Não planejaram?
Em 9 de janeiro o Direto da Fonte trouxe à tona um assunto que estava deixando o povo da Praça do Canhão bem desconfiado. O tema eram obras anunciadas por Fabio do Pastel, mais especificamente sobre o valor da reforma e ampliação do Colégio Pequiá, na Rua do Fogo – na época, o valor anunciado da obra era de 3,1 milhões. Mas, nossos caros amigos aldeenses, esse valor já cresceu e não foi pouco. Preparem o falatório porque a praça vai ficar pequena! A prefeitura, em menos de 90 dias, já colocou um termo aditivo no valor de R$ 1.052.691,10, elevando a obra para o valor de R$ 4.185.715,59! Sim, é isso mesmo.
Mas por quê? Vocês, certamente, nos perguntarão e nós também não entendemos, mesmo com a explicação dada pela prefeitura. Simplesmente, pelo que entendemos, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano não planejou e orçou uma etapa fundamental da obra: a topografia e sondagem do terreno.
Fomos perguntar a Prefeitura
Nesta tarde, fizemos contato com a comunicação da Prefeitura de São Pedro para entendermos porque, em apenas 90 dias, a obra já teria recebido um valor de um milhão a mais. Leiam as perguntas enviadas e a resposta da prefeitura:
Direto da Fonte: A prefeitura não realizou a planilha de custos completos da obra?
Prefeitura: Em um levantamento de reforma é feita a análise visual e, após, o projeto básico para execução da planilha. Ao longo da execução da obra de reforma podem, sim, aparecer itens não contemplados devido a especificidade de cada etapa.
Direto da Fonte: A autoria da planilha ficou por responsabilidade de qual secretaria?
Prefeitura: Um processo administrativo, no início, é multidisciplinar, ou seja, profissionais de várias Secretarias estão envolvidos na elaboração dos elementos que contemplam um processo de reforma.
Direto da Fonte: O que está sendo adicionado a obra que não foi planejado inicialmente?
Prefeitura: Movimentação de terra. Após a sondagem e topografia se realiza o projeto executivo podendo, como foi neste caso, divergir do projeto básico. Sendo necessário aumento do Muro de Contenção devido a esta movimentação de terra. A parte elétrica necessitou de aumento de carga, acontecendo o mesmo com a hidráulica, além de remodelagem para adequação das salas para atendimento de normas educacionais e a necessidade de complemento na rede de águas pluviais provenientes da quadra poliesportiva. Após identificação de percolação do solo, também foi necessário intervenções com proteção de impermeabilização da estrutura existente e das novas estruturas.
Alô Praça do Canhão, o que acharam dessa?
Prefeitura justifica ausência de São Pedro no Mapa do Turismo
Na última sexta-feira trouxemos a informação de que São Pedro da Aldeia havia ficado de fora do mais novo Mapa do Turismo do Governo Federal e hoje recebemos a resposta da prefeitura. Segue:
“A Secretaria Municipal de Turismo informa que o município de São Pedro da Aldeia ainda não está no Mapa do Turismo Brasileiro este ano devido ao processo de regularização do Conselho Municipal de Turismo, que está em andamento. O Mapa do Turismo mudou e poderá ser atualizado a qualquer tempo, assim sendo, São Pedro da Aldeia entrará no Mapa em breve”.
Pelo visto o lembrete do Direto da Fonte serviu para a secretaria de Turismo aldeense se movimentar. Torcemos muito para que isso seja resolvido o quanto antes porque uma cidade com o potencial turístico de São Pedro da Aldeia não se pode dar ao luxo de não estar no Mapa do Turismo.
Em Iguaba, Fabinho não para!
O homem forte de Vantoil teve uma segunda-feira bem agitada. Fábio Costa visitou o deputado Estadual Fred Pacheco e também esteve com o deputado federal Áureo Ribeiro. Após as visitas políticas, ele foi junto com o vereador Marcelo Durão fiscalizar a montagem dos braços de iluminação pública que serão instalados nos pontos da cidade que ainda não receberam as pétalas de iluminação de led. O homem não para!
Educação cabo-friense atenta
A secretaria de Educação de Cabo Frio realizou nesta segunda-feira uma reunião com diretores das unidades de ensino do município para informar o que vem sendo feito para garantir a segurança das crianças nas escolas, como o reforço na segurança com as rondas escolares com guardas municipais e policiais militares; a ampliação das palestras sobre bullying, utilização das redes sociais e outros temas; a divulgação de material gráfico para auxílio nas possíveis denúncias; e a instituição de comissões para conscientização, prevenção e enfrentamento à violência e promoção dos direitos da criança e do adolescente nas escolas. Outro tema que foi levantado, é o monitoramento com câmeras inteligentes com identificação facial, em todas as unidades escolares municipais que ainda não possuem.
ICMS Ecológico 2023
Estão abertas as inscrições para os municípios do estado participarem do ICMS Ecológico 2023. Até o dia 11 de maio, as prefeituras poderão enviar as documentações que comprovam suas ações ambientais realizadas no ano de 2022. O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que garante aos municípios que investem em conservação ambiental uma fatia maior do ICMS repassados a elas.
Em tempo: vamos divulgar quais prefeituras investiram mais ou menos no meio ambiente.