fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (13/03)

Governador marca agenda na Região dos Lagos; Cônsul japonês assina convênio em Cabo Frio; Líder do governo Fábio do Pastel manda mal em discurso na Câmara; e Vantoil faz live de prestação contas das obras do governo

Governador participa de cerimônia de entrega de ambulâncias em São Pedro

O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, participa nesta manhã de terça-feira de uma cerimônia de entregas de ambulâncias para diversas cidades da Região dos Lagos, em São Pedro da Aldeia. A solenidade está marcada para 9h, na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro e vai contar com autoridades de Saquarema, Silva Jardim, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo da Secretaria de Estado de Saúde é cobrir todos os 92 municípios com o projeto Samu 100%: até agora já foram 160 veículos em 50 municípios e nesta nova etapa serão entregues 249 veículos aos 92 municípios do estado.


Cabo Frio recebe três novas ambulâncias

Segundo o secretário de Saúde de Cabo Frio, Jânio Mendes, a cidade recebe amanhã três novas ambulâncias. Ele postou na rede social onde também anunciou a primeira cirurgia por vídeo no Hospital São José Operário.

“Hoje, foi um dia de avanço para a saúde pública na cidade de Cabo Frio! No Hospital São Jose Operário, foi realizada a primeira cirurgia por vídeo (Colecistectomia Videolaparoscópica), uma grande conquista dos profissionais que integram a equipe dirigida pelo Dr. Jorge Manaia, a quem dedicamos todo o mérito do evento. O equipamento foi adquirido pelo município há uma década e se encontrava encaixotado em armário, a vontade administrativa e compromisso com SUS, nos permitiu estar vivendo este momento, que significa um marco na Saúde Pública de nossa cidade.

Obrigado, ao prefeito @josebonifaciopdt, grande inspirador desta conquista ao prestigiar e valorizar o servidor e o serviço público!”, escreveu o ex-deputado.


Cônsul japonês assina convênio em Cabo Frio

O prefeito José Bonifácio recebeu hoje o cônsul-geral japonês, Ken Hashiba

“Como um bom cabo-friense, sempre fui hospitaleiro, e não poderia ser diferente com a visita ilustre do cônsul-geral japonês, Ken Hashiba, para assinar o convênio entre a Apae e o governo japonês, que vai permitir a criação de uma sede em Tamoios através da Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC). Além de mostrar o terreno onde será instalada a futura Apae de Tamoios, aproveitei também para apresentar o Parque do Mico-leão-dourado aos nossos visitantes. Em seguida, nos reunimos no Palácio das Águias para a assinatura oficial do convênio, que promete trazer ainda mais desenvolvimento para Tamoios de forma inclusiva”, escreveu o prefeito.


Vanderson Bento anuncia obras no Jardim

O secretário de Obras de Cabo Frio, Vanderson Bento, segue firme na operação tapa buracos em diversos pontos da cidade e também acompanha obras de drenagem, asfalta, recapeamento, trocas de manilhas…. o secretário tem se destacado entre os próprios integrantes do governo, e o prefeito sempre que pode elogia, por sua disposição para trabalho.


Moeda Itajuru distribui novos cartões

A prefeitura entregou hoje cartões para 64 novos contemplados pela Moeda Social Itajuru, que moram no bairro Manoel Corrêa. Estiveram presentes na entrega a secretária e Assistência Social, Nilza Miqueloti, Superintendente de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, Idalina Araújo e o Presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Alencar.


Câmara de Cabo Frio prepara audiências públicas

A Câmara de Cabo Frio prepara três audiências públicas para os próximos dias. A primeira acontece na quarta-feira (15) e é sobre o Plano Diretor Municipal de Desenvolvimento Sustentável. A segunda acontece na sexta-feira (17), sobre a Prestação de Contas do Poder Executivo do exercício de 2021. A reunião acontece às 15h. Já na segunda-feira (20) acontece uma audiência pública sobre a Prestação de Contas do Poder Executivo do exercício de 2020. A reunião acontece às 15h, Todas as audiências serão transmitidas pelas redes sociais da Casa Legislativa.


