O primeiro Dia da Mulher da primeira prefeita
Em Cabo Frio, a sexta-feira (8) marcou o primeiro Dia da Mulher da primeira prefeita do município, Magdala Furtado (PV). A chefe do Executivo esteve empenhada, nesta semana, nas ações que a Prefeitura planeja para todo o mês em alusão à data. Em entrevista exclusiva à coluna Direto da Fonte, Magdala fez um balanço desse período de quase oito meses à frente da adminstração municipal. Ela definiu a experiência como um “desafio”. “Nós, mulheres, enfrentamos desafios durante toda a vida, mas encaramos isso como motivação e seguimos adiante. Como uma mulher à frente do Executivo não é diferente. Só eu e Deus sabemos o que tenho enfrentado”, desabafou. Apesar disso, Magdala afirmou que busca, no trabalho pela cidade, sua motivação. “A mulher se reinventa a cada dia para conquistar seus objetivos e, comigo, não é diferente. Algumas pessoas tentam tirar o meu foco, mas eu sigo trabalhando por cada cidadão de Cabo Frio. Estou focada no que é melhor para a cidade”, pontuou.
Evento de Serginho
Por falar em Dia da Mulher, o deputado estadual Dr. Serginho (PL) realizou, na noite desta quinta-feira (7), o 1º Encontro das Mulheres na Política em Cabo Frio. Ao longo do evento, o parlamentar homenageou a esposa, Aline Rabelo. A deputada federal Soraya Santos (PL) esteve presente, assim como a família em peso do deputado, incluindo as filhas, Maria Antônia e Maria Alice, a mãe dele, Vânia, e a irmã, Gabi. “Levanto minha voz para homenagear e honrar cada uma de vocês. Que nossa cidade possa ofertar mais oportunidades, igualdade e amor”, declarou o deputado.
CPI da Saúde na Câmara
Logo depois da sessão da Câmara de Cabo Frio desta quinta-feira (7), os vereadores componentes da CPI da Saúde se reuniram para definir cargos. Ficou acertado que o líder da oposição, Josias da Swell (PL), será o presidente do colegiado, que terá o vereador Adeir Novaes (REP) como vice. A CPI terá relatoria do vereador Davi Souza (PDT), que conversou com a coluna nesta sexta (8). O parlamentar argumentou que a CPI visa dar transparência com relação ao dinheiro público. “Foi destinado R$ 55 milhões do governo federal para Cabo Frio e a gente quer saber onde esse dinheiro foi gasto. Nós votamos um requerimento pedindo o detalhamento dessa verba e está guardando as documentações”, afirmou. O vereador sintetizou que a fiscalização serve para pedir “responsabilidade com o dinheiro público”.
Marcelo Magno em evento do Dia da Mulher
A sexta-feira (8) foi um dia bem especial para as mulheres de Arraial do Cabo. O município realizou um grande evento no CIEP 147, na Prainha, com palestras e também a comemoração do primeiro aniversário da Patrulha Maria da Penha na cidade. A celebração contou com a presença do prefeito, Marcelo Magno (PL), que estava acompanhado da esposa, Gabriele Neto. Além do secretário de Educação, Bernardo Alcântara, diversas autoridades marcaram presença. Especialmente, as mulheres do governo municipal. Na foto, Marcelo está com (da esquerda para a direita) Rosane Daminelli, presidente da Ecatur; Valéria Mendes, superintendente de Sustentabilidade, Igualdade Racial e Direitos da Mulher; Mariane Andrade, presidente da Esac; Karla Kakau, subsecretária de Saúde; Gabriele Neto; Isabela Florentino, secretária de Fazenda; Milena Alcântara, Procuradora-Geral do município; Shana Barros, presidente do IPC; Denise Mendonça, Controladora-Geral; e Silvia Carla de Oliveira, secretária de Direito do Consumidor. Que timaço, hein?
Enfim, a inauguração da escola Pequiá
Após mais de R$ 4 milhões e três adiamentos de obra, enfim, a comunidade escolar terá de volta a Escola Municipalizada Pequiá, no bairro Rua do Fogo, em São Pedro da Aldeia. A reinauguração será neste sábado (9), às 8h. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), será o responsável pela cerimônia, que deve contar com a participação da comunidade escolar, autoridades do governo municipal e membros da sociedade civil. Vamos ver se essa revitalização tão aguardada e tão atrasada está a altura do investimento feito. A turma na Praça do Canhão está de olho.
Audiência pública das escolas cívico-militares
Por falar em educação em São Pedro da Aldeia, o vereador Jean Pierre (PODE), presidente da Comissão de Educação, convocou uma audiência pública para discutir a continuidade – ou não – das escolas civico-militares. O encontro será na segunda-feira (11), às 14h, no plenário da Câmara Municipal. No convite, Jean Pierre afirma que os vereadores desejam “ouvir a sociedade civil em relação ao tema”. A comunidade escolar da Escola Municipal Professora Miriam Alves Guimarães ficou na bronca ao constatar que o programa havia sido interrompido no começo desse ano. A coluna Direto da Fonte acompanhou a situação e, só após a repercussão do assunto, o prefeito Fábio do Pastel chegou até a enviar um projeto de lei à Câmara para assegurar a continuidade do projeto. A matéria está em tramitação no Legislativo.
Mensagem de Ediel
Ainda em São Pedro da Aldeia, o ex-vereador Ediel Teles publicou uma mensagem ao lado de sua esposa comemorando o Dia da Mulher. No vídeo, uma das figuras mais carismáticas da política aldeense afirma que agradece por todas as mulheres e mostra bem o carinho que tem pela amada, Damiana Hambrich. Confira o vídeo com o momento ternura abaixo:
Vantoil comemora obras de creche
A semana do prefeito de Iguaba Grande Vantoil Martins foi bem corrida. Além de mais um episódio de seu podcast, o “Vem com a gente!”, na quarta-feira (6), o chefe do Executivo esteve, ao lado do secretário de Educação e Governo, Jales Lins, acompanhando o início das obras de uma creche no bairro São Miguel. A unidade fica no loteamento Portal de Iguaba. De acordo com Jales, serão cerca de 120 crianças atendidas pela unidade. As obras, com estrutura de pré-moldados, devem terminar ainda neste ano, durante a gestão de Vantoil.
A mulher no Parlamento
Única vereadora de Iguaba Grande, Silvana Grimauth (CID) falou com a coluna Direto da Fonte desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, sobre as dificuldades de se inserir como mulher na política. Ao longo de sua fala, a parlamentar destacou a importância de mulheres falarem sobre política e da defesa de pautas relacionadas a elas. “Foram dez meses de mandato. A minha maior resistência, a maior dificuldade, foi conseguir me colocar naquele papel ali, em um cenário totalmente masculino”, iniciou. “Eu acho que faltava ter mulher falando sobre política e eu acho que isso também foi alcançado. As pessoas conseguiram me ver nesse papel. Não só os vereadores. Uma mulher falando sobre política no meio de tantos outros políticos. E que, sim, nós temos direito de fala, nós temos voz, nós temos pautas a serem defendidas”, continuou. A vereadora destacou, por exemplo, a indicação da distribuição de absorvente, antes mesmo do programa do Ministério da Saúde entrar em vigor. “É falar sobre saúde menstrual em uma Câmara só de homens. Então, muito difícil trabalhar certos temas”, resumiu. Por ser suplente, Silvana deve deixar o cargo de vereadora no começo do mês que vem, quando o secretário da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável, Paulo Rito, deve se desincompatibilizar da pasta para retomar seu cargo no Legislativo com o intuito de concorrer à reeleição.
ISP Mulher
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o “Monitor da Violência Contra a Mulher”. A ferramenta é especial para a secretaria Estadual da Mulher (SEM) e possibilita acompanhar diversas formas de violência contra a população feminina. O painel interativo é de fácil consulta e manuseio, e apresenta dados mensais sobre os delitos cometidos contra as mulheres por município e área de atuação das delegacias e batalhões de polícia. A ferramenta possui acesso restrito apenas para servidores da secretaria da Mulher. No entanto, será liberada para a população uma plataforma com dados de alguns dos principais crimes com vítimas do sexo feminino. A ferramenta ISPMulher faz parte do pacote de atividades de 25 anos de existência do Instituto de Segurança Pública.
Mulher na política
O censo de 2022 do IBGE aponta que as mulheres são 51,5% da população brasileira. Em julho de 2022, as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicaram que elas também representam 52,65% do eleitorado. Apesar disso, o caminho para a representatividade das mulheres está muito longe de ser percorrido. Quando a gente fala de Região dos Lagos, por exemplo, a cidade de Cabo Frio só viu uma mulher chegar à chefia do Executivo por conta do falecimento do ex-prefeito José Bonifácio (1945 – 2023). Em Saquarema e Araruama, a realidade é um pouco diferente, com mulheres comandando a Prefeitura, respectivamente, desde 2009 e 2017. No entanto, nas eleições de 2020, por mais que Cabo Frio e a própria Araruama tenham tido uma mulher como a pessoa candidata à vereança mais votada, apenas duas parlamentares foram eleitas em cada um dos municípios, que têm 17 vagas na Câmara. Se essa realidade parece um tanto quanto negativa, vai lá ver em Iguaba Grande, Búzios e Arraial do Cabo, que sequer mulheres foram eleitas para a Câmara. Iguaba mesmo só tem uma mulher vereadora por conta do licenciamento de um parlamentar para assumir secretaria na gestão municipal. Outubro está chegando, vem aí mais um período eleitoral. Quem sabe, com ele, chegue a oportunidade de fazer com que a maioria da população e do eleitorado consiga, ao menos, diminuir a tamanha discrepância e contraste do que se vê entre sociedade e o grupo de eleitos após a apuração dos votos.