Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (16/09)

Castro e Freixo empatados tecnicamente; Aquiles lota salão do Paradiso e Jânio em Tamoios

Castro e Freixo empatados tecnicamente

A pesquisa do Datafolha divulgada na noite de ontem mostrou que Claudio Castro e Marcelo Freixo devem ir pro segundo turno das eleições, pois estariam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro. Apesar disso, Castro está na frente das pesquisas com 31% das intenções de voto e Freixo tem 27%. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, entre 1202 pessoas ouvidas.

A eleição do Rio de Janeiro é muito simbólica e por isso os candidatos mais votados lutam palmo a palmo por votos. Os últimos cinco governadores do estado foram presos, inclusive, Castro só é governador pois Witzel sofreu Impeachment. É um estado que historicamente tem uma política conturbada, o famoso jeito fluminense. Uma pena, porque com os seus 12,8 milhões de eleitores, o estado do Rio é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil. Em primeiro está São Paulo, com 22,16% dos eleitores, seguido de Minas, com 10,41% dos eleitores e o Rio em terceiro, com 8,2% do total. Vale ainda ressaltar que somente a região Sudeste tem 42,4% de todos os eleitores do Brasil, que chegam a mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar em 2022. São dados do Tribunal Superior Eleitoral.

Em tempos de crise, bico nas eleições ajudam famílias

O que mais temos visto nos últimos dias são pessoas segurando bandeirinhas de candidatos por todos os cantos. É um ‘trampo’ temporário, como diriam os mais jovens, mas é importante a gente falar sobre isso porque muitos são desrespeitados. É preciso entender que num país que o quilo do arroz e do feijão segue nas alturas e o salário mínimo não cobre as despesas mensais, no país que mais de 33 milhões de pessoas passam fome e vivem em insegurança alimentar, fora tantas outras pessoas morando nas ruas, um ‘bico’ desse pode ajudar as famílias a comerem. É preciso respeitar os trabalhadores. A prestação de contas do candidato para quem está trabalhando é coisa do político, não de quem foi contratado. Vamos separar as coisas, amigos, e pararmos de sermos hipócritas. E termos respeito por quem está trabalhando honestamente, afinal, balançar bandeira é trabalho árduo. E esse alerta serve também para cada candidato, cada um que contratou esses cidadãos, que lembrem do povo que sofre e tanto precisa, esse mesmo povo que aceitou qualquer grana pra segurar a sua bandeira e garantir um dinheiro a mais para suas famílias.

Tempos difíceis os nossos.

Aquiles lota salão do Paradiso, em Cabo Frio

Segundo a organização da campanha, cerca de duas mil pessoas estiveram presentes na grande reunião realizada por Aquiles Barreto no Hotel Paradiso Corporate em Cabo Frio. Como já era esperado, José Bonifácio esteve no evento, ao lado do ex-prefeito Marquinho Mendes e outras lideranças políticas da região. O auditório lotado, com muitas pessoas em pé, assistiu a diversos depoimentos, dentre eles o da mãe de Aquiles, Laura Barreto, ex-secretária de Educação de Cabo Frio. Laura, aliás, tem sido uma cabo eleitoral e tanto ao lado do filho.

Jânio em Tamoios

Jânio Mendes realiza uma caminhada neste sábado, às 9h, em Tamoios. Ele aproveitou a noite de quinta-feira para se reunir com produtores rurais do Angelim e São Jacinto para ouvir as necessidades e ideias da população local.

Bernard segue em campanha

O candidato à reeleição Mauro Bernard, que faz campanha do jeito dele, sem muito alarde, comunicou que segue em campanha, mesmo tendo tido o registro indeferido por falta de certidões, mas que também cabia recurso.

Calendário Eleitoral, dias decisivos

A partir deste sábado, faltando 15 dias para as eleições, nenhum candidato ou candidata pode ser preso, salvo em flagrante. Já os eleitores, não podem ser presos a partir de 22 de setembro, terça-feira que vem, também com a ressalva da prisão em flagrante.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email