Vantoil presta contas de obras do governo em live

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, realizou nesta noite de segunda-feira uma live em suas redes sociais para anunciar as obras em andamento no município. Ele tem acompanhado de perto, junto com o Chefe de Gabinete, Fábio Costa e o secretário de obras e Urbanismo, Alexandre Freitag, obras em diversos pontos, como Sapeatiba mirim, Capivara, Iguabela, Centro, Estação, dentre outras. São muitas intervenções pela cidade nas operações tapa buraco ou em obras de prevenção a enchentes.

“Ainda esse ano será a vez da Avenida Beira Rio, que corta os bairros Parque Tamariz e Canellas City, receber obras de macrodrenagem. Está em fase final de elaboração de projetos também para os bairros Boa Vista e Jardim Solares”, postou o prefeito.


Líder de Fábio do Pastel manda mal em discurso na Câmara

Não é de hoje que este espaço noticia as polêmicas envolvendo a Cultura de São Pedro e, sabemos, que só quem perde com a falta de um senso comum é a população. Antes mesmo da dissolução do Conselho para a formação de outro (fato que ainda rende na cidade e agora ganhou mais um capítulo com um processo administrativo na Câmara que apresenta provas e denúncias sobre irregularidades sobre a dissolução do Conselho Municipal de Cultura que aconteceu em Julho de 2022 – preparado pelo Fórum de Cultura), não há entendimento entre governo e sociedade civil.

E como se não bastasse, tem gente que ainda bota pilha. Em seu discurso na sessão passada, o líder do Governo, vereador Jean Pierre, disse que deveriam colocar representantes do governo e sociedade civil para “brigarem entre si”. Sabemos que não é a intenção do vereador que haja briga, mas também sabemos o poder das palavras de um homem público que deveria intervir para acalmar os ânimos da importante Cultura da cidade. Mas não…


Sobre o processo na Câmara…

No canal do Instagram do Fórum de Cultura de São Pedro há detalhes sobre o processo administrativo que foi aberto na Câmara, de número 368/2022.

“Apresentamos provas e denúncias sobre irregularidades do Conselho Municipal de Cultura que aconteceu em Julho de 2022.

O parecer da Procuradoria da Câmara diz que: “de fato há indícios de irregularidades” e sugere que a Comissão apure os fatos convocando as partes a serem ouvidas, não obstante, a possibilidade de uma audiência pública como instrumento jurídico de diálogo.

Conforme vídeo extraído do Canal da Câmara do YouTube, onde o Líder do Governo pede que a Casa de Leis convoque a reunião anteriormente a votação do projeto de lei 014/2023, projeto este que após minuciosa análise coletiva, embora tenham artigos de bom tom para a Sociedade Civil, outros retiram direitos garantidos.

Por fim, seguimos aguardando a convocação da reunião com as partes.

Sendo elas: Fórum Permanente de Cultura de São Pedro da Aldeia, Fórum de Conselhos Municipais do RJ e Secretaria de Cultura”.


Enquanto isso…

Enquanto os bastidores da Cultura pegam fogo, a Comunicação do município informa que existem “avanços e novidades na organização da 4ª Conferência Municipal de Cultura foram tema de uma reunião aberta realizada na última semana em São Pedro da Aldeia. O encontro, convocado pela Comissão Organizadora, teve como objetivo apresentar à sociedade civil detalhes do trabalho que tem sido promovido pelos integrantes da organização da conferência desde novembro de 2022. Prevista para acontecer em dois dias no mês de maio, a conferência vai promover, em conjunto com a sociedade, o debate de políticas, programas e ações culturais a serem desenvolvidas nos próximos anos”.

Porém, os debates já acontecem, pois, membros do Fórum de Cultura participaram dessa reunião, pontuaram os fatos em discordância, mas ao que tudo indica, a secretaria de Cultura não tem dado muito ouvido. Torcemos que eles ouçam, pelo menos, durante a conferência.

Vamos ver o que acontece até lá…

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp