Inauguração de escola
Nesta sexta-feira (5), a prefeita Magdala Furtado participou da reinauguração da Escola Municipal Demerval Alves Rangel. De acordo com a prefeita, os 350 alunos da creche IV ao primeiro ano vão desfrutar de um prédio “bem estruturado e preparado para eles”. “A unidade, que acaba de completar oito anos de funcionamento, ficava na Rua dos Badejos, em Unamar, e agora está na Avenida Independência, Nº 3, Quadra C. Mais um marco para o distrito de Tamoios e para a Educação da nossa cidade”, afirmou.
Sem tempo a perder
já na quinta, tão logo o Projeto de Lei Complementar que tratava sobre o PCCR da Guarda Municipal foi aprovado pela Câmara de Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) tratou de sancionar a matéria. Nas redes sociais, Magdala, que chegou a ter coro de guardas gritando seu nome na sessão que aconteceu logo de manhã, pontuou: “Essa é uma grande vitória para a categoria, que desde 2014 aguardava essa adequação. Tenho a maior satisfação em participar deste processo”.
Mudanças no Parlamento
A janela partidária mexeu com as estruturas das câmaras em toda a Região dos Lagos. Em Cabo Frio, não foi diferente. O vereador Átila Motta, por exemplo, trocou o Avante pelo PC do B, partido que integra a Federação Brasil da Esperança, que deve lançar a atual prefeita Magdala Furtado como candidata à reeleição pelo PV. O vereador Roberto Jesus também fez uma troca de partido, saindo do MDB com destino ao PRTB, que é outro partido que integra a base de Magdala. Por outro lado, Davi Souza, que é da oposição, oficializou nesta sexta-feira (5) a mudança do PDT para o Progressistas, o famoso PP. O vereador afirmou que encontrou, no partido, “o espaço e autonomia necessários para seguir com essa convicção e dar continuidade às pautas que defendemos na Câmara”.
Evento de filiação
O ex-vereador e ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio Rafael Peçanha oficializou, nesta sexta-feira (5), o seu ingresso na Rede Sustentabilidade. Pré-candidato a prefeito, Rafael deve se consagrar como nome na disputa pela Federação Rede-PSOL. Apesar de ter mudado de sigla, conforme você já leu aqui no Direto da Fonte, Peçanha tem apoio informal de lideranças do PT local.
Frente ampla de Serginho
O ex-vereador Felipe Monteiro foi mais um nome a oficializar troca de partido em Cabo Frio. Com a presença de seu pré-candidato a prefeito, Dr. Serginho (PL), ele, que era militante histórico do PDT, marcou sua entrada ao Podemos. Pela sigla, ele deve disputar a vereança nas eleições de outubro. Felipe Monteiro era muito bem relacionado com o ex-prefeito José Bonifácio (1945 – 2023). Até mesmo chegou a causar surpresa o anúncio de seu apoio a Dr. Serginho. No evento desta quinta-feira, porém, o que se viu foi bastante sinergia entre os dois. De fato, o deputado estadual tem conquistado uma verdadeira frente ampla para disputar a Prefeitura.
Julgamento marcado
Em Búzios, conforme você vem acompanhando aqui no Direto da Fonte, o clima é das maiores expectativas com relação ao julgamento do prefeito afastado, Alexandre Martins (REP). O plenário do Tribunal Superior Eleitoral definiu que a avaliação do recurso que Alexandre protocolou para retomar a Prefeitura será no dia 18 de abril. O julgamento começou no dia 7 de março, mas foi suspenso após o ministro Floriano Marques pedir vistas do processo. Com isso, até dia 18, continua um clima de indefinição na cidade. As eleições suplementares estão marcadas para o dia 28. Caso Alexandre consiga retomar o cargo, por consequência, o pleito substitutivo, que tem como candidatos Rafael Aguiar (PL) e Leandro de Búzios (SDD), será automaticamente anulado. Mas já pensou o rebuliço de um eventual retorno de Alexandre? A turma lá na península está de olho no lance.
Grupo reforçada
Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) dispõe de bastante popularidade. Isso não é segredo para ninguém. As movimentações foram intensas para a formação das nominatas que compõem a robusta base de apoio que deve caminhar junto com o pré-candidato dele a prefeito, o Fabinho Costa (CID), que ocupava a chefia de Gabinete de Martins até esta sexta-feira (5). Nesta quinta (4), inclusive, o chefe do Executivo e Fabinho prestigiaram a filiação do vereador Luciano Silva ao União Brasil. A nominata da sigla inclui gente muito robusta dentro do município, como o vice-prefeito Alexandre Carvalho, que também é pré-candidato a vereador, a ex-secretária de Assistência Social e Trabalho e Renda Cláudia Souza e o vereador e ex-presidente da Câmara Baliester Werneck.
Solidariedade vem forte
Outro partido que se solidifica na base de apoio a Vantoil/Fabinho e montou uma nominata bem robusta foi o Solidariedade. A suplente de vereador Silvana Grimauth é pré-candidata e deixou o Cidadania com destino à sigla laranjinha. O vereador Júnior Negão também ingressou no partido, assim como o ex-vereador Elifas Ramalho e outros pré-candidatos a vereança de destaque, como o ex-secretário de Cultura Miquéias Gomes, a diretora de departamento da secretaria de Serviços Públicos Suely do Galpão, e o ex-subsecretário Renatinho da Saúde. Timaço.
Mas não para por aí
Enquanto o vereador Adriano Tikinho deixou a União Brasil com destino ao PSD, também para integrar a base da pré-candidatura de Fábio Costa, o Cidadania, partido das duas lideranças, recebeu novos integrantes. Entre eles, Victor Medeiros, ex-subsecretário de Transportes, e o atual vereador Roberto Antunes, que deixou a MDB. Aliás, esse foi o caminho oposto de Paulo Rito, que deixou o Cidadania com destino ao MDB.
Ensaiou o uivo e se calou
A semana foi marcada por intensa movimentação em São Pedro, devido às ações ensaiadas pelo ex-prefeito Paulo Lobo. Em uma entrevista, ele pretendia anunciar se seria pré-candidato ou quem apoiaria no pleito deste ano, além de fazer duras críticas ao atual prefeito Fábio do Pastel – até então, Lobo era considerado um conselheiro próximo. No entanto, o movimento parece ter morrido na praia, e o ex-prefeito continua ao lado de Pastel, surpreendendo ao total de zero comentaristas da Praça do Canhão.
Nova tucana na Aldeia
O assunto em São Pedro da Aldeia também são as movimentações às vésperas do fim da janela partidária e das trocas de partidos que devem ser feitas até seis meses antes das eleições. A ex-vereadora e pré-candidata à prefeita Bia de Guga anunciou filiação ao PSDB. Em 2020, ela concorreu à Prefeitura pelo MDB, partido que, neste ano, deve apoiar a busca pela reeleição de Fábio do Pastel (PL).
Zezinho com Chumbinho
Aliás, uma das lideranças que estava no grupo político de Bia nas eleições passadas estará caminhando, agora, ao lado de Cláudio Chumbinho (REP). Trata-se do ex-vereador Zezinho Martins, pré-candidato à vereança pelo Republicanos. O partido é o mesmo do ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, que é pré-candidato a retomar o cargo nas eleições de outubro. O próprio Zezinho confirmou o fechamento com Chumbinho em conversa com a coluna nesta sexta-feira (5) e pontuou satisfação com a escolha.
Fiel ao Solidariedade
Ainda nessas movimentações, quem decidiu permanecer onde está é o ex-vereador Ediel Telles, que confirmou à coluna nesta sexta-feira (5) que deve concorrer, mais uma vez, pelo Solidariedade. O partido também o abrigou na campanha de 2020. Atualmente, a sigla compõe a base do prefeito Fábio do Pastel. Portanto, Ediel deve apoiá-lo nas eleições de outubro. Há quatro anos, o candidato a chefe do Executivo do Solidariedade era o então presidente da Câmara, Bruno Costa.
Base de Penha
A coluna Direto da Fonte tem acompanhado as movimentações políticas de Araruama e não é só o lado do grupo do governo Lívia de Chiquinho (REP) que teve dança das cadeiras para formar nominata. A base da oposicionista pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) também teve movimentações expressivas. O vereador Oliveira da Guarda, por exemplo, deixou o MDB – partido de Chiquinho da Educação e da pré-candidata a prefeita Daniela de Lívia – para se filiar ao União Brasil. O destino foi o mesmo de Sylvinha Corrêa, que compunha os quadros do Cidadania, partido da base de Lívia. Já Aridinho deixou o União Brasil e se filiou ao PL, sigla de Penha. O partido também abriga o ex-vice-prefeito da cidade Anderson Moura, pré-candidato a vereador. Enquanto isso, Elói Ramalho aproveitou a janela partidária para trocar o PSD pelo Solidariedade.
André no União
Aliás, falando dos apoios a Penha, o ex-prefeito de Araruama André Mônica declarou à coluna Direto da Fonte, nesta sexta-feira (5), que saiu do PDT rumo ao União Brasil, “de forma absolutamente cordial, amistosa e conversada”. “Eu abri mão de minha pré-candidatura [a prefeito], no objetivo de a gente construir uma grande aliança de oposição na cidade. Entendi que, nesse momento, Penha era o nome, vamos dizer assim, com a maior condição de agregar essas forças”, afirmou. O PDT baixou uma resolução que não permite coligações da sigla com o PL. “A minha saída para a União é um movimento que objetiva a construção de uma aliança política forte para as eleições municipais de outubro. Quanto à ideia de que ele poderia vir a ser candidato a vice-prefeito com Bernardes, André disse que é muito cedo pra qualquer definição, mas é “uma possibilidade concreta”.
Na expectativa do Motofest
Em Arraial do Cabo, todas as energias nesta sexta-feira (5) estiveram voltadas para a realização da edição de 2024 do Motofest. O evento que reúne moto, música e gastronomia promete agitar a orla da Praia Grande até domingo (7). Entre as atrações, haverá show da banda Barão Vermelho, que tem se tornado figurinha carimbada nos eventos da região. Só esse ano, já fez shows em Arauama e Cabo Frio. O evento de motos promete trazer bastante diversão por lá, visto o empenho e atenção que tem recebido por parte da turma do Executivo.