fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (17/03)

Cabo Frio é contemplada para projeto náutico do Ministério do Turismo; Mauro Lobo é o nome do Avante para São Pedro da Aldeia e Bandeira Azul em Iguaba Grande

Cabo Frio é contemplada para projeto náutico do Ministério do Turismo

Cabo Frio recebeu, nesta sexta-feira (17), a visita técnica do coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo (MTur), Matheus Linhares, para a elaboração de um anteprojeto de ampliação e melhoria da infraestrutura náutica. O município é um dos oito escolhidos em todo o Brasil, e o único do estado do Rio de Janeiro, para fazer parte do Projeto Infraestruturas Náuticas, uma parceria do Ministério do Turismo com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Além do representante do MTur, acompanharam a visita técnica o engenheiro José Francisconi, do Laboratório de Transporte e Logística da UFSC, as secretárias municipais de Turismo, Paula Pinheiro, e de Planejamento, Dhanyelle Garcia, e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente, da Mobilidade Urbana, da Guarda Marítima e Ambiental e da Marinha do Brasil.

A primeira parte da inspeção foi feita de barco, pelo Canal Itajuru, no trecho que vai da Boca da Barra até o Boulevard Canal. De volta ao Terminal de Transatlânticos, a segunda etapa foi feita a pé, para observar o tráfego de embarcações e as condições estruturais dos decks e píeres existentes ao longo da orla da Passagem. Finalizando as atividades na parte da manhã, a comitiva se dirigiu até a Praia do São Bento e a Praia do Siqueira.

Segundo o servidor do Ministério do Turismo, entre os fatores para que o município tenha sido escolhido estão a quantidade de embarcações, a infraestrutura náutica existente, as belezas naturais e o trabalho de preservação ambiental.

A secretária de Turismo de Cabo Frio, Paula Pinheiro, explicou que “Não se trata somente do desenvolvimento do turismo náutico, mas também da adoção de novas práticas de navegabilidade. Umas das metas é criar, ao longo do Canal Itajuru, até a Praia do Siqueira, pontos de táxis náuticos para facilitar a mobilidade da população e dos turistas, além de desobstruir o movimento de carros nas ruas. O objetivo é possibilitar, por exemplo, que uma pessoa saia da Passagem ou do Centro para chegar ao shopping por um táxi náutico”.


Recapeamento asfáltico e operações tapa buracos no Jardim Esperança

Os moradores do bairro do Jardim Esperança continuam acompanhando as ações de recapeado asfáltico pelas ruas e avenidas do bairro. Além do asfalto, algumas ruas estão recebendo obras de trocas de manilhas.

Vanderson Bento, secretário de Obras de Cabo Frio, tem acompanhado de perto as intervenções, aproveitando para conversar com os  moradores para entender as demandas que eram necessárias.

Outros bairros também começaram a receber obras nas ruas, entre eles: Braga, Jardim Excelcior, Centro, Jardim Flamboyant, Boca do Mato.

O estado de conservação das ruas de Cabo Frio tem sido uma das dores de cabeça do prefeito José Bonifácio e, pelo o que temos acompanhando, Vanderson tem conseguido dar jeito nessa demanda.


Mauro Lobo é o nome do Avante para São Pedro da Aldeia

2024 é logo ali e alguns partidos já começaram a movimentar seus correligionários em busca de alianças para a disputa municipal. Em São Pedro da Aldeia, a executiva estadual do Avante, em conjunto com a direção regional do partido, estabeleceu que vai trabalhar para viabilizar a candidatura própria para prefeito. O nome que desponta naturalmente como favorito para essa empreitada é o ex-vice-prefeito da cidade Mauro Lobo.

Um dos pontos para a escolha do nome de Mauro é experiência política e administrativa, informou um dirigente do partido.


Bandeira Azul em Iguaba Grande

o secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinicius Lavaller, reuniu o Grupo de Trabalho do Comitê Gestor do Bandeira Azul para a distribuição de tarefas que devem ser cumpridas por cada órgão, até o dia 27 de abril, data limite para o envio das informações para a coordenação do programa, com objetivo de prosseguir com a candidatura da Praia de Ubás a Bandeira Azul 2023/2024.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria com representantes das Secretarias de Obras e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca, Turismo, Ordem Pública, Guarda Ambiental, Colônia de Pescadores, Prolagos, BBT Adventure e a IAR Consultora.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp