Se faltar, não apareça do nada…
Essa nota é inspirada no filme “Se beber não case”, uma clássica comédia besteirol norte-americana, pois só assim para entender as seguidas tomadas de decisões da secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia. E poderia parecer cômico se não fosse tão real o que vem acontecendo na Cultura da cidade. Sim, mais uma vez temos que destacar erros primários do poder público. Como se não bastasse não enviar nenhum representante para a reunião convocada pelos vereadores na última segunda e deixar todos no mínimo muito chateados, dois dias depois do episódio o secretário de Cultura Thiago Marques resolveu aparecer na Câmara sem aviso prévio – cercado de músicos apoiadores e funcionários da pasta.
Segundo os servidores da Câmara, ele queria ser atendido e conseguiu ser por três vereadores. Só pra lembrar, na reunião de segunda-feira, estavam presentes nove vereadores e o secretário perdeu a chance de explicar pra todos o que de fato está acontecendo na gestão, diante de tantas denúncias de irregularidades, como a própria dissolução do Conselho Municipal de Cultura.
Fato é que o clima só piora entre o Legislativo e o Executivo pelas polêmicas da Cultura e os vereadores que atenderam o secretário teriam saído da reunião bem chateados pelo fato do secretário achar que pode chegar do nada e ainda tentar impor uma dinâmica diferente da proposta pela Câmara. Há quem diga nos corredores da Câmara que os vereadores já vêm reclamando algum tempo sobre as posturas do governo Fábio do Pastel com relação ao Legislativo. Segundo fontes, os vereadores reclamam da falta de independência dos poderes…
Por isso, segue um conselho pro secretário: Se faltar, não apareça do nada, pode pegar mal, pode parecer soberba, pode piorar ainda mais o enredo do filme… Às vezes, o jogo político exige mais humildade.
Qual o roteiro da prefeitura?
Nós, editores do Direto da Fonte, também fomos perguntar a comunicação da prefeitura de São Pedro a “versão desse roteiro” contada pelos agentes públicos sobre os fatos da visita surpresa a Casa Legislativa. Aproveitamos para reforçar a perguntar de por qual motivo o secretário de Cultura e os agentes culturais não foram a reunião na segunda. Em resposta, a prefeitura informou que “Na visita, que não foi agendada (nota dos editores: nesta quarta-feira), o secretário de Cultura Thiago Marques, justificou sua ausência na reunião, que aconteceu na última segunda-feira (27), convocada pelo presidente da Câmara, Denilson Guimarães, em função de uma falha na comunicação.”
Nota dos editores 2: A secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia enviou um ofício à Câmara de vereadores na sexta-feira (24/03), assinada pelo secretário de Cultura e o Procurador Geral do Município, dizendo não reconhecer os membros da sociedade civil ali representados e solicitando o cancelamento da reunião.
Segue a nota da prefeitura de São Pedro na integra:
Na manhã desta quarta-feira (29/03), mais de 30 artistas dos vários segmentos artísticos visitaram os dez gabinetes dos vereadores de São Pedro da Aldeia. A visita, na Câmara Municipal, contou com a presença dos vereadores Cristianey de Souza (Chimbiu), Isaias Pinheiro Lima, Fernando de Souza Santos (Mistura) e José Victor Coutinho da Costa (Vitinho).
Na visita, que não foi agendada, o secretário de Cultura Thiago Marques, justificou sua ausência na reunião, que aconteceu na última segunda-feira (27/03), convocada pelo presidente da Câmara, Denilson Guimarães, em função de uma falha na comunicação.
O secretário se dirigiu aos vereadores com solicitação de agendamento de uma nova data.
Após duas horas de conversas entre os artistas e os vereadores presentes, foi acordado reforçar junto ao vereador Jean Pierre Borges, que preside a Comissão de Educação e Saúde Pública e o vereador Denilson, presidente da Câmara, a realização de uma nova reunião, considerando a possível necessidade de esclarecimentos sobre a apreciação do Projeto de Lei que trata da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia (Projeto de Lei 14/2023), conforme os autos do Processo Administrativo nº 12753/2022 que foi enviado como mensagem do Poder Executivo – Prefeito Fábio do Pastel.
