O processo do Fonte Certa por denunciar secretária de Araruama
Depois que o Fonte Certa divulgou no dia 10 de maio a denúncia de que a secretária de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano de Araruama, Kátia dos Santos Gonçalves, teria comprado um imóvel de 700 mil reais na orla da praia de Araruama em nome de sua companheira, Christine Marchon, o diretor do Portal Fonte Certa, Luciano Motta, foi processado pela secretária. Além de pedir indenização de 20 mil reais por danos morais e a retirada da matéria e da postagem nas redes sociais do Fonte Certa, Kátia questiona a veracidade dos documentos e afirma que o portal teria motivação política e pessoal para a veiculação da matéria.
O compromisso do Fonte Certa é com a verdade
Sobre o processo, o diretor do Portal Fonte Certa, Luciano Motta, afirmou que a utilização dos meios judiciais demonstra uma tentativa de invalidar o trabalho investigativo da imprensa. “É natural que nosso trabalho cause acentuada apreensão no meio político, tendo em vista as inúmeras notícias já veiculadas no país sobre escândalos com verbas públicas. Mas, para os leitores do Portal, reafirmamos o nosso compromisso com a verdade e com a fiscalização do trabalho executado por esses agentes públicos”, disse Luciano. Afinal, quem não deve, não teme, né?
Se procurar bem dá para achar mais
Ainda sobre o caso da secretária, não é a primeira vez que compras feitas por Christine Marchon são custeadas pela Secretária de Política Social, Kátia Gonçalves. Em agosto de 2019, Christine comprou cotas de um resort em Foz do Iguaçu, no Paraná, por mais de 75 mil reais, parcelados no cartão de crédito de sua companheira Kátia.
O Jurídico do Fonte Certa está atento
Para a defesa do portal Fonte Certa, sobre o processo movido pela secretária, “fica claro que há uma confusão patrimonial no mínimo suspeita entre ela e a sua companheira, e o Portal se limita ao comprometimento de noticiar esses documentos por tratar-se de uma pessoa pública e ordenadora de despesa de um fundo municipal, tendo em vista que já foram veiculadas matérias anteriores que levantam suspeitas de malversação de dinheiro público por parte da secretária”, disse o advogado Luciano Regis. Parece que apenas a secretária não vê que a conta não bate. