Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (14/04)

Região dos Lagos no Mapa do Turismo, menos São Pedro da Aldeia; e a Central de Monitoramento de Iguaba Grande

“Vou nadar e morrer na beira da praia…”

“Vou nadar e morrer na beira da praia…” A música que estourou nos anos 90, na voz da Banda Brasil e em 2022 foi regravada por Alexandre Pires, dá início a essa triste informação que o Direto da Fonte tem que trazer. Apesar da relação com a música parecer uma brincadeira, não é. Mas é que o Turismo de São Pedro da Aldeia, uma cidade com tantos encantos, nadou, nadou e morreu na praia. Isso porque a cidade, que até o ano passado aparecia no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo na classe C, este ano não aparece mais. Cidades menores e mais novas como Iguaba, por exemplo, aparecem no mapa, mas São Pedro ficou de fora.

Isso porque todo trabalho que foi feito de organização do trade turístico, conselho de turismo, reuniões, etc, teriam sido ações que não tiveram continuidade nos últimos tempos – o que faz a cidade perder e muito.


Gestão e continuidade em Iguaba

Iguaba Grande se destaca em toda Região dos Lagos pelo trabalho de gestão que o prefeito Vantoil Martins vem fazendo, com o apoio de secretários compromissados com o avanço da cidade. Um desses destaques é a secretária Carla Valle que colocou a cidade no Mapa do Turismo e mesmo com a ida dela para a secretaria de Saúde, seu sucessor, Ricardo Coutinho, manteve o trabalho que vinha sendo realizado e a cidade permanece no Mapa do Turismo.

Gestão é isso. Não importa quem esteja à frente das pastas, o trabalho tem que continuar a ser feito e quem ganha é a cidade.


Região da Costa do Sol

A Região da Costa do Sol aparece no Mapa do Turismo com dez cidades. São elas: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba grande, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e Saquarema.

Em tempo: antes de assumir a secretaria de Turismo de Arraial do Cabo no início da gestão Marcelo Magno, o turismólogo e professor universitário, Marco Simas, trabalhou na secretaria de Turismo de Quissamã, onde realizou um trabalho de destaque no turismo da cidade, o que faz a cidade também figurar no mapa. Marco deixou recentemente a secretaria de Turismo de Arraial e voltou a prestar serviços pra Quissamã.

Para ver o Mapa do Turismo, acesse aqui.


O que é o Mapa do Turismo?

“O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A,B,C,D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Estudo de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais”.


Quem sabe faz a hora

Bia de Guga tem rodado a região em busca de inspiração de projetos para servir como base nas próximas eleições. Ela esteve essa semana visitando Iguaba e Araruama para conhecer ideias que deram certo nas cidades vizinhas, nas áreas de Saúde, Educação. Como diriam no meio empresarial, foi fazer o famoso ‘networking”.


Zé no Fabio Junior

Até o prefeito José Bonifácio está animado para assistir ao show de Fábio Junior neste sábado, em mais um evento de comemoração dos 10 anos do Shopping Park Lagos. Ele confirmou a presença no show que vai arrastar centenas de fãs do cantor e promete muita emoção.

O prefeito sempre é visto prestigiando os artistas que se apresentam na cidade. Em dezembro ele aproveitou o show da banda Roupa Nova (foto).


Iguaba em contagem regressiva para inauguração da Central de Monitoramento

Voltando a falar de Iguaba, Fabio Costa disse ao prefeito Vantoil Martins que está ansioso para a inauguração da Central de Monitoramento da cidade. Eles visitaram as futuras instalações que vão monitorar a cidade por 176 câmeras espalhadas por pontos estratégicos – o projeto foi definido como “BBB” por Vantoil.

“Visitamos a nossa futura Central de Monitoramento para trazer para vocês um rápido spoiler dessa inovação do nosso governo que trará mais segurança para toda nossa população”, postou o prefeito em sua rede social.

https://www.instagram.com/p/CrB6XDHLxrG/
Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.