O projeto de lei em discussão está disponível para acesso na íntegra no link: https://pmspa.aexecutivo.com.br/arquivos/2862/POLITICAS%20PUBLICAS__2023_0000001.pdf. Os trâmites da matéria também podem ser conferidos no site oficial da Câmara Municipal, no link: https://cmspa.rj.gov.br/materias/10350
O Sistema Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia é um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre os entes federados e a sociedade civil, que objetiva o fortalecimento das políticas culturais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, como nossa cidade de São Pedro da Aldeia.
Com a nova lei, sendo aprovada pelos vereadores, será institucionalizada e ampliada a participação social do setor cultural, com pleno exercício dos direitos culturais de todos que participam do Mapeamento Cultural de São Pedro da Aldeia, do Fórum Permanente de Política Cultural de São Pedro da Aldeia, de Coletivos, Grupos Organizados ou Movimentos Livres da cidade.
Na oportunidade, os artistas presentes manifestaram seu apoio ao projeto de lei em tramitação, levando em consideração a ampliação e a garantia de direitos para a classe artística.
Uma nova reunião, que foi endossada pelos participantes do encontro desta quarta na Câmara Municipal, será realizada com a proposta de esclarecer, junto aos vereadores e interessados da sociedade civil, aspectos específicos da peça em tramitação, para sua sequente discussão e votação.
No encontro, os vereadores enfatizaram o compromisso que cada um tem, como parlamentar, no amplo atendimento às demandas da sociedade civil.
Frente de esquerda de São Pedro traça metas para 2024
A recém-criada Frente de Esquerda de São Pedro da Aldeia (FESPA) promoveu nesta terça-feira (28), uma reunião aberta à população para apresentar suas ideias e propostas de participação política na cidade.
Unindo militantes de partidos como PSOL, PDT, PT, PV, PC do B, UP, REDE e cidadãs e cidadãos aldeenses na Câmara Municipal, a FESPA abriu inscrições para formação de Grupos de Trabalho (GTs) com objetivo de criar uma plataforma legislativa e um programa de governo comum, visando a participação nas eleições de 2024.
Zé Bonifácio participa da Conferência de Saúde
A agenda de hoje de José Bonifácio foi em Tamoios, no Parque do Mico Leão Dourado, onde acontece a 9ª Conferência de Saúde do Município. Ele participou de várias rodas de conversas, ouviu palestras e disse que tudo isso gira em torno da evolução da Saúde do município.
“O dia foi para acompanhar as rodas de conversa sobre a saúde do nosso município. É importante ouvir a todos, desenvolver as melhores práticas para a gestão e trazer resultados que impactem a vida do morador da nossa cidade. Teremos bons relatórios após a conferência.” Disse o prefeito ao telefone na saída do parque do Mico Leão Dourado no final do dia.
Vanderson Bento ouvindo a população
O secretário de Obras publicou um vídeo na rede social onde mostra a rotina diária que tem cumprido desde que assumiu a pasta, vistoriando as obras e conversando com a população. Segundo o boletim emitido pela secretaria de Obras, já foram mais de 600 toneladas de asfalto em diversas obras da cidade em bairros centrais e da periferia. Vanderson Bento virou meio que uma unanimidade no governo: o jovem vereador licenciado tem se mostrado muito atuante e tem disposição pra trabalho. O próprio prefeito não perde a oportunidade de elogiá-lo quando perguntado sobre o filho de Silas Bento.
Davi Souza com Martha Rocha
O vereador Davi Souza esteve no Rio de Janeiro em encontro com a deputada Martha Rocha, presidente do PDT do Rio de Janeiro, para tratar de assuntos referentes ao fortalecimento do partido na Região dos Lagos. Na visita ao Rio, ele também esteve com o presidente do Detran, Adolfo Konger, e na Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar com o vice-secretário, Felipe Peixoto – onde a pauta foi “o péssimo serviço prestado pela Enel”, disse o vereador.
Iguaba se livra de fios inativos
Começou a grande operação para remoção de fios inativos espalhados pela cidade de Iguaba Grande. Aquele emaranhado que enfeia qualquer cidade. Vantoil Martins e Fabio Costa circularam pela cidade para acompanhar de perto a mega operação, que contou com várias empresas responsáveis pelos fios de internet, telefonia, etc. Além de melhorar o aspecto visual da cidade, a retirada desses fios também representa mais segurança pra população. A dupla dinâmica conferiu de perto as melhorias da ação já nas primeiras horas. Parabéns, todas as cidades podiam fazer o mesmo.