Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (10/04)

Bonifácio planeja fazer projeto de Micro e Macrodrenagem para minimizar alagamentos em Cabo Frio; As chuvas em São Pedro; e Vantoil e Fabio Costa na Secretaria de Estado de Polícia Militar

Bonifácio planeja fazer projeto de Micro e Macrodrenagem para minimizar alagamentos

O prefeito José Bonifácio informou a pouco que, após o quarto alagamento que a cidade sofre no seu mandato, já busca formas de tomar medidas para tentar minimizar os problemas causados pelas chuvas. Ele informou que esteve conversando com o engenheiro e professor do Departamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Edmundo da Costa Leite, sobre a ideia de elaboração de um projeto de Micro e Macrodrenagem. Luiz já foi presidente da Prolagos e conhece bastante toda a rede de drenagem pluvial da cidade.


Projeto englobaria São Cristóvão, Parque Burle e Palmeiras

Zé informou que o projeto inicial envolve os bairros São Cristóvão, Parque Burle e Palmeiras, locais que sofrem com os alagamentos das chuvas. Como o custo dessas obras é altíssimo, o prefeito pretende ir à Brasília pedir ajuda.

“Não dá mais pra deixar dessa forma e algo precisa ser feito. O primeiro passo é esse, fazer o projeto. Quando ele estiver pronto, vou à Brasília para capitanear emendas para executar esse projeto na cidade”, informou Zé.


Intervenções nas calçadas da orla das Palmeiras já estão sendo estudadas

Nesta volta do feriadão, o prefeito esteve no Portinho e na área do Shopping Park Lagos, nas Palmeiras. Acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana, Jeferson Buitrago, e de um topógrafo da prefeitura, Zé informou que estão estudando o rebaixamento das calçadas para evitar o alagamento da pista principal, fazendo com que a água da chuva escoe para a lagoa. Ele disse ainda que o trabalho de topografia já está em andamento.


E a obra da Praia do Forte?

Essa coluna recebeu algumas reclamações com relação as grades de proteção que estão na orla da Praia do Forte, cercando a área do calçadão que precisa ser reformada – mais um feriado se passou – e até agora não se tem notícia da esperada obra na orla. Entramos em contato com o secretário de Obras, Vanderson Bento, para saber sobre o cronograma da obra na praia, mas ele não atendeu nossas ligações. Aguardamos o retorno do secretário e, assim que tivermos notícia, informamos por aqui.


As chuvas em São Pedro

A chuva que atingiu a Região dos Lagos nesse final de semana também causou muitos problemas em São Pedro da Aldeia, principalmente em áreas que estão ou já sofreram intervenções da prefeitura.

O portal Fontecerta.com postou no sábado um vídeo de um morador que mostra a casa totalmente alagada após uma obra de pavimentação sem drenagem no bairro Rua do Fogo.

E a situação vai ficando cada vez pior, pois até o vereador e líder do governo na Câmara aldeense, Jean Pierre, foi para as redes sociais reclamar após as chuvas. Segundo o vereador, os moradores do bairro Alecrim estão sofrendo com as obras paralisadas há mais de dois meses na Estrada do Alecrim, que é um convênio da prefeitura com o Governo do Estado e que quando chove ninguém consegue sair de casa.

Esperamos que o prefeito de São Pedro da Aldeia siga o exemplo do de Cabo Frio e dê um basta na situação de alagamentos na cidade.

https://www.instagram.com/p/Cq1CpIXv3WA/?utm_source=ig_web_copy_link

Vantoil e Fabio Costa na Secretaria de Estado de Polícia Militar

O prefeito de Iguaba, Vantoil Martins, e o chefe de Gabinete e secretário de Ordem Pública, Fabio Costa, foram nesta segunda-feira ao Rio de Janeiro para uma reunião com o coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires, secretário de Estado da Polícia Militar. Na pauta, pedido do aumento do efetivo em Iguaba e na Região dos Lagos como um todo.


Votação secreta no parlamento Cabo-friense

Está na pauta da sessão desta terça-feira na Câmara de Cabo Frio um projeto para alterar o Regimento Interno da Casa, sobre a votação dos parlamentares para eleição de Mesa Diretora e, também, em casos de apreciação de Parecer Prévio do Tribunal de Contas sobre as Contas de Prefeito e ex-prefeitos pelo legislativo.

O projeto de resolução é de autoria do vereador Roberto Jesus, aliado do ex-prefeito Marquinho Mendes, que defende que a votação seja secreta, o que faz com que os vereadores não sejam diretamente responsabilizados pelos seus votos. É um tema bem polêmico, e quem é contra argumenta que fere o Estado Democrático de Direito. Vamos acompanhar. Aliás, amanhã também entram em pauta quatro projetos de lei sobre segurança em creches e escolas – infelizmente, assunto em alta no país nos últimos dias.


Por falar nisso em segurança nas escolas…

A Prefeitura de Cabo Frio definiu estratégias para segurança nas escolas municipais em uma reunião nesta tarde entre os secretários de Direitos Humanos e Segurança Pública, Ruy França, o de Saúde, Jânio Mendes, a de Educação, Eliceia da Silveira, e o comandante do 25º BPM. Ficou definido o aumento de reforço na segurança escolar, além da ampliação da Ronda escolar. A Guarda Municipal também vai aumentar o número de palestras nas escolas, com temas como bulying.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.