Janio inicia plano de ação da Saúde de Cabo Frio
O secretário de Saúde de Cabo Frio, Janio Mendes, está com o foco na elaboração do novo plano de ação de curto e médio prazo. Nesta sexta-feira (21), Janio reuniu a equipe de trabalho e visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tamoios. O objetivo é estabelecer metas para a humanização e as melhorias necessárias no atendimento.
“Ao visitar as unidades, conversamos com pacientes e servidores para obter as informações necessárias de quem está no dia a dia do atendimento. Essa etapa é fundamental para nortear a ampliação dos serviços de atenção básica e a reestruturação das UPAs. Nossa meta é fazer com que toda a rede atue de forma integrada”, explicou Janio.
Ainda segundo o secretário, a previsão é apresentar, nos próximos dez dias, o planejamento para o primeiro semestre de gestão, com destaque para a abertura do Centro de Especialidades Médicas de Tamoios.
Contratações capacitadas para a saúde Cabo-friense
O prefeito José Bonifácio informou ao Direto da Fonte, nesta sexta, que o planejamento que Janio começou a fazer, também, passa por melhorar, ainda mais, o trabalho que já vem sendo realizado, com foco para o Programa Saúde da Família. Para isso, algumas contratações com capacidade em gestão estão sendo realizadas, entre elas, da ex-secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, durante a gestão do ex-prefeito Claudio Chumbinho, Francislene Casemiro.
Francislene ficou à frente da pasta aldeense por três anos e, segundo Bonifácio, realizou um excelente trabalho na implantação de programas e os resultados estão sendo colhidos até hoje.
“Com a vinda de Janio para a saúde, estamos acertando alguns pontos que achávamos deficitários e, com isso, buscamos pessoas capacitadas para auxiliar na implantação dessas atividades com mais rapidez. Desde o início do governo, demos atenção ao Saúde da Família, melhoramos os salários dos médicos e em são Pedro ela [Francislene] implantou muitas coisas através das equipes de saúde da família. Na realidade de São Pedro, com apenas um Hospital Pronto Socorro, a decisão dela à época foi super acertada, pois trabalhou com o atendimento domiciliar e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, agindo preventivamente. Por isso, acho acertada a decisão de Janio de ter uma pessoa tão capacitada em sua equipe.
Bonifácio oferece prédio do antigo Hospital da Criança para utilização da UERJ
Bonifácio aproveitou a conversa sobre saúde para falar que ofereceu ao Governador Claudio Castro, no último encontro que tiveram, o prédio do antigo hospital das crianças para utilização da Uerj, criando um polo pediátrico Regional.
“Nossa cidade, hoje, conta com cinco pontos de atendimentos 24 horas gerenciados pelo município, sendo eles: Upas do Parque Burle e de Tamoios; Hospital São José Operário, em São Cristóvão; Hospital Otime Cardoso dos Santos, em Jardim Esperança; e Hospital da Mulher – que também recebe os atendimentos do hospital da criança – com isso, pensando em dar uma utilidade ao prédio, localizado no bairro Guarani, no último encontro que tive com o Governador Claudio Castro, ofereci o prédio a ele, como uma forma de ampliar os atendimentos que a UERJ pode prestar a Região dos Lagos, criando um Hospital Regional Pediátrico.
Bonifácio disse que o Governador gostou da ideia e que a prefeitura está levantando toda a documentação do prédio para continuar a conversa de cessão do espaço.