Nova mulher no governo
A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), nomeou, nesta segunda-feira (11), a engenheira Thaís Rodrigues como a nova secretária de Governo da cidade. Ela vai ocupar o lugar do marido, o vereador Roberto Jesus (REP), que volta a suas atribuições na Câmara. Formada em Engenheira de Produção, pela Universidade Veiga de Almeida, Thaís também é técnica em Logística, pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e especialista em gerenciamento de projetos, pelo Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet Rio). “A minha expectativa é que eu possa dar continuidade ao trabalho que o Roberto Jesus estava desenhando durante todo o tempo que esteve à frente da secretaria. Nos últimos meses, eu participei ativamente de todos os projetos e participei de várias ações da pasta. Eu me sinto preparada, tanto na parte acadêmica, quanto no entendimento das necessidades da secretaria. E vou dar continuidade aquilo que foi iniciado pela gestão anterior”, destacou a secretária.
Acordo com IFES
Aliás, Magdala Furtado realizou, nesta segunda-feira (11), uma reunião para alinhar parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). O professor Geraldo Andrade, que coordena os projetos de pesquisas do IFES, e outros representantes da instituição estiveram no gabinete da prefeita para tal. Na ocasião, por exemplo, foram apresentadas algumas iniciativas voltadas para pessoas com deficiência, que será objeto de atendimento da Central de Libras. Outro é o projeto de inclusão superprodutivas para que pessoas consigam melhorar a renda nos setores em que atuam e que também consigam empregos, caso estejam desempregados. “Nós apresentamos esses projetos à prefeita e ao secretariado, que farão a diferença na vida da população. Essa foi a primeira vez que viemos a Cabo Frio para alinhar essas ações, mas tivemos um outro encontro com a prefeita em Brasília, quando ela foi em busca de verbas para o município. Outras reuniões vão acontecer para definir os detalhes e a aplicação dos projetos na cidade. Nossa intenção é implantá-los ainda neste primeiro semestre”, contou o professor. Magdala afirmou ter certeza que esses projetos vão beneficiar muito os moradores da cidade. Estiveram presentes na reunião os secretários de Governo, Roberto Jesus; de Saúde, Bruno Alpacino; de Assistência Social, Diego Vogas; e o chefe de Gabinete, Victor Meirelles.
Governo Presente em Tamoios
Por falar na gestão cabo-friense, a Prefeitura realiza mais uma edição do Programa Governo Presente nesta quarta-feira (13). Desta vez, será no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira e Silva, das 9h às 15h. A iniciativa, que começou há algumas semanas pelo bairro Jacaré, conta com ampla gama de serviços e ações socioculturais gratuitas para a população.
Feijão duvidoso
O assunto desta segunda-feira (11) nos grupos em São Pedro da Aldeia foi o indigesto saco de feijão que estava na despensa da Creche Comunitária Tia Fátima, no bairro Campo Redondo. O vídeo, mostrando larvas de insetos em meio ao alimento, revoltou a comunidade escolar. Em nota, a Prefeitura confirmou a história, mas disse que todas as providências foram tomadas. Confira na íntegra.
Audiência pública das escolas cívico-militares
Aliás, ainda tratando da educação aldeense, a comissão que trata da área na Câmara realizou, na tarde desta segunda-feira (11), uma audiência pública para falar da continuidade – ou não – do programa das escolas cívico-militares. Sem contraponto de representantes de outras unidades da comunidade escolar do município, todos ali pareciam concordar com a proposta da Prefeitura de continuar o projeto por conta própria, o que resultaria em um custo anual de quase R$ 700 mil devido a criação de cargos de coordenação para militares. Enquanto isso, tem escola no município que não recebeu sequer uma demão de tinta na parede… Acontece.
Homenagem a Melman
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), anunciou, no sábado (9), que a unidade escolar em construção no Parque Público, na Prainha, receberá o nome do ex-prefeito cabista Henrique Melman (1931 – 2021). O veterano, que faleceu aos 90 anos, foi um dos principais líderes do PDT na Região dos Lagos e governou o município entre 2001 e 2008. O anúncio se deu na festa de aniversário de Ana Melman, neta de Henrique. O vereador Shogum (UNIÃO); o presidente da FIPAC, Alexandre Thupa; o presidente do IDAC, Rafael Grego; o assessor Ronnie Plácido; e a primeira-dama Gabriele Neto estiveram entre as personalidades cabistas que marcaram presença na festa de Ana.
Chuchu no PSD
O PSD está com presidente novo em Arraial do Cabo. O secretário de Turismo e vereador licenciado Junior Chuchu é quem vai conduzir o partido na cidade. O secretário de Governo e ex-vereador Thiago Fantinha também vai compor a executiva, como vice-presidente municipal da sigla. O acordo foi selado nesta segunda-feira (11), ao lado de Aquiles Barreto, liderança do partido na Região dos Lagos, e do vice-presidente estadual do PSD Pedro Paulo. À coluna, Chuchu declarou que queria ir para o partido desde 2022, mas, na época, não recebeu autorização do PV. A escolha do vereador licenciado – que foi o mais votado da cidade em 2020 – é estratégica, visto que o PSD teve a 2ª maior votação nas eleições de 2022, concentrando 8% dos votos do eleitorado fluminense.
Troca de placas em Iguaba
A secretaria de Meio Ambiente de Iguaba Grande, em conjunto com o setor de Comunicação da Prefeitura, está promovendo a substituição das placas do Programa Cavalo-Marinho por novas. A iniciativa visa revitalizar os materiais que sofreram desgaste ao longo do tempo devido às condições climáticas e desencorajar práticas ambientais inadequadas. O secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, acompanhou os trabalhos.
Leandro de Búzios com MDB
O clima eleitoral continua agitando Armação dos Búzios. A cidade deve passar por eleições suplementares dia 28 de abril e os pré-candidatos se movimentam para formalizar suas candidaturas até 22 de março. O policial militar Leandro de Búzios, que ficou em 2º lugar nas eleições de 2020, recebeu, nesta segunda-feira (11), o apoio formal do presidente do MDB do Rio de Janeiro, Washington Reis. O anúncio foi ao lado dos deputados estadual Rosenverg Reis e do federal Gutemberg Reis. Nesse acordo, o vice da chapa de Leandro será indicado pelo MDB.