Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (13)

Prefeitos da Região dos Lagos participam de lançamento de projeto do governo do Estado e por falar em comunicação e governo…

Prefeitos da Região dos Lagos participam de lançamento de projeto do governo do Estado

José Bonifácio, Marcelo Magno, Vantoil Martins, Alexandre Martins e Fábio do Pastel estiveram nesta segunda-feira (13) no lançamento do programa “Cuidar + Saúde para Todos”, que vai destinar verba para os projetos de reforma e custeio das prefeituras de todo o estado. Ao todo, segundo o governo, os municípios receberão o repasse de R$ 800 milhões para a área da saúde. Para isso, os municípios devem apresentar projetos que serão analisados pela Secretaria de Estado de Saúde, encarregada de autorizar o repasse.

Foto: Ernesto Carriço

“Os municípios deverão utilizar a verba destinada de forma específica: 30% do valor deverá ser investido na reforma das unidades básicas de saúde e os outros 70%, para custeio de linhas de cuidados que poderão ser elencadas pelos municípios, como cuidado cardiovascular, saúde da mulher, oncologia, de acordo o que consideram mais relevante”, explica o texto enviado para a imprensa pela comunicação do governo do estado.

E por falar em comunicação e governo…

Mas apesar da presença de todos os prefeitos da região, nem todos falam a mesma língua, ou rezam da mesma cartilha, ou apoiam Castro à reeleição. Claudio Castro, como se sabe, é bolsonarista e nem todos os prefeitos da região apoiam Bolsonaro publicamente. Aliás, o de Cabo Frio não apoia o governador, nem o presidente declaradamente. José Bonifácio, pedetista raiz, é cabo eleitoral de Rodrigo Neves, candidato do partido ao governo do estado, e também de Ciro Gomes, colega de partido candidato à presidência. Tirando Zé, o que está na outra ponta é Fábio do Pastel, prefeito de São Pedro da Aldeia, que além de ser apoiador de Bolsonaro, segue o estilo do presidente em muitos aspectos, a começar pela relação com a imprensa – a quem evita e usa de lives em redes sociais, assim como o presidente, para se comunicar com a população.

Fábio não faz questão de desenvolver um diálogo direto com jornalistas, o que vai na contramão do que é prática comum na Região dos Lagos. Colegas de todas as redações têm o hábito de ligar direto para os prefeitos, sempre foi assim. Ou então, usar as comunicações das prefeituras para facilitar o diálogo. Diga-se de passagem, que São Pedro da Aldeia tem à frente da Comunicação um jornalista muito experiente e, imagina-se, que essa falta de comunicação com a imprensa de forma geral não seja ideia do caro colega e sim um estilo bolsonarista de tratar jornalistas que foi adotado por Fábio do Pastel. Difícil até acreditar quando se trata de um governo que tem no secretariado pessoas de diversas cidades (Arraial do Cabo e Cabo Frio, por exemplo, ‘exportaram’ pra São Pedro secretários municipais e pessoas de confiança deles para quadros chaves da prefeitura aldeense) e, a partir deste princípio, imaginava-se que ele faria um governo multi, com foco na comunicação entre as pessoas, independente de cidade de origem. Afinal, o aldeense poderia muito bem ter ficado chateado com a ocupação de cargos pelos irmãos cabistas e cabo-frienses, mas o diálogo tem passado longe da administração de Fábio do Pastel. Quem lembra da truculência que integrantes do Sepe foram tratados ao ocupar o pátio da prefeitura para protestar contra a mudança do vale-transporte para cartão?

Sabemos que políticos adotam estilos inspirados em outros, mas a intolerância, a falta de valorização do trabalhador e a falta de comunicação com a imprensa são os piores a serem copiados. Um dos cabos eleitorais de Bolsonaro na região é o deputado Dr. Serginho, que preferiu não copiar o presidente e faz questão de manter boa relação com a imprensa, sendo acessível a entrevistas e, inclusive, tendo alguns jornalistas conhecidos na região no seu quadro de comunicação pessoal e de pastas do governo estadual ligadas a ele… O mesmo acontece com o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno, também bolsonarista, mas que tem diálogo com a imprensa.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email