fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (01º/04)

Vereadores votam parcelamento de dívida do governo de Fábio do Pastel; Vantoil Martins entrega nova praça; Arraial na expectativa pela inauguração da Casa do Autista; Dr. Serginho fechado com Rafael Aguiar; Prefeitura de Cabo Frio assina protocolo de intenções com Governo do Estado; janela partidária promove rebuliço na Câmara de Araruama

Parcelamento da discórdia

Os vereadores de São Pedro da Aldeia votam, em segundo turno, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei polêmico que faz alterações no parcelamento da dívida que o município tem com o Regime Próprio de Previdência (RPS), que é administrado pelo Previspa. A história tem dado muito pano para a manga na cidade. O município está parcelando um montante de cinco competências – e décimo terceiro – em até 60 meses. Que situação, hein? Imagina se outra pessoa assume a Prefeitura no ano que vem e já chega com um presentão – de grego – desses.


O meme pronto

Em São Pedro da Aldeia, o primeiro de abril foi marcado por memes lembrando as promessas não cumpridas pelo prefeito Fábio do Pastel. Vários memes circularam nos grupos de WhatsApp, mas o destaque foi para as doações de salário para instituições de caridade durante os dois primeiros anos de governo que não foram cumpridas. O prefeito fez a doação apenas nos primeiros três meses de gestão e depois deixou o assunto de lado. Embora os aliados de Fábio possam esquecer o assunto, na internet, o meme é eterno.


Nova praça para a população

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) enfim inaugurou a Praça Thereza Lessa de Magalhães Duarte e o Coreto Nestor Vicente, no bairro Iguaba Pequena. A cerimônia precisou ser adiada na semana passada por conta do mau tempo, mas acabou se concretizando no começo da noite desta segunda-feira (1º). De acordo com a Prefeitura, o novo espaço, ao lado do CRAS III, tem objetivo de proporcionar bem-estar e oferecer espaços de lazer para a população. Diversas autoridades municipais, como o chefe de Gabinete Fabinho Costa, e o vereador licenciado Balliester Werneck (CID) participaram do evento.


Expansão de creche

Mas não para por ai. Vantoil, ao lado do secretário de Educação, Jales Lins, e do vereador Pastor Mauro (PL), visitou a Creche Therezinha Pedrosa para contar novidades aos moradores do local nesta segunda. A unidade que, atualmente, atende cerca de 100 crianças, ganhará um anexo. Dessa forma, vai aumentar a capacidade de alunos. Segundo o secretário de Educação, o terreno ao lado já foi desapropriado e a equipe de engenheiros está elaborando o projeto de construção. A previsão é de que a obra comece no segundo semestre de 2024.


Na expectativa da inauguração

E por falar em inauguração, em Arraial do Cabo, a Prefeitura entrega, nesta terça-feira (2), a Casa do Autista. O novo dispositivo tem a premissa de reunir diversas especialidades em prol do tratamento de pessoas que estão no espectro do autismo com idades entre 2 e 17 anos. A ideia é oferecer tratamento multidisciplinar com psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, enfim. O objetivo é amplificar a oferta de serviços e melhorar o atendimento e qualidade de vida por consequência. O secretário de Saúde do município, Jorge Diniz, comentou sobre a inauguração em entrevista ao Portal Fontecerta.com nesta segunda-feira (1º).


Fechado com Rafael

O prefeito interino de Búzios, Rafael Aguiar (PL), recebeu, nesta segunda-feira (1º), o apoio formal do deputado estadual Dr. Serginho (PL). O parlamentar esteve na sede do Executivo buziano para anunciar que o governador do Estado, Cláudio Castro (PL), concedeu a ampliação do programa Segurança Presente para Búzios e Cabo Frio. O delegado da 127ª DP, Sérgio Santana, e o Comandante da 5ª CIA do 25º BPM, Victor Madureira, também participaram do encontro. Em nota, Rafael afirmou: “quando há diálogo, trabalhamos todos juntos e o resultado é para a população. Obrigado ao deputado e ao governador, Cláudio Castro, pelo apoio e reforço”.


Protocolo de intenções

Aliás, ainda sobre o Governo do Estado, a Prefeitura de Cabo Frio assinou, nesta segunda-feira (1º), um protocolo de intenções com o Executivo estadual. A secretária de Governo, Thaís Rodrigues, representou a prefeita Magdala Furtado (PV) no encontro. O documento visa integrar as características típicas do município de modo a contribuir para a formulação de políticas públicas econômicas e estratégias de desenvolvimento. A secretária de Turismo, Paolla Martins também esteve na reunião. O termo de cooperação entre órgãos foi celebrado no Palácio da Guanabara, juntamente com as outras dez cidades da Baixada Litorânea. Trata-se de uma prévia para possível parceria futuramente. O evento foi organizado pela secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, que está com projetos de potencializar a economia azul no estado. O protocolo envolve ainda as pastas estaduais do Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, de Esporte e Lazer, e de Turismo do Rio. Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio Das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim são signatárias do protocolo.


Mudança de partido I

Conforme vai chegando ao fim a janela partidária, que se fecha nesta sexta-feira (5), diversos políticos da Região dos Lagos já estão de casa nova. O objetivo é disputar as eleições municipais de outubro. Pela legislação, o político deve estar filiado no partido em que concorrerá até seis meses antes do pleito. Entre diversas alterações de partidos estão, por exemplo, o vereador de Cabo Frio, Roberto Jesus. Eleito pelo MDB, ele agora é um quadro do PRTB. Conforme a coluna apurou, o objetivo da movimentação era garantir que o parlamentar tivesse mais voz ativa dentro do partido que ingressasse. Caso fosse para alguma sigla da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), a voz dele acabaria quase que diluída entre forças, não só dentro do próprio partido, mas das outras siglas. É do jogo…


Mudança de partido II

Por falar em troca partidária, o pré-candidato à prefeito de Cabo Frio, Rafael Peçanha, após negar a ida para a Rede Sustentabilidade, anunciou filiação ao partido nesta sexta-feira (5). O evento deve contar com a presença de diversos políticos integrantes da Federação PSOL-Rede. Entre eles, o deputado estadual Flávio Serafini (PSOL), a vereadora de Macaé Iza Vicente (REDE) e a ex-senadora Heloísa Helena (REDE). Rafael Peçanha era pré-candidato à prefeito pelo PT. No entanto, viu o partido escapar de suas mãos quando a prefeita Magdala Furtado se filiou ao PV, levando, portanto, consigo a federação que o Partido dos Trabalhadores faz parte até 2026.


Da esquerda para direita, Lívia de Chiquinho, Nelsinho do Som e Daniela de Lívia

Mudança de partido III

Falando sobre a questão político-partidária, mas em Araruama, diversas foram as alterações de siglas, especialmente, entre os vereadores de mandato. Por conta muito do frenesi causado pela coligação que se forma em torno da vereadora e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL), o grupo político da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) passou por movimentações interessantes com a chegada de novos partidos e consequente ingresso de filiados. Por exemplo, o ex-vereador Sargento Raimundo deixou o PT para entrar no MDB. O movimento é similar ao do ex-presidente da Câmara Júlio César Coutinho, eleito pelo extinto PSC, que também ingressou no MDB, que é comandado pelo ex-prefeito Chiquinho da Educação. Os vereadores Thiago Pinheiro (ex-PL), Magno Dheco (ex-PP) e Roberta Barreto (extinto DEM) são outros que passaram a ingressar os quadros emedebistas, assim como a pré-candidata a prefeita Daniela de Lívia. Por sua vez, o Republicanos, de Lívia, passa a contar com Amigo Walmir (ex-PP), Diego de Ciraldo (ex-Cidadania) e o atual presidente da Câmara, Nelsinho do Som (extinto PSC). Enquanto isso, o vereador Rodolfo Buda (extinto PSC) deve constar na nominata do recém-criado PRD. Vamos ver como os outros políticos da cidade vão se comportar até o fechamento da janela.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp