fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (01º/03)

De partido novo, Magdala promove evento para levar Prefeitura para bairros; o custo da leseira aldeense; de adversários a aliados na busca pelo voto buziano; Marcelo Magno se prepara para inaugurações; Iguaba Grande empossando 70 novos concursados

Magdala presente

De casa nova, após anunciar filiação ao PV, a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, teve uma manhã agitada nesta sexta-feira (1º). A chefe do Executivo foi ao bairro Jacaré acompanhar as ações do programa Governo Presente. A iniciativa visa levar serviços da Prefeitura aos bairros do município. O secretário de Governo, Roberto Jesus, e os superintendentes de Juventude, Anna Clara Laurindo; e de Políticas Públicas LGBTQ+, Pedro Rosa; além do coordenador-geral de Promoção da Igualdade Racial, Vítor Pires, estiveram entre as autoridades presentes. O compromisso marcou a volta de Magdala a Cabo Frio depois de uma agenda em Brasília que contou, além da filiação dela, com uma visita ao presidente Lula (PT).


Plenária do PT em São Pedro da Aldeia, em setembro do ano passado, confirmou pré-candidatura de Rafael Peçanha a prefeito de Cabo Frio

Os caminhos de Peçanha

O PV integra, desde 2022, uma federação partidária com PCdoB e PT. Portanto, eles devem permanecer unidos em corridas eleitorais – como se fossem um -, pelo menos, até 2026. Com a filiação de Magdala ao PV, todos os olhares da classe política se voltam para o pré-candidato a prefeito pelo PT na cidade, Rafael Peçanha. O ex-vereador convocou uma coletiva de imprensa para segunda-feira (4), às 18h, no Hotel Malibu. Questionado pela coluna se vai continuar no PT e manter a pré-candidatura, Rafael declarou que vai reunir a executiva do PT e o grupo político no fim de semana “para avaliar isso e dar um posicionamento na coletiva”. Atentos.


PSD com Serginho

Falando em movimentações políticas, o PSD deve caminhar, em Cabo Frio, junto do deputado estadual Dr. Serginho (PL) nas eleições municipais. Liderança da sigla no município, o ex-vereador e prefeito interino Aquiles Barreto publicou um texto nas redes sociais nesta sexta-feira (1º) falando sobre o apoio. “‘A vida vai melhorar’ e nós temos o melhor projeto para isso. Dr. Serginho, parabéns pela postura e dedicação. Vamos juntos com humildade, articulação e trabalho”, escreveu Aquiles. Na postagem, Barreto ainda agradeceu ao presidente do partido, Pedro Paulo, e o prefeito carioca e líder do grupo político, Eduardo Paes (PSD), por acreditarem nele. Antes desse movimento, o PSD era partido cogitado por Magdala Furtado para se filiar. Política em Cabo Frio está mesmo das mais dinâmicas, viu?


Os bastidores aldeense

Enquanto o clima político está a mil por hora em Cabo Frio, na vizinha São Pedro da Aldeia, paira aquele sentimento de “paz terrível”. Nem parece ano eleitoral. Todas as costuras dos grupos oposicionistas ainda parecem andar de forma morosa, sem muita energia. Não chega a existir sequer um trabalho de fiscalização combativo ao que vem acontecendo na atual gestão da cidade. O que se vê por parte dos pré-candidatos a prefeito Cláudio Chumbinho (REP) e Bia de Gugu (MDB), por exemplo, são visitas e conversas com a população, mas nada muito substancial. Enquanto isso, a gente vê também uma união de extrema-direita surgindo ali com o Paulo Santana junto com o dono de um clube de tiro na cidade, mas nada que se mostre robusto o bastante. De repente, era melhor a turma acordar para a vida. Outubro se aproxima a passos largos e resultados fora daquilo que se desenha não vão se construir da noite para o dia.


