Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (06)

Plano de cargos e salários é enviado a Câmara de Cabo Frio; Zé animado com exposição na Fazenda Campos Novos; São Pedro novamente sem transporte e MP pede explicações sobre estacionamento em área ambiental de São Pedro

Prefeito manda novo plano de cargos e salários pra Câmara

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, enviou hoje para a Câmara o novo Plano de Cargos e Salários dos concursados que tomaram posse no concurso de 2009.  Zé disse que não sabe quando o assunto entra em pauta, mas já teria combinado com os vereadores que quando aprovado, ele vai sancionar a lei e automaticamente irá homologar o concurso de 2020, o que é aguardado com expectativa pelos concursados.

Zé animado…

José Bonifácio anda animado com o turismo rural na Fazenda Campos Novos. O Parque de Exposições passou por alguns ajustes para receber etapa estadual de exposição do Cavalo Mangalarga Marchador, que acontece do dia 15 ao dia 18 desse mês. A pista foi ampliada e o local recebeu nova iluminação. Zé falou com a coluna ainda a pouco por telefone, quando chegava de Campos Novos e comentou que o evento já começa a movimentar o turismo local, com pousadas recebendo reservas para a exposição.

O turismo rural é uma tendência em todo o país e a Região dos Lagos detém um potencial imenso e ainda não explorado nessa área!

Viação São Pedro deixa novamente o transporte de São Pedro da Aldeia

A viação São Pedro, empresa do grupo Salineira, mais uma vez vai deixar o transporte da cidade de São Pedro da Aldeia. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06) e a empresa deixa de atender a partir das 23:59:59 do dia 07 de junho de 2022. O contrato com o município foi retomado em caráter emergencial e por solicitação da prefeitura no dia 10 de maio de 2022, após a empresa vencedora do chamamento público não iniciar as atividades na cidade.

Com isso, foi firmado um acordo entre a Salineira e a prefeitura de São Pedro da Aldeia, sob a condição do município viabilizar a operação das linhas municipais da cidade. A Viação São Pedro apresentaria mensalmente os custos operacionais do sistema e após este processo, o município aldeense equilibraria financeiramente o acordo emergencial através do pagamento do que foi auditado.

A Viação Salineira ainda diz na nota que a inadimplência do pagamento dos custos operacionais inviabiliza a operação do sistema de transporte coletivo municipal de forma segura e com manutenções e reparos da frota em dia. Por este motivo,

O que diz a prefeitura de São Pedro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou, através de nota, que enviou um Projeto de Lei que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao Serviço de Transporte Público Coletivo Urbano do Município de São Pedro da Aldeia para a Câmara dos Vereadores em 12 de maio de 2022. Esse PL ainda não entrou em votação, impedindo que a Prefeitura cumprisse o acordo celebrado junto à Viação São Pedro. A Prefeitura está tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a manutenção do serviço na cidade.

MP pede explicações em São Pedro

O procurador da República, Leandro Mitidieri, pediu explicações a Prefeitura de São Pedro da Aldeia sobre o estacionamento que foi aberto na bucólica Ilha do Boi. Segundo despacho emitido nesta segunda, determina que em 15 dias o MP seja informado, sobre diversas questões, como o estudo de impacto ambiental.

Segue cópia do despacho:

“Oficie-se à PREFEITURA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA/RJ para que:

Encaminhe cópia integral do processo administrativo que ensejou a emissão da Autorização Ambiental no 003/2022, de 12/01/2022;

Informe, com exatidão, qual a natureza da área objeto da referida autorização (engloba FMP, APP ou área não edificante?) e se ela é compatível com a sua utilização como estacionamento (preferencialmente com mapa que indique os limites da área);

Informe os eventuais estudos ambientais que embasaram a referida autorização;

Informe se houve defesa à notificação no 5822 e quais foram as providências adotadas pela municipalidade sobre a matéria;

Informe as medidas adotadas pelo poder público municipal para reprimir/impedir o estacionamento indevido de veículos na área ora examinada, comprovando-se documentalmente, tendo em vista que a diligência realizada no dia 09/04/2022 identificou veículos automotores na faixa de areia próxima à beira da Lagoa de Araruama, no acesso à “Ilha do Boi”.

– Prazo: 15 (quinze) dias.

– Envie-se a presente demanda ministerial por meio de ofício de ordem, com cópia deste despacho e do doc. 16 (com os anexos).”.

Vamos aguardar o que Fábio do Pastel vai informar ao MP porque é de interesse de toda a comunidade aldeense esse assunto. Trata-se de um paraíso ambiental da cidade, ainda com potencial turístico a ser desenvolvido, mas, esperamos, que não seja predatório e feito às escuras, com meia dúzia de gente ganhando em detrimento de um turismo sustentável e responsável. Estamos de olho!

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.