fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (1º/12)

‘Pré-candidatíssimo’ a prefeito, Marquinho Mendes repercute ato de filiação ao MDB e fala sobre Miguel Alencar; Vantoil revela atrações do Réveillon; após passos maiores que as pernas, falta grana e organização em São Pedro da Aldeia; a expectativa pela nova sede do Corpo de Bombeiros em Arraial

Marquinho, o ‘pré-candidatíssimo’ a prefeito

O ex-prefeito de Cabo Frio Marquinho Mendes (MDB) conseguiu lotar a Associação Atlética Cabofriense em prol do ato de filiação que marcou seu retorno ao MDB, na sexta-feira (1º). Ao Direto da Fonte, nesta segunda (4), Marquinho lembrou que não conta com estrutura do Governo do Estado ou do município e que uma coisa é encher o evento de comissionado e outra é o que ele fez: “reunir amigos”. Sobre as histórias de que estaria inelegível, Marquinho afirmou que não tem qualquer condenação que o impossibilite de concorrer e que é “pré-candidatíssimo”. Com relação a Miguel Alencar, que tinha promessa de apoio do presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani, Marquinho disse que, de repente, o apoio possa ser para uma campanha de reeleição para a Câmara. “O pré-candidato a prefeito pelo MDB sou eu e não tem outro. Até gostaria de ter Miguel no meu grupo. É uma pessoa que tenho muito carinho e muito respeito, mas o pré-candidato sou eu”, afirmou.


E Miguel com isso?

No meio desse disse-me-disse, o Direto da Fonte procurou o presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), para comentar o assunto. Nesta segunda-feira (4), o parlamentar reafirmou que segue pré-candidato a prefeito pelo MDB. “Tenho convicção de que nosso projeto é o melhor para transformar Cabo Frio e conto com o apoio do presidente estadual do MDB, Leonardo Picciani”, declarou Miguel, que pretende trocar de sigla na próxima janela partidária. Apesar disso, Alencar afirmou que avalia a filiação de Marquinho ao MDB de forma “muito positiva”. “Marquinho é uma das principais figuras políticas da nossa cidade. O MDB, como um partido democrático, está de portas abertas para todos os agentes políticos que venham para somar”, disse. Sobre a possibilidade de composição com Marquinho, Miguel afirmou que “política é um exercício permanente de diálogo”, mas quando questionado se abriria mão da cabeça de chapa para vir como vice ou mesmo tentar a reeleição para a Câmara, o vereador reafirmou que sua “pré-candidatura à Prefeitura tem o melhor projeto para nossa cidade”.


Encontro regional do Cidadania

A Coluna Direta da Fonte conversou, nesta segunda-feira (4), com o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), que está na expectativa para uma agenda nesta terça (5). Vice-presidente estadual do Cidadania, o chefe do Executivo iguabense será um dos presentes no encontro regional do partido, que será em Macaé. O presidente estadual do Cidadania e prefeito macaense, Welberth Rezende, será o anfitrião do evento, que também deve contar com a vinda do dirigente nacional da sigla, Comte Bittencourt. O ex-deputado estadual foi um grande aliado para Vantoil na Alerj. No ano passado, Comte foi o candidato que fez o prefeito se movimentar de forma muito expressiva nas ruas, pedindo voto. Tanto é que Bittencourt acabou sendo candidato a deputado estadual mais votado de Iguaba na ocasião. O fechamento ali é dos fortes entre os dois.


Réveillon alto astral

Ainda na conversa com Vantoil, o prefeito adiantou à coluna as atrações do Réveillon de Iguaba. O município terá, naquele esquema de festival, com uma atração por dia, o sambista Tiee e o funkeiro Buchecha. Além deles, outras atrações regionais vão se apresentar no evento, que promete a maior queima de fogos que Iguaba já viu. Neste ano, a novidade é que o show pirotécnico será através de balsas na Laguna de Araruama, ali na região da Ilha de Santa Rita. O prefeito disse à coluna que a programação ainda não está fechada e, por isso, as datas dos shows nacionais ainda não foram divulgadas.


Falta de grana – e organização

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), inaugurou, na sexta-feira (1º), oito ruas pavimentadas no bairro Porto da Aldeia. Apesar disso, o momento para as intervenções que a Prefeitura tem promovido não é dos mais favoráveis. Com a queda de arrecadação de royalties, existe uma especulação danada de que fornecedores não estão recebendo e que obras estão paralisadas no município. A situação, inclusive, tende a piorar. A coluna procurou a Prefeitura de São Pedro da Aldeia para questionar sobre a queda da arrecadação, essa suposta ausência de pagamento a fornecedores e paralisação de obras. Em resposta o órgão informou, “por meio da Secretaria de Governo, que as equipes do poder público seguem trabalhando para garantir todas as intervenções previstas.” No entanto, o próprio prefeito, em uma live no fim de semana, confirmou que algumas obras estão paralisadas, como é o caso da Estrada do Alecrim – que tem parceria do Governo do Estado – e a Praça do Boqueirão, feita com recursos próprios. Uma coisa que chama a atenção nessa história é a, de certa forma, ausência de planejamento para as ações. O prefeito Fábio do Pastel lançou obra atrás de obra. Acontece que, uma hora, a conta chega e nem sempre tem dinheiro no caixa para suprir tamanhas demandas. Vamos ver como as coisas vão se desenrolar por aí.

Confira a nota completa da prefeitura:

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Governo, esclarece que as equipes do poder público seguem trabalhando para garantir todas as intervenções previstas.


Houve, sim, uma diminuição no repasse dos royaties e o município está trabalhando incansavelmente com o setor jurídico para reverter a situação.

No entanto, o trabalho da Prefeitura não está condicionado aos royalties. A gestão municipal segue realizando um trabalho responsável e administrando as demandas com planejamento e priorização.


Equipe da Prefeitura de Arraial do Cabo faz vistoria à nova sede dos Bombeiros

Nova sede dos Bombeiros vem aí

Em Arraial do Cabo, o assunto da semana é a inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros. O destacamento ali na cidade, por si só, já supriu uma demanda histórica que o município tinha por conta da distância – e a consequente demora – da equipe de Cabo Frio. E, com a nova sede, a expectativa é de que haja um melhor atendimento para o munícipe e para aqueles que precisarem, especialmente, se tratando da chegada do verão. A obra, próxima ao Pórtico, será entregue na quinta-feira (7), duas semanas antes do início da estação mais quente do ano. Nessa época, a população de Arraial do Cabo chega a ficar 10x maior, saindo de seus habituais 30 mil para além das centenas de milhares de pessoas. De fato, providencial ter reforço para melhorar atendimento de órgãos vitais, como é o caso dos bombeiros, nesse cenário. Porrou na lula.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp