MPF de olho na Cultura de São Pedro da Aldeia
O Ministério Público Federal quer explicações sobre a dissolução do Conselho de Cultura no ano passado em São Pedro da Aldeia, no prazo do 20 dias. No despacho assinado pelo procurador Leandro Mitidieri, ele solicita que a prefeitura:
“Preste esclarecimentos sobre a representação em epígrafe, especialmente sobre a possível dissolução irregular do Conselho Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia/RJ;
Informe o quantitativo de recursos públicos de origem federal recebidos pelo Município de São Pedro da Aldeia/RJ desde o ano de 2022 na área da cultura (inclusive verbas da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc), qual foi a finalidade da utilização dessas verbas e se houve prestação/aprovação das contas desses recursos federais”. Diz o documento.
A entrada do MPF na cena cultural da cidade é vista com esperança pelos agentes culturais que veem denunciando irregularidades na gestão municipal há quase dois anos.
Três gerações de Iguaba
Nossa História, Esse é o nome da exposição sobre a história de Iguaba antes da emancipação e sobre as mudanças que aconteceram ao longo dos anos, que fica em cartaz até o dia 30 de junho na Casa de Cultura da cidade.
A inauguração da exposição contou com três gerações de políticos da cidade, que relembraram como foi todo o processo de emancipação do município: Rodolfo Pedrosa – prefeito de São Pedro em 1995, quando Iguaba foi emancipada; o primeiro prefeito de Iguaba, Hugo Canellas e Vantoil Martins, que além de ser o atual prefeito, é servidor concursado do município, do primeiro concurso que foi feito na cidade, então, também faz parte desta história que está em exposição.
Toda a exposição foi organizada pela equipe da secretaria de Cultura, comandada por Miquéias Gomes, que também está na foto.
A Casa de Cultura Simonides Guimarães fica na Estrada do Sopotó, s/n – Centro. O local funciona as terças e quintas, de 8h às 17h, Vale a pena ir conferir!
Vantoil anuncia chegada de rede de supermercados
O prefeito de Iguaba, Vantoil Martins, anunciou a chegada de uma grande rede de supermercados na cidade, com a geração de 200 empregos locais. O prédio vai ser construído no antigo espaço da prefeitura, que já foi demolida.
“Serão gerados mais de duzentos empregos diretamente. A cada dia vemos que estamos na direção certa do crescimento. Nossa cidade vem se tornando mais competitiva para atrair empresas que irão gerar novos postos de trabalho”.
Inauguração de mais um ESF em Cabo Frio
Mais uma unidade de saúde reformada foi inaugurada em Cabo Frio. Dessa vez foi a Estratégia Saúde da Família no Tangará, nesta sexta-feira, com a presença do secretário de Saúde Jânio Mendes e de vereadores, entre eles, o presidente da Câmara, Miguel Alencar. Esta é a quarta em menos de um mês. Neste mesmo dia o secretário de Saúde, Jânio Mendes, fez um tour pelas unidades mais distantes como Maria Joaquina, Angelina e Araçá, para verificar as instalações.
“Iniciei minhas visitas pelo ESF Maria Joaquina, conversei com médicos e profissionais da unidade, onde implantamos mais um núcleo de residência médica de Medicina de Família, em parceria com a UERJ. Em seguida, parti para o Angelim, onde visitei o ESF que reformamos com nossa equipe de manutenção e conversei com funcionários. No Araçá, visitei as obras de reforma e ampliação do ESF da comunidade que fora construído no ano de 1976”, disse Jânio.
Cultura de Cabo Frio vai receber quase dois milhões pela Lei Paulo Gustavo
Cabo Frio vai receber R$ 1.852.779,71 em recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo). A previsão de pagamento é para o dia 30 de junho. Excelente notícia para o setor cultural.
Cabo Frio, ao contrário da vizinha São Pedro da Aldeia, foi a primeira cidade da Região dos Lagos a ter aprovado o Plano de Ação para aplicação da Lei Paulo Gustavo. Todo o trabalho está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio do Departamento de Assessoria Técnica do Programa Municipal de Editais de Fomento e Difusão Cultural.
Segundo a secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner, os editais para a distribuição dos recursos da Lei Paulo Gustavo já estão sendo elaborados e vão seguir todos os trâmites, para que então seja realizada consulta pública, e em seguida a execução do certame.
“Estamos muito contentes, pois conseguimos aprovar o Plano de Ação para aplicação da Lei Paulo Gustavo e assim entrar nos primeiros lotes para o recebimento do recurso. O trabalho continua, com a elaboração dos editais de fomento que serão executados para a distribuição dos recursos para os artistas de Cabo Frio. Em breve, teremos mais boas notícias”, afirma a secretária adjunta de Cultura.