Polêmica: Eleição do Conselho Tutelar marca o domingo no país
As eleições para eleger novos e reeleger conselheiros tutelares marcaram o 1º de outubro no país. Um ano após o primeiro turno da eleição presidencial mais disputada do país, as eleições dos novos representantes dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Brasil foram a primeira volta às urnas dos brasileiros. E se engana quem pensa que a disputa direta entre as correntes de esquerda e extrema-direita das eleições passadas nada têm em comum com a que pode parecer inofensiva eleição de conselheiros tutelares. O fio é grande, mas vamos tentar resumir.
Prévia de eleição de vereadores?
Os Conselheiros Tutelares exercem um papel primordial neste país deste o Estatuto da Criança e Adolescente. Eles trabalham diariamente em suas áreas sociais e são importantes fiscalizadores do que o estatuto assegura a crianças e adolescentes. Em contato direto com a população, são agentes políticos, em tese apartidários. Mas a realidade é outra em muitos casos. A eleição é vista como uma prévia da eleição de vereadores, já que muitos conselheiros se tornam também cabos eleitorais de forças políticas. É real. Por isso, diversos políticos agem nos bastidores da eleição de conselheiros tutelares, pois podem ter muitas vantagens no futuro. Por isso, tanta polêmica envolvida na eleição de domingo…
Ministério dos Direitos Humanos pede investigação contra eleições indiretas
O ministro de Direitos Humanos, Silvio de Almeida, se manifestou hoje à respeito das eleições dos conselheiros tutelares em três cidades, que teriam realizado eleição indireta. São elas: Uberlândia (MG), Rio Largo (AL) e Santana do Ipanema (AL). O pedido é para que as escolhas sejam questionadas. Silvio de Almeida acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério Público contra as eleições nestas cidades.
MP pede investigação sobre abuso religioso nas eleições
A polêmica quanto as eleições dos conselheiros tutelares também alcançaram outras esferas. O Ministério Público solicitou ao “Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que informe, em até 24 horas, quais medidas foram adotadas para prevenção de abuso do poder religioso e garantia de lisura nas eleições para conselheiros tutelares.” (fonte: EBC). Há denúncias em todo o país da interferência de igrejas no processo que deveria respeitar o Estado Laico.
Por isso, tanta polêmica e problemas um ano após a disputa mais acirrada nas eleições majoritárias deste país são tão relevantes no cenário que antecede as eleições municipais.
Redes sociais mostram disputa
Não à toa, você já deve ter visto tantos políticos e religiosos pedindo votos para conselheiros tutelares e, até, festejando a vitória de seus indicados nesta segunda.
São Pedro registra polêmica na eleição (só pra variar?)
Mas as polêmicas não ficam apenas em cidades distantes da Região dos Lagos. Em São Pedro, a segunda-feira foi em clima de muito debate nos grupos de WhatsApp e, claro, como não poderia faltar, na Praça do Canhão. Tudo devido às inúmeras denúncias de possíveis erros no pleito eleitoral do município.
Segundo denúncias recebidas pelo Direto da Fonte a estrutura das zonas eleitorais foram insuficientes. Eleitores que decidiram votar na parte da manhã reclamaram de ficar muito tempo na chuva aguardando para exercerem seu direito. Somente na parte da tarde que tendas foram providenciadas, disse uma fonte. Um erro ainda mais preocupante foi a suposta violação de urnas do colégio eleitoral do bairro Rua do Fogo, um dos maiores colégios eleitorais da cidade. As duas urnas disponíveis no bairro tiveram os votos anulados, após o promotor constatar violações no lacre de proteção e cédulas depositadas sem assinatura do fiscal.
Violações podem ter impactado as eleições
Após a anulação dos votos desse colégio eleitoral, muito se falou sobre o impacto que teria em cima de todo o processo. Para alguns dos candidatos a uma vaga de conselheiro tutelar, foram deixados de contabilizar mais de 100 votos, mudando todo resultado geral. Há que se acompanhar todo o pós processo, afinal, foram eleitos neste domingo no Brasil, mais de 30,5 mil conselheiros.
O que diz a prefeitura
Entramos em contato com a prefeitura, que informou em nota que a responsabilidade dos possíveis erros na eleição é do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Segue a nota:
“A Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece que, embora a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos tenha prestado todo o apoio necessário à realização do processo de escolha dos conselheiros tutelares, toda a organização do processo é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Pedro da Aldeia. Orientamos que a demanda seja apurada diretamente com o órgão, que, atualmente, é presidido por Maria de Fátima Prado Fonteles”.
Aguardamos nota do Conselho de São Pedro
Enviamos então, um pedido de explicações ao Conselho e até o fechamento desta coluna não recebemos resposta. Assim que chegar, publicaremos.
Eleitores de Cabo Frio vão as urnas
A apuração das urnas das Eleições dos Conselhos Tutelares do primeiro e segundo distritos de Cabo Frio terminou por volta das 22h15, deste domingo (1º). A contagem dos votos foi na Escola Municipal Professor Edilson Duarte. Com números expressivos de eleitores este ano, o município foi considerado como um marco pela organização. Ao todo, 6.706 eleitores foram aos nove pontos de votação espalhados pela cidade.
Enchentes em Iguaba nunca mais
O prefeito Vantoil Martins, acompanhado do Chefe de Gabinete Fabio Costa e do secretário de Obras Alexandre Freitag fez um tour pelo centro de Iguaba para explicar a população sobre o andamento de obras de macrodrenagem que chegam ao ponto central de mais movimento da cidade.
Segundo explicação do prefeito, durante, aproximadamente, uma semana, a rua Dr. João Vasconcelos e a Avenida Paulino Pinto Pinheiro, na lateral do Esporte Clube Palmeiras, ficarão interditadas para que as equipes possam fazer a instalação de galerias da macrodrenagem.
“Temos certeza que essa obra contribuirá muito para os moradores e para o comercio, pois será uma solução definitiva dos alagamentos do centro de nossa cidade. Pedimos a compreensão de comerciantes e moradores, pelos transtornos durante a execução dessa importante obra.” Disse Vantoil.
Outubro Rosa tem ação em Tamoios
A prefeita Magdala Furtado fez questão de vestir um blazer rosa e participar da ação do Outubro Rosa em Tamoios. “A prevenção e o diagnóstico precoce, do câncer de mama, salva vidas”, postou a prefeita.
Estão disponíveis para as mulheres de Tamoios os exames de mamografia, papanicolau, transvaginal, ultrassonografia, densitometria e oftalmologia. A carreta está em frente ao Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD) e os exames podem ser feitos até o dia 13 deste mês.
PT crava nome de Rafael Peçanha
Em plenária realizada neste sábado, o PT cravou o nome do professor Rafael Peçanha como pré-candidato à prefeitura de Cabo Frio em 2024. O presidente estadual da sigla, João Maurício, esteve presente, assim como outros políticos de partidos que prometem formar uma frente esquerda única na cidade para as próximas eleições municipais.
Marcelo Magno celebra Dia Nacional do Idoso
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, celebrou o Dia Nacional do Idoso, nesta segunda, com um café da manhã para idosos cabistas no Círculo Operário. O convite foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Além do café, a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe para fazer aferição de pressão, glicose, agendamento de consultas e exames, incluindo o de mamografia, para os idosos assistidos pelo Programa Melhor Idade.