Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (04/08)

Em São Pedro, Planejamento para quem?; Em Cabo Frio, Magdala se reúne com administradores de bairro e faz atendimento a população; Em Iguaba, reunião com políticos Fluminense; e Lei Paulo Gustavo é a pauta em Arraial do Cabo

Em São Pedro, Planejamento para quem?

Administrar a vida financeira pode ser difícil para nós mortais assalariados, é normal. Mas essa regra não vale para empresas: a vida financeira requer planejamento para que consigam manter as contas equilibrada e no azul. E isso vale para qualquer tipo de empresa, pública ou privada. Mas parece que nem todos seguem a regra do necessário planejamento financeiro. E, infelizmente, vamos ter que colocar São Pedro da Aldeia como exemplo do que a falta de planejamento e, possivelmente, gestão pode causar.

Como em um “choque de ordem”, para tudo! Vamos economizar! Assim pensou Fabio do Pastel ao mandar elaborar o Decreto 113/2023. Publicado no último dia 1, o documento de 5 páginas lista diversas restrições para contenção de despesas, dentre eles diárias e aditivos de contratos – esse último valendo com exceções a escolha do prefeito.

Durante todo esses dois anos e meio de gestão Fábio do Pastel, nós do Direto da Fonte estamos pontuando várias atividades que deixam claro a falta de planejamento, a exemplo da reforma da escola Pequiá, orçada em 3 milhões e depois sendo aditivada em mais 1 milhão, pois esqueceram de planejar a topografia do terreno; compra de 8 mil cestas básicas para distribuição gratuita nas vésperas de ano de eleição municipal; e recentemente, publicamos aqui que a festa de Réveillon de 23/24, por exemplo, vai custar quase 3 milhões só para segurança e estrutura, falta ainda os valores de contratação dos shows. Nós estamos sempre pontuando os gastos desenfreados de Fábio do Pastel. É triste, mas estamos avisando!


Nomeações colocaram a prefeitura no vermelho?

Está coluna também ressaltou recentemente que as muitas nomeações na prefeitura chamavam a atenção da população. Pela quantidade de gente sendo empregada e também pelo parentesco de muitos com vereadores ligados ao prefeito – lembramos do caso da nomeação da mãe e da namorada do vereador líder do governo, Jean Pierre. Neste momento de contenção total de despesas a pergunta que não se cala é: será que gastaram muito com a folha de pagamento?


O freio já tinha começado na Educação

Como também pontuamos aqui na coluna, recentemente uma circular da secretaria de Educação avisava que os servidores contratados teriam que cumprir as horas previstas no Edital de Contratação porque “não estamos em situação confortável em relação a folha de pagamento”, afirmou o memorando assinado pela secretaria Sheila Atalla.


Falta planejamento para a gestão, mas para a reeleição a história é diferente

Se falta planejamento de um lado, pelo outro o planejamento está bem adiantado. Fábio tem percorrido os bairros da cidade atrás de cabos eleitorais e possíveis candidatos para compor o grupo que o apoiara na reeleição. Nesta sexta, a reunião foi com o ex-candidato a prefeito na eleição de 2020 em São Pedro, Paulo Santana. O militar foi o 4º mais votado para o executivo com 5.286 votos.

A ideia de Fábio é trazer Paulo Santana para o grupo e lança-lo como candidato a vereador, pois pela votação que teve, pode ser considerado um “bom puxador de votos” para a eleição de candidatos do prefeito à Câmara Municipal.


Políticos Fluminense em pauta

Fábio Costa, o homem forte do governo Vantoil e nome escolhido para ser a continuidade do executivo de Iguaba Grande, esteve nesta sexta em um bate papo com grandes políticos da Região dos Lagos. A reunião foi em Saquarema, reduto eleitoral de Paulo Mello, que já declarou apoio a Fabio nas eleições de 2024. Outro nome que também esteve presente foi Chiquinho da Educação. Na pauta: a política Fluminense.


Magdala se reúne com administradores de bairro e faz atendimento a população

Depois do secretário de Governo se reunir com os administradores de bairro, ouvi as primeiras impressões dos agentes e fazer uma pré-organização, hoje foi a vez da prefeita Magdala Furtado encontrar com eles e ouvir as demandas de quem está diretamente na ponta, em cada bairro.

Ainda na agenda do dia, a prefeita cabo-friense se dedicou no atendimento à população. Uma das conversas foi com Juliette, mãe de um aluno da rede de educação com Transtorno do Espectro Autista, que tinha usado as redes sociais para denúncia a exclusão que o filho sofria na escola.

“Soube que ela estava insatisfeita com o atendimento ao filho dela e com toda razão. Hoje mesmo, já pedi a revisão de todos os protocolos de inclusão do município e vou ouvir a direção da escola.” Pontuou Magdala nas redes sociais.


Lei Paulo Gustavo é a pauta em Arraial do Cabo

Em Arraial do Cabo, a Subsecretaria de Cultura realizou uma palestra nesta sexta-feira (4), com o objetivo de orientar os artesãos cadastrados no município sobre como acessar os recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo.

A palestra foi conduzida por Rosana Andréia, escritora e agente cultural, e contou com a presença da coordenadora de artesanato da Subcult, Rosalie Sternberg, e do Subsecretário, Fernando Porto.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.