Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (08/04)

Servidores da Guarda de São Pedro da Aldeia a ver navios com PCCR; Magdala fixa transporte exclusivo para mulheres; Vantoil acompanha capacitação para uso de lousas digitais e a mudança de rota do Avante iguabense; Leandro de Búzios apto a concorrer na suplementar; Cláudio Castro inaugura Centro de Trauma com vereadora da oposição em Araruama; sucesso do Motofest agita Arraial

Perdeu o timing

Com aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos guardas municipais de Cabo Frio, bateu a famosa bad na categoria em São Pedro da Aldeia. É que, apesar do prefeito Fábio do Pastel (PL), ter colocado o projeto como compromisso de campanha, até o momento, nada foi feito. Nesse sentido, em nota enviada ao Portal Fontecerta.com na sexta-feira (5), a Prefeitura aldeense até informou que a empresa contratada para criar o PCCR estava ajustando o documento para ser enviado a Câmara para avaliação. No entanto, a legislação proíbe aumento salarial do funcionalismo público no período de seis meses antes das eleições. Ou seja, caso o PCCR saia do papel, será apenas no ano que vem. Enquanto a galera em Cabo Frio e Casimiro de Abreu, por exemplo, conseguiu ver esse objetivo se concretizar, pelo visto, a turma da Aldeia vai ficar mesmo a ver navios


Veio para ficar

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) anunciou, nesta segunda-feira (8), que o projeto “Salineira para Elas” será permanente no município. Com isso, as mulheres terão acesso a veículos exclusivos de transporte público. A iniciativa começou no mês passado, como uma ação em alusão ao Dia Internacional da Mulher, mas deu tão certo, com 4,7 mil mulheres atendidas, que a Prefeitura e Salineira optaram pela fixação do programa. Aliás, Magdala esteve, na parte da manhã, com Francisco José Gavinho Geraldo, sócio-diretor da Auto Viação Salineira, com o diretor da empresa Gerson Geraldo e com o procurador-geral do município, David Figueiredo.


Nova composição da Câmara

Conforme você já leu na coluna Direto da Fonte, foram diversas as mudanças partidárias do vereadores pré-candidatos a reeleição em Cabo Frio. Foi um troca-troca de partido danado. No fim das contas, de acordo com a Comunicação do parlamento, Republicanos e Avante deixaram de ter três cadeiras na casa. As maiores bancadas passaram a ser do PRTB e PL, com três parlamentares. O PDT, por sua vez, perdeu os dois representantes que tinha. O presidente Miguel Alencar permaneceu no União Brasil. O partido recebeu reforço com a filiação de Carol Midori, que estava no PP. Com a saída dela, o PP, ficaria sem vereador. No entanto, chegou a dois com a filiação de Davi Souza (ex-PDT) e Jean da Autoescola (ex-PL). Além de Davi, Oseias de Tamoios também deixou o PDT e passou a ser representante do PV na Câmara de Cabo Frio. Já o PL, apesar de perder Jean, manteve Josias da Swell e recebeu Adeir Novaes (ex-REP) e Rodolfo de Rui (ex-SDD). O Republicanos manteve os vereadores Alexandra Codeço e Luís Geraldo. O Solidariedade, no entanto, também perdeu Alexandre da Colônia, que entrou nos quadros do PRTB. O partido, aliás, teve o maior crescimento na Casa, com o ingresso também de Roberto Jesus (ex-MDB) e Ruy França (ex-CID). O MDB ganhou um vereador com a filiação de Léo Mendes (ex-DC). Já o PCdoB passou a ter representação na Câmara, com a chegada de Átila Motta (ex-Avante). Apesar da perda de um representante, o partido manteve em seus quadros Douglas Felizardo e Thiago Vasconcelos.


Fogo no parquinho pedetista?

Desde que o vereador Davi Souza anunciou que deixou o PDT com destino ao PP, diversas conversas de bastidores tentavam entender o que teria acontecido, já que ele era um militante tradicional do partido trabalhista. Teve quem dissesse que o parlamentar teria ficado apreensivo com a decisão do ex-deputado Janio Mendes (PDT) de se candidatar a vereador. A análise era de que isso poderia ser um impeditivo para Davi conseguir renovar o mandato. Nós procuramos o parlamentar, que respondeu, por meio de nota, que a decisão de sair do PDT se deu por um “entendimento coletivo das pessoas que acompanham o nosso mandato”. “Continuo sendo o mesmo Davi de sempre, apenas fui buscar espaço onde poderei continuar sendo um vereador que fiscaliza e busca melhorarias para a população de Cabo Frio. Esse foi o motivo da minha troca: seguir trabalhando por Cabo Frio. Apesar das especulações, fui muito feliz e aprendi muito nesses 11 anos de PDT, mas agora é hora de seguir adiante”, finalizou. Então, tá.


O futuro já começou

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), e o subsecretário de Governo, Luiz Fernando Lima, acompanharam a capacitação para manuseio da lousa digital do corpo docente da rede municipal nesta segunda-feira (8). Andrea Santos, formadora da Língua portuguesa no município também acompanhou a ocasião. Conforme a coluna apurou, o objetivo é a futura implementação do sistema em todas as escolas do município. Recentemente, a tecnologia chamou a atenção na inauguração da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Oliveira.


Mudança de rota

Filiados do Avante de Iguaba Grande decidiram trocar de partido. Migraram para o PSD. Até mesmo Vinícius Lavalle, secretário de Meio Ambiente de Iguaba, que era presidente do Avante se filou ao novo partido também para atender ao convite de assumir a presidência da sigla em Iguaba. Em entrevista a coluna Direto da Fonte, Lavalle explicou que foi uma articulação do pré-candidato a prefeito Fabinho Costa (CID) e do prefeito Vantoil com o deputado Pedro Paulo (PSD). O objetivo era formar uma nominata para o PSD, tendo em vista que a sigla ajudou muito Iguaba com o envio de emendas parlamentares. “Houve essa composição e o grupo, por unanimidade, aceitou a ida lá para o PSD”, informou o secretário. Vinicius disse que houve uma conversa com a presidência nacional do Avante e que Tatiana Lavalle, que era a tesoureira, assumiu a presidência do diretório municipal do partido. “O Avante vai participar da coligação do Fabinho na majoritária, mas não vai lançar candidatos a vereador”, informou. O vereador Tikinho e o ex-parlamentar PC Brasil estão entre os filiados ao PSD que devem concorrer a vereança em outubro.


Registro aprovado

O policial militar Leandro de Búzios (SDD) está mais do que confirmado na disputa para a Prefeitura nas eleições suplementares de 28 de abril. Neste domingo (7), o juiz do 172º Colégio Eleitoral, Danilo Marques, deferiu o pedido de registro de candidatura do ex-secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo. Na sentença, o juiz declarou que o pedido de Leandro continha todas as exigências legais e não houve pedido de impugnação no prazo previsto. Agora, segue a expectativa pela candidatura do prefeito interino Rafael Aguiar (PL), que ainda está sob análise, uma vez que recebeu pedidos de impugnação.


Penha presente

A cidade de Araruama recebeu o governador Cláudio Castro (PL) na manhã desta segunda-feira (8). O objetivo foi inaugurar um novo centro de trauma e CTI do Hospital Estadual Roberto Chabo. Correligionária de Castro, a vereadora e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) marcou presença na ocasião, assim como a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL). Outras lideranças do município, como a vice-prefeita araruamense Raiana Alcebíades e o vereador Oliveira da Guarda (UNIÃO) também acompanharam o encontro. Nas redes sociais, Penha escreveu que recebeu o convite para a inauguração do próprio governador e do deputado federal Dr. Luizinho (PP), que era outra autoridade no evento.


Jornada de caminhadas

Enquanto isso, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (REP) segue empenhada na campanha de sua pré-candidata a prefeita, Daniela de Livia (MDB). Neste domingo (7), a chefe do Executivo acompanhou uma caminhada de Dani pelo distrito de São Vicente, acompanhada também do ex-prefeito Chiquinho da Educação (MDB) e de vereadores de mandato, como Júlio César Coutinho (MDB), Carlos Russo (PRD), Magno Dheco (MDB) e Roberta Barreto (MDB). Nesta segunda-feira (8), Daniela continuou sua jornada de caminhada. Desta vez, pelos bairros BNH e Fazendinha, com os vereadores Luiz do Táxi (PRD), Diego de Ciraldo (REP) e Magno Dheco, bem como lideranças locais.


Evento bem-sucedido

A turma em Arraial do Cabo está feliz da vida com a realização de mais um Motofest. O evento foi um sucesso durante o fim de semana na Praia Grande. O público compareceu em peso para assistir, não apenas ao encontro de motos, mas shows muito bem escalados, como o da banda Barão Vermelho, que dispensa qualquer apresentação. O prefeito Marcelo Magno (PL) esteve por lá, acompanhado do secretário de Governo, Thiago Fantinha, e da primeira-dama, Gabriele Neto. Porrou na lula, como se diz no Cabo.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp