não vamos ficar nem com o Serginho, nem com o Magdala. Teremos uma opção e a melhor opção para essa cidade, que é minha esposa Kamylla”, disse Marquinho.

Kamylla reafirmou o apoio do marido neste momento. “O que eu posso dizer para vocês, eu tenho certeza absoluta, a gente sabe que vai ser difícil. Porque é difícil lutar contra muito dinheiro, e contra a máquina administrativa. Só que eu tenho duas vantagens que eles não têm. Primeiro, eu tenho ao meu lado um homem respeitado, e que fez história nessa cidade. São mais de 30 anos. E eu fico com orgulho tremendo dele ser um marido. Então, para todos que tinham dúvidas, a pré-candidata sou eu, mas não tenham dúvida de que o Marquinho estará junto comigo todo o tempo. Não só durante a campanha, mas depois, durante a gestão do meu governo”, finalizou a pré-candidata.


Fim da greve

A situação da Educação em São Pedro da Aldeia continua dando pano para a manga. Nesta terça-feira (27), em assembleia, o Sindicato dos Profissionais de Educação da cidade optou por encerrar o movimento grevista, que começou no dia 19 de fevereiro. As atividades devem voltar ao normal nesta quinta-feira (29). De acordo com a categoria, esse movimento vai servir para uma reorganização com objetivo de fortalecer a luta e reivindicação de direitos. A Prefeitura conseguiu uma liminar na Justiça, determinando a interrupção da greve. No entanto, o coordenador-geral do Sepe Costa do Sol, professor Júnior, declarou, na tarde desta quarta-feira (28), ao Portal Fontecerta.com, que não recebeu nenhuma decisão judicial e que o encerramento da greve se deu por opção do próprio Sepe, antes mesmo de ser notificado. Logo, segundo o sindicato, não se trata singularmente de uma decisão da Justiça.


Cenário quente

A política em Armação dos Búzios está fervilhando com a chegada das eleições suplementares, em 28 de abril. Com o apoio do prefeito afastado, Alexandre Martins (REP), o atual presidente da Câmara, Josué Pereira (PRTB), se lançou como pré-candidato a prefeito no pleito. Nas redes sociais, Josué se disse surpreso com ter sido indicado por Alexandre, mas agradeceu pela oportunidade. Por outro lado, o prefeito interino, Rafael Aguiar (REP), confirmou, nesta quarta-feira (28), que também é pré-candidato para permanecer no cargo. No cenário político geral, Joãozinho Carrilho também já anunciou pretensão de concorrer, assim como Leandro do BOPE. Além disso, a esposa de Alexandre, Daniele Martins (REP), também sinalizou que há possibilidade de vir candidata também. Os dados estão rolando na península.


Vantoil, o republicano

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu Raquel Trevizan, secretaria-geral do Consórcio Lagos São João nesta quarta-feira (28). O objetivo foi ser informado da posse automática dele como presidente do consórcio, já que ele é o vice e o titular, Alexandre Martins (REP), foi afastado da Prefeitura de Búzios. No entanto, Vantoil informou que, enquanto houver recursos cabíveis para Alexandre, não vai assumir o consórcio. Sinal de boa fé. O procurador-geral de São Pedro da Aldeia, Peter Samerson, acompanhou o encontro.


‘O vice do coração de Marcelo’

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), esteve com lideranças do MDB nesta terça-feira (27) para formalizar o apoio da sigla à sua pré-candidatura à reeleição. Ao lado do deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e do presidente estadual da sigla e secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, Marcelo aparece em vídeo nas redes sociais ao lado de Diego Silveira, que se filiou ao MDB e foi apresentado como futuro vice-prefeito. O que a coluna Direto da Fonte apurou é que existe um desejo muito grande de Marcelo de ter Diego, cabista raiz de uma família tradicional, compondo chapa.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp