“Acredito que o prefeito não precise de líder de Governo”, diz vereador de São Pedro da Aldeia ao deixar cargo
A Praça do Canhão segue sendo cenário das discussões políticas das mais efervescidas na Região dos Lagos, principalmente, pelo agito que São Pedro da Aldeia tem proporcionado. Nesta terça-feira (28), o assunto do dia foi a decisão do vereador Jean Pierre (PODE) de deixar a liderança do Governo de Fábio do Pastel (PL) na Câmara. À coluna, o parlamentar declarou: “acredito que o prefeito não precise de líder de governo. Pelo menos, ele não parece fazer muita questão”. Segundo Jean, as questões do governo são todas resolvidas direto com os demais vereadores e com o presidente. “Foi por falta de comunicação, somente”, afirmou. O vereador argumentou que Fábio está com uma boa aceitação na rua e seria “ridículo” da sua parte se ele entregasse o cargo no momento em que o prefeito ainda estava construindo o mandato, onde as coisas eram bastante difíceis. “Agora, está tudo ok”, disse o vereador, que concluiu: “o prefeito e qualquer pessoa que for pode, e sempre poderá, contar comigo para o que for certo e legal”. Para bom entendedor, meia palavra basta. Já na praça do Canhão, o comentário é que “tem caroço nesse angu”.
Guerra de versões
Na última edição da coluna Direto da Fonte, na segunda-feira (27), publicamos que a queda na arrecadação da Prefeitura teria feito com que a Prefeitura atrasasse o pagamento de alguns fornecedores. A redação recebeu a informação de que isso teria motivado uma reunião do prefeito, Fábio do Pastel, com esses empresários nesta terça-feira (28). Por WhatsApp, a Comunicação da Prefeitura negou a informação e disse que a reunião não aconteceu. No entanto, interlocutores ligados ao governo afirmam que ocorreu, sim, o encontro e até criticaram a condução por parte do setor de Comunicação do município. A coluna voltou a questionar se a Prefeitura mantém a informação de que a reunião não aconteceu, se o município reconhece o atraso no pagamento de alguns fornecedores e pediu um posicionamento com relação à queda na arrecadação dos royalties e o impacto disso no caixa da administração. A comunicação voltou a afirmar que não houve essa reunião com o prefeito. Pelo visto, não é só com o líder de Governo que a comunicação da gestão aldeense está truncada.
Isaias recorre e continua no cargo
A Justiça Eleitoral rejeitou um recurso de embargos de declaração do vereador de São Pedro da Aldeia Isaías do Escolar (SDD) contra a decisão de cassação do mandato dele por fraude à cota de gênero. A decisão da juíza eleitoral Anna Karina Francisconi foi divulgada na tarde desta terça-feira (28). Ao Portal Fontecerta.com, na manhã desta quarta (29), Isaías afirmou que sua defesa já protocolou novo recurso, na segunda (27), na sede do Tribunal Regional Eleitoral, no Rio de Janeiro, e que vai esperar a decisão no cargo. Segundo o vereador, a difusão dessa informação trata-se de uma estratégia do governo de Fábio do Pastel (PL) para “tentar descredibilizar o seu trabalho”. No entanto, o parlamentar afirma que isso “só traz mais gás” para ele. No começo do mês, a juíza eleitoral Anna Karina Guimarães Francisconi também cassou o mandato do vereador José Victor Coutinho da Costa, o Vitinho de Zé Maia (PL). O motivo do processo também foram denúncias envolvendo fraude em cota de gênero nas eleições de 2020. Ambos recorrem no cargo.
Na expectativa pelo Centro Cultural
Em Arraial do Cabo, as expectativas para a reinauguração do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo são das maiores. Nesta quarta-feira (29), o prefeito Marcelo Magno (PL) lembrou que os moradores da cidade, “principalmente os cabistas”, têm uma memória afetiva muito grande com o local. “Crescemos ali tendo acesso a biblioteca, ao museu, a nossa história e cultura. Agora, com reforma e readequação do espaço, as crianças e jovens e os alunos da rede municipal de ensino também terão acesso a toda essa experiência e imersão cultural”, afirmou. De acordo com Marcelo, a Prefeitura encontrou o prédio com estrutura precária e a obra paralisada por anos. “Com a reforma e readequação do imóvel, a população ganha um Centro Educacional e Cultural 100% acessível, com sala de exposição Amena Mayall, o Museu Castorina Rodrigues Martins, a biblioteca Victorino Carriço e o Anfiteatro Miguel Barreto, além de salas dedicadas ao artesanato com os fazedores de cultura, música, arte de palco, teatro e dança”, pontuou, lembrando que essas salas fazem menção a grandes nomes da cultura e educação cabista. “O prédio também terá uma área dedicada a formação continuada dos profissionais da educação e oficinas pedagógicas, permitindo a realização de capacitação e novos conhecimentos”, finalizou.
Tem mais vindo por aí
Aproveitando o ensejo da inauguração, o prefeito Marcelo Magno contou à coluna que tem mais entrega prevista ainda para 2023. Na próxima quinta-feira (7), às 18h, a Prefeitura entrega a nova sede do Corpo de Bombeiros, próximo ao Pórtico. Além disso, na segunda quinzena de dezembro, haverá a inauguração da Praça Fábio de Souza, em Monte Alto, que está sendo totalmente revitalizada, com novo parquinho e quadra, banheiros, área de lazer e entretenimento com mesas de jogos. “Tudo com 100% acessibilidade”, acrscentou o prefeito.
A celeuma das contas de 2018
Os vereadores da Câmara de Cabo Frio derrubaram o parecer do TCE-RJ e aprovaram, nesta terça-feira (28), as contas referentes ao ano de 2019 da Prefeitura, sob a gestão de Dr. Adriano. Com as de 2019 aprovadas, as expectativas se direcionam, agora, para a prestação de contas do Poder Executivo do exercício de 2018. Naquele ano, a Prefeitura esteve sob o comando de Marquinho Mendes, Aquiles Barreto e Dr. Adriano. O Tribunal de Contas deu um parecer prévio contrário às contas de Marquinho (1º de janeiro a 9 de maio); favorável às contas de Aquiles (10 de maio a 16 de julho); e favorável às de Dr. Adriano (17 de julho a 31 de dezembro). O presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Câmara, Josias da Swell (PL), declarou à coluna que ainda não recebeu todas as defesas sobre as contas para fechar o relatório sobre o assunto. Apenas Aquiles enviou o material. Com isso, vai sendo adiada a votação da matéria, que é importante para 2024, afinal, Marquinho poderia enfrentar um problema daqueles com inelegibilidade em caso de reprovação pela Câmara. Nesse contexto, entram na equação uma pressão tremenda e negociações contínuas por parte dos interessados em que o ex-prefeito não seja candidato no ano que vem. Para players como Dr. Serginho (PL), por exemplo, é pouco interessante a viabilidade eleitoral de Marquinho. O que será que vem por aí?
Marquinho no MDB
Enquanto isso, Marquinho Mendes, que está filiado ao PSD, está a todo vapor divulgando em suas redes sociais um convite para um ato de filiação dele ao MDB. É o retorno dele ao partido após pouco mais de um ano. O evento será na sexta-feira (1º), na Associação Atlética Cabofriense. O ex-prefeito já tinha dito que era pré-candidato a retomar a vaga mais cobiçada do prédio na Praça Tiradentes pela sigla. Acontece que, na sexta-feira (24), o presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani, esteve na Câmara de Cabo Frio e anunciou que o partido iria caminhar com o chefe do Legislativo, Miguel Alencar (UNIÃO), na corrida pela Prefeitura. Será que tem lideranças da cúpula do MDB trilhando caminhos diferentes sem se conversar ou tem algo maior vindo por aí que ainda não foi divulgado? A turma aos pés do Morro da Guia está se questionando.
Projeto novo da Comsercaf na área
Enquanto isso, a Comsercaf lançou, nesta quarta-feira (29), o projeto Amigos do Meio Ambiente para a confecção de 3 milhões de sacolinhas. A autarquia está buscando parceria com empresários que terão suas logos expostas nos produtos. O MPF se reuniu com a Comsercaf para cobrar atitudes com relação ao despejo de lixo nas praias e esse já é um passo para melhorar a questão da sujeira no ambiente. A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), não compareceu ao evento por estar em Brasília cumprindo agenda.
Ai, que delícia o verão… Que venham os refrescos
Ainda em Cabo Frio, o vereador Átila da Ótica (Avante) deu entrada em um Projeto de Lei que autorizado o uso de bermudões, calças, bermudas e similares, na altura do joelho, bem como a utilização de sandálias para os servidores municipais, motoristas de táxis, de ônibus, de vans credenciadas e visitantes durante todo o ano no município de Cabo Frio. Segundo a justificativa da matéria, que está tramitando na Câmara, o município tem o calor presente em diversos momentos, principalmente, no verão. “Com a permissão do uso de roupas mais leves e confortáveis, os servidores públicos poderão se concentrar melhor em suas atividades e assim enfrentar de maneira mais branda as interferências causadas pelo desconforto térmico. Isso pode resultar em maior produtividade e eficiência no cumprimento das obrigações públicas”, alegou o vereador.
Visita ao Rio
Uma comitiva de Iguaba Grande esteve no Rio nesta quarta-feira (29) para uma reunião com o secretário Especial de Ação Comunitária do município, o deputado federal licenciado Chiquinho Brazão. Estiveram por lá os secretários iguabenses de Planejamento, Eron Bezerra, e de Turismo, Marcelo Durão, além do subsecretário de Governo de Iguaba, Luiz Fernando. Na visita, o grupo conheceu a estrutura da secretaria e algumas ações que são implementadas nas comunidades do Rio, para que a Prefeitura de Iguaba possa implantar na área de lazer da secretaria de Turismo nas regiões mais necessitadas. À coluna, Eron Bezerra acrescentou que o encontro também teve conversas em respeito de política, como o cenário da região e como ele está vendo o Rio de Janeiro. “É um deputado que tem ajudado muito, tem uma parceria muito grande para a gente e foi muito bom estar aqui com ele”, afirmou Eron.
Representantes da Região dos Lagos em Búzios
A cidade de Búzios recebe, na sexta-feira (1º), o Fórum do programa LIDER Lagos. O evento será no Hotel Atlântico Búzios, das 9h às 13h. O intuito é apresentar ao público o planejamento elaborado por 10 municípios da região em prol do desenvolvimento socioeconômico local. O evento contará com a participação de Búzios, Araruama, Saquarema, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Silva Jardim. O Programa LIDER é uma metodologia do SEBRAE no Projeto Territórios Empreendedores, visando promover o desenvolvimento sustentável nos territórios selecionados onde o órgão atua. A Região dos Lagos foi uma das contempladas no cenário nacional. O Fórum será o momento de apresentar as principais estratégias, ações e iniciativas elaboradas prioritariamente em torno de 4 eixos: Gestão Pública, Infraestrutura, Turismo e Eixo Educação.
TSE apresenta novo sistema de filiações
O novo Sistema de Filiação Partidária (Filia), apresentado pelo TSE a representantes de partidos políticos e de tribunais regionais eleitorais, terá atualização diária. A mostra foi realizada durante evento, nesta terça-feira (28), na sede da Corte, em Brasília. O objetivo do encontro foi promover diálogo entre a Justiça Eleitoral e as legendas, que puderam propor contribuições e tirar dúvidas. A nova versão, que deve estar disponível nos próximos dias, visa adequar o Filia às alterações promovidas pela Lei nº 13.877/2019 e pela Resolução TSE nº 23.668/2021, contemplando melhorias, como substituição da sistemática de processamento das filiações, que passará a ser automática e diária, em substituição ao modelo bianual (abril e outubro); aperfeiçoamento da integração com o cadastro eleitoral, a fim de buscar informação sobre a suspensão e o restabelecimentos de direitos políticos; e ferramenta para intimar o presidente nacional do partido, no caso de mudança de legenda de filiado eleito.