“Não dá para ter vaidades”

O assunto da política em toda a Região dos Lagos nesta quinta-feira (29) foi o apoio formal do ex-prefeito de Búzios Mirinho Braga (PDT) ao pré-candidato a prefeito na eleição suplementar Joãozinho Carrilho (PRD). A união colocou o cacique pedetista, ‘na mesma trincheira’, que o ora rival Dr. André Granado. O deputado estadual Dr. Serginho (PL) também esteve por lá no encontro do grupo. À coluna, Mirinho declarou que está pensando no município. “Não posso, pacificamente, deixar pessoas despreparadas tomar conta desse paraíso. Não quero ser candidato e tenho certeza que, entre os postulantes, Joãozinho é o mais preparado para enfrentar essa crise que o município está passando”, afirmou. De acordo com Mirinho, “não dá para ter vaidades”. “Deus me deu a oportunidade de ser prefeito três vezes. Se tiver que ser outras vezes, serei, acontecerá. Mas tenho a obrigação de colocar, em primeiro lugar, minha cidade”, afirmou.


Posse de concursados na saúde de Iguaba

Na manhã desta sexta-feira (01), o prefeito Vantoil Martins empossou cerca de 70 novos profissionais da saúde de Iguaba Grande. Os novos servidores vão trabalhar como Agentes Comunitários em Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). Além da posse, os profissionais receberam um Kit de trabalho contendo chapéu, colete, blusa com proteção UV, bota, garrafa, bolsa e um tablet que irá dinamizar a captação e transmissão das informações coletadas. Todos os novos profissionais passaram por capacitações, incluindo aulas práticas, dinâmicas em grupos e estudo de casos, e começarão a trabalhar a partir de segunda-feira (04). O prefeito Vantoil Martins expressou sua emoção durante a cerimônia: “É um momento de muita emoção. Quero dar as boas-vindas a todos vocês que agora fazem parte da família Prefeitura de Iguaba Grande. Quem se propõe a fazer saúde pública sabe que a responsabilidade só aumenta. Está nas mãos de vocês promover a saúde preventiva da nossa gente”. Participaram da solenidade o Chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fabio Costa; os secretários de Planejamento, Eron Bezerra; Administração, Valdecir Júnior; Saúde, Carla Valle e Turismo, Marcelo Durão; além dos vereadores Silvana Grimauth e Alan Rodrigues.


Rede de desenvolvimento

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Iguaba Grande, Wallace Martins, esteve, nesta semana, na primeira reunião de 2024 da Rede Lagos de Desenvolvimento. O encontro aconteceu na quarta-feira (28), em Cabo Frio. O secretário-adjunto de Fazenda de São Pedro da Aldeia, Gustavo Amoêdo, o diretor de Desenvolvimento Econômico aldeense, Sandro Bouth, e a responsável pela Sala do Empreendedor de São Pedro, Mariana Cunha, também estiveram por lá. Na oportunidade, os agentes de desenvolvimento se reuniram para revisar a planilha de conteúdos realizados no ano passado, além de iniciar o planejamento estratégico do mapeamento construído em 2023. O objetivo deste ano é colocar em prática as ações para melhorar o desenvolvimento regional. A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes do setor público nas diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico.


Inaugurações à vista

Em Arraial do Cabo, a programação dos próximos dias do prefeito Marcelo Magno (PL) será de entregas. Neste sábado (2), às 9h, o chefe do Executivo reinaugura a Creche Vicente Rodrigues, no morro da Boa Vista. O espaço recebeu obras que visaram melhorias na infraestrutura e estética do local. O evento terá ainda a entrega dos kits escolares dos estudantes da creche e o Programa Saúde nas Escolas. Já na segunda-feira (4), Marcelo reinaugura, às 18h, em Monte Alto, a escola Francisco Luiz Sobrinho. Alunos do Fundamental I e II e EJA, além de funcionários e professores, passam a contar, no ambiente, com uma quadra coberta, equipada com arquibancada, vestiários e banheiros acessíveis, além da criação de uma sala e um laboratório de informática, além da nova biblioteca.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp