Zé diz que Vanderson não pediu exoneração
Um burburinho movimentou grupos de whatsapp no fim desta segunda-feira, o afastamento do secretário de Obras do cargo e a volta de Vanderson Bento à Câmara Municipal de Cabo Frio, de onde se ausentou em novembro. Em conversa com o prefeito no início desta noite, ele negou que o secretário tenha pedido exoneração e disse que não sabia de nada sobre este assunto. José Bonifácio reafirmou que está muito satisfeito com a gestão de Vanderson à frente da secretaria de Obras.
“Não estou sabendo de nada não, Wanderson ainda não conversou comigo e não gostaria que ele saísse, por mim ele continua. Mas claro, se ele falar que quer sair, vou atender, mas até o momento ele não falou nada comigo. Então continua sendo boato até que ele venha conversar comigo”, declarou o prefeito.
Por falar em boato, outro que saiu hoje é que Vanderson estaria se afastando da secretaria porque queria a vaga de volta na Câmara, já que os acordos políticos feitos com o suplente Silvio Blau Blau não estariam sendo cumpridos… Será esse o motivo?

Vanderson não atendeu a ligação
Fizemos contato com o secretário, mas ele não atendeu e tampouco retornou as nossas ligações. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história.

Moeda Itajuru
Zé está animado para receber a comitiva de pesquisadores do Rio de Janeiro e Suécia para conhecer a Moeda Social Itajuru – o maior programa social do governo José Bonifácio , lançada em 2021. Participam da delegação Eduardo Diniz e Leonardo Oliveira, professor e pesquisador, respectivamente, do Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Cemif); Luiz Arthur S. Faria, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da FGV/Cemif; Anderson Oriente, professor e pesquisador do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Ester Barinaga Martin, Juan Ocampo Pava e Elvira B. Pinheiro, professores e pesquisadores da Lund University. O encontro começa às 10h desta terça-feira.

Desde o início, quase R$4 milhões
A Moeda Social Itajuru atende 2.500 famílias no Manoel Correa, Monte Alegre, Boca do Mato, Porto do Carro, Vila do Ar, Maria Joaquina, em Tamoios, Tangará, Emaús, Parque Eldorado 3 e Sinagoga. O projeto já movimentou quase R$ 4 milhões, incluindo uma recarga extra com o 13º da moeda pago aos beneficiários em dezembro. Ao todo, o programa possui 231 estabelecimentos cadastrados nas localidades citadas e aptos a receber os recursos da transferência de renda.

Volta às aulas
Milhares de alunos da rede municipal e particular de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira em todo o país. Em Iguaba houve distribuição de kits completos para os alunos:
“Aos pais queremos informar que ao longo desse mês estaremos distribuindo uniforme completo; kit de material didático pra uso individual; e kit de higiene bucal. Tudo foi cuidado com atenção e carinho por nossa equipe e estamos à espera para juntos iniciarmos mais um ano de aprendizado”, postou Vantoil ao lado do secretário de Educação, Jales Lins, em vídeo que mostra os kits.

Viatura nova para Iguaba
Aliás, a cidade de Iguaba recebeu mais uma viatura para reforçar o policiamento, desta vez uma blindada entregue pelo Comandante do 25°BPM, Coronel Oliveira, para integrar os equipamentos de segurança da cidade, através da 7ª Cia de Polícia Militar. O secretário de Ordem Pública e chefe de Gabinete, Fabio Costa, foi recepcionar a equipe policial junto com o subsecretário de Segurança, Jorge Escada e com a presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Zane Machado.
Fábio tem conseguido várias parcerias através da integração com os órgãos estaduais, fortalecendo a segurança de moradores e turistas que frequentam a cidade.
“Nossa cidade nunca esteve tão protegida e cuidada quanto a segurança Pública. A integração hoje existente mostra o quanto o nosso município vem se destacando ficando abaixo dos índices estabelecidos pelo instituto de Segurança Pública.” Comentou a presidente do CCS Iguaba, Zane Machado.

Lula anuncia fim da fila de pacientes oftalmológicos do estado até o fim do ano
Em visita à cidade do Rio de Janeiro, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, participou, ao lado da ministra da Saúde, Nisia Trindade, do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, da inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, com especialidade oftalmológica. Com isso, a intenção é zerar a fila do SISREG (Sistema de Regulação) da cidade do Rio até o meio do ano, e do estado até o fim do ano, segundo informou Daniel Soranz.
Quem aproveitou o momento e marcou presença no encontro foi, também, o Governador Cláudio Castro. Castro tem feito movimentações constantes para uma aproximação com o presidente Lula.

Zeca Dirceu em Búzios
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu, esteve em Búzios neste fim de semana, no Rancho Litoral Búzios, para curtir os encantos buzianos antes de voltar à Brasília. Informações dão conta de que ele tenta costurar a recriação da Funasa – Fundação Nacional de Saúde.