fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (19/02)

Volta às aulas com gostinho de fel em São Pedro da Aldeia; novas unidades de educação de Iguaba Grande recebem alunos; Magdala Furtado fechada com os Reis; prefeita e Dr. Serginho estendem folia e curtem after de Carnaval

Os dissabores do retorno

Quem dera as aulas online da Escola Municipalizada Pequiá fossem o único problema do início do ano letivo em São Pedro da Aldeia. A segunda-feira (19) foi marcada por problemas na educação. No Centro da cidade, servidores voltaram às ruas em uma manifestação reivindicando por direitos trabalhistas. Na sede da secretaria de Educação, o tempo também fechou com pais de alunos cobrando a própria titular da pasta, Sheila Atalla, por uma suposta falta de vagas nas unidades. E ainda teve uma galera boa insatisfeita com o fim do programa cívico-militar na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães. É, minha gente, o que se espera é que sejam confusões pontuais e não prelúdio de um ano caótico. Pais, responsáveis, servidores e os próprios alunos não merecem um ano inteiro em meio a desordem e falta de organização. Em nota, a Prefeitura se limitou a dizer que as escolas estavam funcionando normalmente nesta segunda.


Inaugura y abre os trabalhos

Enquanto isso, na vizinha Iguaba Grande, as inaugurações da Creche Ezilar Maria, no bairro Vila Nova, e da Escola Municipal Professora Maria Lúcia de Oliveira, no bairro Estação, foram providenciais e chegaram a tempo do ano letivo. A segunda-feira (19) transcorreu com clima de tranquilidade e bastante sorriso no rosto de estudantes e responsáveis, não só por conta das novas unidades, mas do uniforme completo já em mãos dos estudantes. Nas redes sociais, o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, compartilhou vários registros de seguidores que o marcaram. A turma tá empolgada por lá, viu?


Polêmica da volta às aulas em Araruama

Enquanto isso, em Araruama, o retorno às aulas também deu o que falar. Vereador da oposição, Eloi Ramalho (PSD) publicou um vídeo nesta segunda-feira (19) relatando que denunciou ao Conselho Tutelar a falta de vagas para crianças nas unidades escolares do município. De acordo com o parlamentar, 30 responsáveis foram ao órgão no mesmo dia para relatar situações desse gênero. Há algumas semanas, o vereador informou que recebeu denúncias nesse sentido e chegou a ir até à secretaria de Educação para averiguá-las. Em nota, a Prefeitura de Araruama declarou que o vídeo do vereador “reflete o desespero da oposição, que faz sensacionalismo político”. “Os pais e responsáveis que buscam vagas para as crianças em creches ou escolas públicas do município devem ir presencialmente até a sede da secretaria de Educação, que fica no bairro Clube dos Engenheiros, para realizar os procedimentos administrativos”, informou o município.


Magdala com os Reis

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (sem partido), esteve no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (19) e aproveitou para firmar parceria com a família Reis. O deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), o secretário de Estado de Transporte e presidente do MDB no Rio, Washington Reis, e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) selaram apoio à prefeita. “Um bom político é aquele que faz muitas alianças, mas um político bom é o que faz as alianças certas. Família Reis é referência em gestão pública no nosso Estado, e essa aliança é importantíssima para o desenvolvimento da nossa Cabo Frio”, afirmou. o secretário de Relações Institucionais e Captação de Recursos da cidade, Alan Santos, esteve presente na reunião.


Agenda no Inea

Aliás, Magdala também esteve reunida com o presidente do INEA, Philipe Campello. De acordo com a prefeita, haverá uma parceria e apoio técnico com a visão de “solucionar o problema do passivo do lodo na enseada da Praia do Siqueira”. A visita também serviu para tratar do programa LimpaRio, com objetivo de melhorar a micro e macrodrenagem de Cabo Frio. “Atenderemos diversos bairros da nossa querida cidade, pois todos os dias buscando o melhor para Cabo Frio, juntamente com a nossa equipe”, afirmou. Além de Alan Santos, o secretário de Governo, Roberto Jesus, também acompanhou Magdala no encontro.


Prefeita animada

Ainda sobre Magdala, no fim de semana, a prefeita de Cabo Frio aproveitou o sábado (17) para cair no samba, direto na Marquês de Sapucaí, no Rio. O motivo foi nobre. Ela integrou a tradição de quatro anos de desfile do Bloco da Inclusão, em parceria com a escola de samba Embaixadores da Alegria, no Sambódromo. “Eu fiz questão de ir até lá para prestigiar esse bloco tão lindo”, comentou a prefeita. “Dancei muito com essas crianças maravilhosas e juntos nos divertimos demais. Foi um dia muito marcante pra mim”, finalizou.


Serginho no Quero Mais

Aliás, quem também não se fez de rogado e caiu no bloquinho foi o deputado estadual Dr. Serginho (PL). O advogado foi presença notada no Bloco Quero Mais, que embalou a folia dos “atrasadinhos” neste sábado (17). Tuca Fernandes, Vou Zuar, Glauco Zulo e DJ Yago Gomes estiveram entre as atrações. É aquilo, né? Só acaba quando termina.


Menção honrosa

Mas se o assunto é Carnaval em Cabo Frio, a verdade precisa ser dita. O vereador Davi Souza (PDT) é quase autoridade no assunto. O parlamentar fez questão de comparecer aos blocos tradicionais e marcou presença como um dos mais animados em desfiles como o do Parókia e do Cê É Filho de Quem?. Um folião nato desses, bicho.


After do Xaréu

Em Arraial do Cabo, a folia de Carnaval também se estendeu até o fim de semana. No sábado (17), a tradicional Feira do Xaréu encerrou a programação da folia cabista com marchinhas, artesanato e muita comida boa. O evento se estendeu até às 23h, na Praça da Bíblia, na Praia dos Anjos. Porrou na lula, como de costume.


Após a labuta, o descanso merecido

Já em São Pedro da Aldeia, após dias corridos de muito trabalho, o ex-vereador Ediel Teles tirou o fim de semana para descansar. Durante o Carnaval, o ambulante manteve seu comércio em pleno funcionamento, trabalhando pesado e, claro, conversando bastante com a população que tanto tem carinho por ele. Em seus dias de folga, Ediel aproveitou para curtir a família e chegou até a comemorar o aniversário da filha, Ana, que fez 20 anos.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp