Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (19/09)

Nova polêmica na cultura em São Pedro; Paulo Ganime visita a região e as agendas dos candidatos

Nova polêmica na cultura em São Pedro

Foi divulgado ainda a pouco, em uma edição extra do Diário Oficial do município, que o prefeito Fabio do Pastel decretou a convocação da 4ª Conferência de Cultura da cidade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura. Ainda sem data, a conferencia promete ser mais um episódio polemico na área cultural da cidade, já que os membros do Fórum reclamam não terem sido ouvidos pela secretaria e não se sentem representados como integrantes da sociedade civil. A polêmica não é de hoje, já que desde o ano passado a formação do conselho foi problemática e o mesmo chegou a ser dissolvido.

“Lançaram matéria sobre consulta pública sobre elaboração do plano municipal, sendo que ele já existe desde 2018, assinado pelo Claudio Chumbinho, que era prefeito na época. Aí algumas pessoas se sentiram ofendidas, acharam deselegante da parte deles lançarem uma consulta pública sem comunicar a sociedade civil pelo Fórum e ainda usar o subterfúgio de que quer diálogo com a sociedade civil. Isso tudo poderia ter sido resolvido pelo uso exato da palavra elaboração, não é uma elaboração do plano porque ele já existe. Na verdade, é uma reestruturação, uma colaboração, e isso é feito em conferência”, desabafou uma fonte ouvida pela coluna.

Por volta das 21h desta segunda-feira, o secretário do Fórum Municipal de Cultura publicou uma nota no grupo de WhatsApp com o seguinte conteúdo:

“Diante desta publicação, a Coordenação Executiva do FMPC esclarece mais uma vez que: A indicação da Sociedade Civil para a Comissão da 4a Conferência NÃO FOI DO FORUM uma vez que esta foi orientada juridicamente a não indicação, em respeito aos dispositivos legais do artigo 6 da Lei Municipal 2780/2018.

Conforme exposto em informativos e em reunião ordinária do dia 13 de setembro (o vídeo estará disponível essa semana).

Iremos encaminhar um ofício para solicitar a alteração da redação do Decreto 147 (16 de Setembro), pois não condiz com a realidade.

Boa noite a todos e obrigada pela atenção.

Att.

Luiz Felipe  – Secretário FMPC”.

Menos de duas semanas para as eleições

Faltando apenas 13 dias para as eleições de 2022 as agendas dos candidatos têm exigido além de tudo, disposição física para cumprir tantos compromissos. O fim de semana foi marcado por um verdadeiro corre corre. Caminhadas, corpo a corpo, Região dos Lagos, metropolitana e Baixada nunca estiveram tão perto. O que se espera dos candidatos, é que em primeiro lugar não mudem os números de telefone após 2 de outubro. Em segundo, que não esqueçam, caso forem eleitos, do que viram por esse estado. Vozes das mais variadas áreas e periferias merecem uma agenda fixa, acessível. Será que é pedir demais? Vamos aguardar!

Em 2 de outubro

Já verificou no site do TRE as mudanças de locais de votação? Se na sua cidade houve isso? É importante demais se informar para que no dia da eleição não haja problemas. Outra coisa importante: você não precisa de título, mas tem quer ter um documento com foto pra votar. E, claro, o celular ficará com o mesário.

Paulo Ganime, candidato ao governo do estado, visita a região

O candidato do Partido Novo ao governo do estado, Paulo Ganime, esteve em Cabo Frio no último fim de semana em campanha. Foi na feira do Caiçara, passeou pelo calçadão da Praia do Forte e ainda esteve na Praia Grande, em Arraial do Cabo. Terminando o tour pela região, ele finalizou a agenda de compromissos em Búzios.

Chumbinho na Aldeia

O ex-prefeito de São Pedro continua na campanha e tem dedicado boa parte de sua agenda à cidade natal. No fim de semana esteve em diversas localidades para relembrar investimentos feitos em sua administração e pedir votos. Agora a noite, ele recebeu o deputado estadual e candidato à reeleição, Márcio Canella, para uma reunião com eleitores na cidade.

Jânio em Búzios

Nesta terça-feira Jânio Mendes visitará os eleitores de Cem Braças, em Búzios. Nesta segunda, ele andou por diversas ruas de Arraial do Cabo e promoveu uma grande caminhada. E agora a noite ele promoveu uma reunião no Jardim Excelcior. Ele e Davi Souza, que em boa parte do tempo cumprem agenda juntos, como foi no fim de semana em Tamoios, ao lado do prefeito José Bonifácio. Aliás, o prefeito tinha avisado que iria intensificar a campanha aos seus candidatos Davi e Jânio nestas últimas semanas das eleições, “mas sem prejudicar meu ofício de prefeito”, disse ele. 

Aquiles Barreto

A penúltima semana de campanha tem extensa agenda divulgada na rede social. Nesta segunda ele se dividiu entre Cabo Frio e Rio de Janeiro, onde está realizando uma reunião nesta noite no tradicional bairro da Tijuca. Nesta terça-feira ele realiza caminhada no Jardim Caiçara, pela manhã, e na Boca do Mato, à tarde.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email