Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta quarta-feira (31/01)

Magdala Furtado acompanha mutirão da Comsercaf em Tamoios, enquanto aguarda futuro político; cadê a programação do Carnaval de São Pedro da Aldeia?; Vantoil comemora salário na conta do funcionalismo; nova praça em Arraial do Cabo recebe folia logo depois de ser inaugurada

Magdala nas ruas

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (sem partido), segue sua rotina normal nesta semana. Após dias agitados, com o imbróglio do Carnaval e a saída dela do PL, as coisas pareciam mais tranquilas nesta quarta-feira (31), quando a chefe do Executivo acompanhou um mutirão da Comsercaf em Tamoios. “Sempre intensificando o nosso trabalho para oferecer o melhor para nossa cidade querida”, escreveu a prefeita sobre o encontro. No dia anterior, Magdala fez mais uma reunião política, recebendo o ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB). A turma mais atenta tem percebido uma articulação de Furtado mais à esquerda do que em outros tempos. Com isso, fica cada vez mais latente a pergunta de qual será o destino político-partidário da prefeita. Clima de dúvida nos arredores da Praça Tiradentes.


Câmaras de volta

As atividades legislativas oficiais tendem a ser retomadas em todo o país nesta quinta-feira (1º). Mas não é regra. Em Arraial do Cabo, por exemplo, os trabalhos só voltam dia 20 de fevereiro, conforme disse o presidente da Câmara, Pedro Caju (UNIÃO), à coluna. Já em Cabo Frio, a sessão desta quinta não terá pauta. Será feita apenas a abertura do período legislativo, como é de praxe. Sob o comando do presidente da Casa, Miguel Alencar (UNIÃO), o momento solene deve ter apenas discursos de vereadores falando sobre o ano de 2024. Nos anos anteriores, o ex-prefeito José Bonifácio (1945 – 2023) compareceu a sessões congêneres. Porém, na batalha que é travada, desde o fim do ano passado, entre Miguel Alencar e Magdala, fica a dúvida se a prefeita comparecerá.


Cadê o Carnaval da Aldeia?

Com fevereiro batendo na porta, continua o questionamento do que será do Carnaval de São Pedro da Aldeia. Não é nem que a festa tenha riscos de não acontecer, mas faltando menos de duas semanas para o feriado, a Prefeitura não deu qualquer sinal de programação para a folia. Em posicionamentos oficiais que o Portal Fontecerta.com requer, o município se limita a dizer que “divulgará, em breve, a programação por seus canais oficias”. No entanto, não faz questão de publicar logo o que haverá na cidade para que munícipes, turistas e comerciantes possam se preparar devidamente. Uma pena. Mesmo com toda polêmica entre blocos e Prefeitura, Cabo Frio teve acordo e já está com a programação no ar. Mas, em São Pedro, mesmo com alinhamento entre município e Liga de Blocos, sobra mistério quanto à folia de Rei Momo.


Cafezinho com Ediel

O pré-candidato a vereador de São Pedro da Aldeia, Ediel Teles, continua recebendo lideranças políticas para um cafezinho com política. Nessa semana os convidados são os ex-vereador da cidade Sodré e o, também, pré-candidato a uma vaga na câmara Jackson.


No mês trabalhado, como de costume

Mais um mês se encerra nesta quarta-feira (31) com o servidor público iguabense tranquilo, tendo já seu salário na conta. O prefeito, Vantoil Martins (CID), compartilhou com a coluna que já efetuou o pagamento do funcionalismo. Marca registrada da administração de Martins, da Prefeitura de Iguaba Grande, todos os servidores recebem no mês trabalhado. Compromisso que o chefe do Executivo assumiu e faz questão de honrar.


vistoria na fabricação da locomotiva

Ainda em Iguaba, o vereador licenciado e atual secretário de Turismo, Marcelo Durão esteve vistoriando a fabricação da maria fumaça, que ficará exposta na Praça da Estação, no centro da cidade, na cidade do Rio de Janeiro. O diretor de Engenharia e Infraestrutura da Prefeitura de Iguaba, Franklin Chaves também esteve acompanhando os trabalhos para conferir se tudo estava sendo feito de acordo com o projeto da réplica em tamanho real. O secretário de Planejamento de Iguaba, Eron bezerra, também acompanhou a vistoria.


Folia na Victorino Carriço

A Praça Victorino Carriço, que o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), entrega nesta quinta-feira (1º) mal será inaugurada e já vai receber uma folia daquelas. Após oito anos sem utilização, desde quando ainda era a Praça do Sindicato, o local vai receber o Baile de Carnaval da Melhor Idade nos dias 11 e 13 de fevereiro. Ambos, a partir das 18h. Aliás, Marcelo vistoriou a praça, que foi inteiramente revitalizada, nesta terça-feira (30). Ao lado do presidente da Câmara, Pedro Caju (UNIÃO), e de Dudu da Saúde, Marcelo esteve no espaço, onde houve a instalação de um palco, parquinho, quiosques, estacionamento, banheiros públicos e uma arquibancada. A ideia é proporcionar “infraestrutura completa para o pleno aproveitamento do local” com o objetivo de “melhorar a qualidade de vida tanto dos moradores quanto dos visitantes”.


Foto: Rogério Santana/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Prevenção a desastres

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), se reuniu, nesta quarta-feira (31), com o ministro das Cidades, Jader Filho. O objetivo foi agilizar a ajuda federal aos municípios fluminenses atingidos pelas chuvas e discutir obras para prevenir enchentes. Castro tratou com o titular da pasta sobre os projetos inscritos pelo Governo do Estado no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltados à prevenção a desastres naturais. O governo estadual cadastrou 213 projetos no Novo PAC. Desse total, 84 ações são para prevenção a desastres naturais, somando R$ 6,9 bilhões para essas intervenções. O cadastro junto ao programa federal foi realizado no final de novembro de 2023. “Estamos investindo mais de R$ 4 bilhões em obras para prevenção a desastres, como intervenções de macrodrenagem, contenção de encostas e limpezas de rios. Já passamos da primeira fase, que é a aprovação e, agora, é ajustar os complementos, para que possamos tomar as decisões baseadas em análises técnicas”, declarou Castro.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp