fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta segunda-feira (30/10)

Magdala reúne secretariado, imprensa e sociedade para marcar 100 dias de Governo; Coletiva é também momento de falar da alta temporada; Vantoil homenageia merendeiras de Iguaba; e Marcelo Magno prestigia Festival de Frutos do Mar de Arraial

Magdala reúne secretariado, imprensa e sociedade para marcar 100 dias de Governo

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, reuniu dezenas de pessoas para apresentar o balanço dos 100 dias de governo e falar dos planos futuros. E já de imediato, o secretário de Fazenda, Bebeto Cardoso, anunciou o que os servidores queriam ouvir: ele garantiu que o décimo terceiro e pagamentos serão feitos em dia.


Presença de servidores chama a atenção

Se Magdala queria causar um impacto no cenário político da cidade ao mostrar força com os servidores, ela conseguiu. O Clube Costa Azul ficou lotado, com reflexos de congestionamento na Ponte Feliciano Sodré e arredores. A prefeita dá a entender que vai entrar com força nas eleições de 2024. Pode parecer óbvia a afirmação por ser ela a chefe do Executivo em busca da reeleição, mas chama sim a atenção, a disposição que a prefeita demonstra que vai ter para brigar por votos na cidade. Vai ser uma corrida no mínimo, interessante.


Magdala responde a imprensa

Logo após a abertura do evento que movimentou não só o Clube Costa Azul, mas todo o entorno, a prefeita respondeu às perguntas dos jornalistas que faziam parte da coletiva. Quando questionada qual seria a prioridade do seu governo até o fim dele, em janeiro de 2025, Magdala disse que era “cuidar das pessoas e da cidade. Então a minha prioridade é a população. Tudo o que a gente puder investir na cidade para melhorar a vida da população, a gente vai investir”, disse ela que foi aplaudida pelos servidores.


Sobre Troca de secretários

Questionada sobre as trocas de secretários nestes três meses, Magdala disse que aconteceram por motivos eventuais e não por uma possível característica do mandato dela. A prefeita também tranquilizou a todos e disse que a casa está “arrumadíssima”.

“É um governo com todas as secretarias trabalhando e tenho certeza de que isso é só o começo. A casa está arrumadíssima e agora é só deslanchar”.


Marca do governo é cuidar das pessoas, afirma prefeita

“O trabalho não está sendo em vão. Temos trabalhado muito, dia e noite, e não vou me cansar e a gente tá deixando uma identidade sim, a identidade de cuidar das pessoas, e essa marca eu quero deixar, de que somos todos iguais, que temos que cuidar um do outro. Tenho certeza que muita coisa boa virá. O balanço que faço é muito positivo, eu acho que nesses 100 dias, que nesse tempo que seria de transição do governo, a gente mostrou todas as ações que mostramos, então, eu tenho certeza de que o governo está trabalhando em conjunto”.


Sobre os eventos de alta temporada

Ao editor do Direto da Fonte, Magdala respondeu sobre o planejamento das próximas festas, como a do aniversário no dia 13 de novembro e réveillon. Ela afirmou que tudo, inclusive o Plano Verão, está sob controle e que nem dorme mais.

“Estou pensando nos eventos de forma responsável. Nós sabemos que a população precisa de música, precisa de festa, mas a gente tem que ser responsável, então a gente vai ter sim comemoração do aniversário da cidade, nós vamos ter a festa de fim de ano, nós vamos ter tudo, mas com responsabilidade, nada de extravagância. O verão está sendo discutido sim, já temos o nosso plano verão, todas as secretarias em conjunto. Quando digo que eu não durmo é porque eu não deixo ninguém dormir. Então todos nós estamos muito preocupados com isso, plano de verão está todo montado, está tudo sob controle e tenho certeza de que será um verão maravilhoso, para todos nós e todos os turistas que virão.  


Procurador David Figueiredo ressalta importância de aumentar arrecadação

O Procurador-Geral do Município, David Figueiredo, aproveitou o momento para reforçar que o governo está priorizando o aumento da arrecadação para minimizar parcelamentos de dívidas de governos anteriores.

“A gente encontrou as contas do município em grau de endividamento muito alto, são parcelamentos feitos com concessionárias de serviços públicos, parcelamento de precatórios judiciais, e isso é um comprometimento mensal de 15 milhões de reais, ou mais. Então, a gente tem buscado de uma forma bem dinâmica, utilizando de todos os artifícios possíveis para tentar arrecadar mais, aumentar a arrecadação do município. Nós tivemos um êxito no Concilia que foi realizado em parceria com a Procuradoria-Geral do município, nós conseguimos fazer com que 22,5 milhões fossem recuperados, de dívidas passadas. Como foi dito hoje, mais de 5 mil devedores do município, procuraram a Secretaria de Fazenda e realizaram acordos. Então, a gente vê com muito bons olhos, o empenho, a dedicação, o trabalho, e sabe que isso é apenas uma sementinha que está sendo plantada, nunca se fez tanto em tão pouco tempo.


Rejane Jorge, secretária de Educação, anuncia volta do Desfile Cívico

“Tem muita coisa acontecendo nesse final de ano na secretaria de Educação, muitas demandas, muitos prazos e a situação é cumprir todos. Estamos em andamento com o Desfile Cívico, onde estamos envolvendo as nossas 90 escolas, estamos envolvendo outros seguimentos da sociedade para que seja feito um resgate dessa tradição. Desde muito tempo a gente não tinha respeito a essa tradição, a esse resgate da cidadania. Então, na gestão Magdala Furtado existe esse ponto pacífico de nós educadores reavermos essa situação. E tenho certeza de que no dia (11) Tamoios vai fazer um desfile maravilhoso, todas as escolas e aqui no centro de Cabo Frio, na sede, as escolas vão desfilar no dia 13, no dia do aniversário da cidade”, afirmou a secretária Rejane Jorge, que garantiu que o ano letivo será cumprido.


Alguns vereadores também foram prestigiar o evento da prefeita Magdala Furtado. Entre os vistos na coletiva estavam Átila Mota, Ruy França, Alexandre da Colônia, Thiago Vasconcelos, Jean da Auto Escola, Douglas Felizardo, André Jacaré e Carol Midori.


Vantoil homenageia merendeiras de Iguaba

Em post na rede social, o prefeito Vantoil Martins homenageou as queridas merendeiras pelo dia de hoje, dedicado as mais amadas tias de qualquer escola.

“Hoje, 30 de outubro, é o dia da Merendeira Escolar. Principalmente por ter estudado muito tempo da minha vida em escola pública, considero anjos divinos as merendeiras. Quem nunca contou os minutos esperando tocar a sirene do recreio e correr pra fila da merenda? Eu sou desse tempo. Na foto acima estou na creche Therezinha Pedrosa, com as diretoras Andréia e Carol, registrando o momento ao lado das merendeiras Maria Helena E Cenira, as quais parabenizo e assim homenageando a todas que preparam com todo amor e carinho as refeições das nossas crianças”, escreveu o prefeito.


Marcelo Magno prestigia Festival de Frutos do Mar de Arraial

O Cabo realizou neste fim de semana o primeiro Festival de Frutos do Mar – a cidade já é conhecida por realizar tradicionalmente o Festival da Lula – molusco farto na cidade. O prefeito gostou do que viu e comeu:

“Festival de Frutos do Mar, um verdadeiro sucesso! Difícil até escolher o que degustar! Parabéns a todos os restaurantes pela elaboração dos pratos, estão sensacionais! Muita variedade de chopp também! Nossa gastronomia, cultura, música, arte e artesanato valorizados! Eventos como esse fomentam o comércio e fortalecem a nossa economia! Aproveito para parabenizar também todos os servidores que idealizaram e estão trabalhando nesse lindo evento!”.


PT de Cabo Frio se prepara para convenção municipal

Integrantes do PT da cidade de Cabo Frio se reuniram neste fim de semana para discutir os preparativos para a convenção municipal, que deve escolher o nome do professor Rafael Peçanha como candidato nas próximas eleições.

“Ontem o PT de Cabo Frio realizou uma plenária com status de convenção municipal. Foi muito legal encontrar tanta gente boa disposta a encarar essa luta por uma cidade melhor! Várias decisões importantes foram tomadas, na definição dos nossos caminhos rumo a 2024”, disse Rafael.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp