‘Conselho’? Uma palavra não quista em São Pedro…
Um gaiato da Praça do Canhão certamente diria: “não fale em ‘Conselho’ nessa cidade porque sempre da M”. Pode parecer piadinha sem graça, mas é muito sério. Já perdemos as contas aqui no Direto da Fonte de quantas vezes noticiamos problemas envolvendo Conselhos e gestão pública.
Fato é que a Prefeitura comunicou hoje a anulação da eleição dos novos integrantes do Conselho Tutelar – eleição que aconteceu no domingo passado – realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Mas a anulação não foi por iniciativa própria. Foi uma decisão do Ministério Público por conta de denúncias de irregularidades em urnas e outros problemas mais. Vale lembrar que apontamos todos os erros no Direto da Fonte da última semana.
Conselho lista denúncias recebidas
Dentre as irregularidades que apontamos e agora foram confirmadas em publicação do Diário Oficial da prefeitura então:
“Foi observado que não houve o correto preenchimento do caderno de eleitores, impossibilitando, assim, a identificação dos respetivos indivíduos que votaram na seção referida, o que impede, em última análise, verificar se tais indivíduos são, de fato, eleitores regularmente inscritos e aptos a votarem em São Pedro da Aldeia”.
“Ficou constatado, ainda, durante a apuração dos votos, que uma das urnas utilizadas na seção situada no CRAS Gelson Pinheiro – Rua do Fogo não estava com o lacre oficial fornecido pela Comissão Especial Eleitoral do CMDCA, com as respectivas assinaturas da Presidente da Comissão Eleitoral e do membro do Ministério Público”.
E se não bastasse: “ainda, que diversas cédulas de votação retiradas das urnas que estavam localizadas no CRAS Gelson Pinheiro – Rua do Fogo não continham a assinatura do mesário/presidente da mesa da respectiva seção, em desrespeito à orientação fornecida pela própria Comissão Especial Eleitoral do CMDCA; Considerando que o total de votos computados nas 02 (duas) urnas acima referidas foi de 313 (trezentos e treze) votos, sendo 147 (cento e quarenta e sete) em uma das urnas e 166 (cento e sessenta e seis) na outra urna, sendo que em virtude das graves irregularidades acima narradas, todos os votos foram invalidados pela Comissão Especial Eleitoral do CMDCA, no momento da apuração, e, portanto, não foram contados/computados aos respectivos candidatos”.
Ou seja, mais uma dor de cabeça para resolver porque quem foi eleito não está nada satisfeito.
Fabio segue firme em alianças políticas…
Enquanto o ‘pau cantava’ no município por conta da bomba da anulação da eleição, Fabio do Pastel seguiu tranquilo fazendo alianças políticas para as próximas eleições. O almoço da sexta-feira foi com o deputado estadual Pedro Ricardo.
Preocupado com a oposição?
Para quem não se lembra, o deputado Pedro Ricardo apoiou e teve o apoio da opositora de Fabio, Bia de Guga, nas últimas eleições. Tudo indica que Fábio não quer deixar a oposição ganhar estrutura através do apoio de deputados. A eleição de 2024 promete muitos capítulos.
Todos os olhares para a Aldeia
As notícias não são as melhores por São Pedro da Aldeia. O Ministério da Saúde apontou a cidade como um dos municípios com a menor cobertura vacinal do estado do Rio de Janeiro.
“Por conta dessa diminuição da cobertura vacinal, que está ocorrendo em todo o estado, o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Saúde (CAO Saúde/MPRJ), encaminhou, nesta quinta-feira (05), orientação estratégica para todos os promotores que atuam na área da saúde coletiva. Objetivando fomentar políticas públicas para o enfrentamento da baixa cobertura vacinal, com resolutividade para cumprimento das metas do Programa Nacional de Imunizações (PIN), do Ministério da Saúde”, informou o Portal Fonte Certa (clique aqui para ler a matéria completa).
Com a ida de Roberto de Jesus para prefeitura de Cabo Frio, André Jacaré toma posse
Com posse marcada para a próxima terça-feira, André Jacaré é o novo substituto de Roberto de Jesus – que assume o lugar de Luanna Cabral, que estava interinamente na secretaria de Governo de Magdala Furtado, após a saída de Ruy França. Roberto que tem o perfil combativo como vereador, agora vai para o governo. Será que o teleférico no Morro da Guia que o vereador indicou através de projeto na Câmara agora sai? Para quem não sabe, o vereador tem esse sonho, de transformar o local em um ponto turístico na cidade.
Comemorações do Outubro Rosa
O Hospital da Mulher recebeu a visita da prefeita Magdala nesta sexta-feira para celebrar a campanha Outubro Rosa. A prefeita esteve com funcionários e pacientes na unidade.
“Como não poderia ser diferente, o Hospital da Mulher está com uma programação especial em alusão ao movimento Outubro Rosa. Tenho uma enorme satisfação e gratidão por poder oferecer algo a mais para as mulheres do nosso município. Governar é, essencialmente, cuidar!”, disse a prefeita.
Iguaba recebe São Pedro e Araruama para o CONAE 2024
O secretário de Educação e Governo de Iguaba Grande, Jales Lins, recebeu a secretária e subsecretária de Educação de São Pedro da Aldeia, Sheila Atalla e Elaine Mendes, respectivamente; e Suzanne, Coordenadora Educacional de Araruama, além da Assessora de Políticas Pedagógicas de Iguaba e São Pedro, Danielle Corrêa, para uma reunião de alinhamento, onde foi decidido que os municípios de São Pedro, Iguaba e Araruama vão preparar juntos a etapa da Conferência Nacional de Educação. Iguaba será a cidade sede da etapa municipal, inicialmente marcada para o próximo dia 30.
Iguaba tem sido destaque nos índices da educação básica entre as cidades da Região dos Lagos, nada mais justo que também seja a sede para receber os demais municípios para a conferência.