Apreensão de veículos
O assunto da sexta-feira (23) em São Pedro da Aldeia foi a apreensão de veículos que a Prefeitura alugava. Acontece que a empresa responsável pelos carros não pagou o financiamento deles junto ao banco, o que resultou nessa situação constrangedora de 17 veículos que estavam sob uso do município sendo apreendidos. Inclusive, eles até tentaram dar uma disfarçada na situação, levando os carros para um local menos visível, atrás da Horto Escola, mas não adiantou muito. Nas primeiras horas do dia, já havia fotos circulando nos grupos de WhatsApp da cidade. Em nota, a Comunicação de São Pedro informou que os veículos foram apreendidos de forma sistemática e que, a partir do recolhimento do veículo, o pagamento pelo Executivo não é realizado. “Ressaltamos que, como medida imediata, a Prefeitura já deu início ao processo de troca para uma nova empresa responsável pelo serviço com o objetivo de sanar o problema citado”, informou o município sem explicar como se daria esse processo. Apoiadores do governo Fábio do Pastel (PL) alardeiam que os pagamentos estavam em dia e quem estava devendo era a empresa. No entanto, a coluna Direto da Fonte, em uma pesquisa rápida no Portal de Transparência do Município, apurou que no mês passado, por exemplo, a Prefeitura ainda estava pagando notas referentes à novembro. Parece ter virado quase que o modus operandi gestão pagar com atraso em várias áreas. Que situação, hein?
Escolas cívico-militares
Após a coluna Direto da Fonte dar publicidade, nesta semana, à insatisfação de pais e responsáveis com o fim do programa das escolas cívico-militares em São Pedro da Aldeia, a Prefeitura mexeu os pauzinhos para retomar a iniciativa. Nesta sexta-feira (23), o município anunciou que encaminhou mensagem à Câmara Municipal para continuar com o projeto na Escola Municipal Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense; e na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, em São João. De acordo com a Prefeitura, após os procedimentos internos da Casa Legislativa, o documento seguirá para votação da Câmara. O projeto de lei complementar visa instituir as atribuições da assessoria de apoio disciplinar e ampliar a estrutura da secretaria de Educação.
MPF na espreita
O Ministério Público Federal (MPF) está apurando supostas irregularidades em um empreendimento imobiliário em São Pedro da Aldeia. Com base em um anúncio de que o local teria um “beach point” (ponto de praia, na tradução literal) exclusivo, o órgão aponta uma eventual “restrição de acesso público a trecho de praia lagunar da Lagoa de Araruama naquele empreendimento”. Sendo assim, o MPF questionou a Prefeitura aldeense sobre a situação. O documento do Ministério Público avalia também que o empreendimento pode estar fazendo a ocupação indevida de terreno de marinha e da faixa marginal de proteção no local. Nos questionamentos, o MP pede que a Prefeitura se manifeste sobre a representação e pede outras seis explicações ao município. Por meio de nota, a Prefeitura informou que o local é um loteamento como os demais do município, sem qualquer exclusividade por parte do Poder Público. “A localização é uma área de proteção ambiental que permite loteamento. A secretaria destaca, inclusive, que o licenciamento ambiental teve a anuência por escrito do INEA. O processo é público”, pontuou.
Saída de secretária?
Em Cabo Frio, circula na imprensa com veemência, ao longo desta sexta-feira (23), a informação de que a secretária de Administração, Marcilene Barreto, pediu exoneração da Prefeitura. Ela teria alegado problemas pessoais para tomar a decisão e a prefeita, Magdala Furtado (sem partido), inclusive, teria pedido para que ela reconsiderasse. Fato é que não houve, até o fechamento desta coluna, publicação dessa exoneração em Diário Oficial. A Prefeitura foi procurada para se posicionar, mas não respondeu ao nosso contato.
Novos convocados de concurso
Por falar em Diário Oficial, a prefeita Magdala Furtado publicou a convocação de mais aprovados no Concurso Público de 2020. Dessa vez, foram 33 selecionados para a vaga de auxiliar de classe. De acordo com o documento, a nomeação tem efeitos a contar a partir de quinta-feira (22).
Reunião reforçada
Ainda em Cabo Frio, a sexta-feira (23) foi de reunião com o secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves. Na ocasião, Cagu recebeu o titular da secretaria de Relações Institucionais e Captação de Recursos e representante da prefeitura junto ao INEA, Alan Vinicius. Também estiveram presentes o secretário-adjunto da secretaria de Obras, Wilmar Mureb, e demais representantes da pasta. O objetivo, segundo a prefeita Magdala Furtado, é “aprimorar e aperfeiçoar” o trabalho para que “mais resultados alcancemos para nossa cidade”.
Avanços na educação
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), acompanhou, ao lado do secretário de Educação, Bernardo Alcântara, nesta sexta-feira (23), a chegada dos kits com material escolar. Os estudantes devem recebê-los a partir de segunda-feira (26). Os kits são por faixa etária e contemplam creche e pré-escola; anos iniciais; anos finais; e EJA. Os professores também receberam materiais. Cada kit tem, pelo menos, 30 itens, incluindo mochila e estojo. Mas não para por aí. Ainda na área da educação cabista, a Prefeitura inaugura, no dia 2 de março, a Creche Vicente Rodrigues, no Morro da Cabocla. Já no dia 4, a reinauguração será da Escola Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto.
‘Vem com a gente!’
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), anunciou o lançamento de seu próprio podcast, o “Vem com a gente!”. De acordo com o chefe do Executivo, o espaço não será exclusivo para falar de política e deve receber convidados de diferentes profissões e áreas de atuação.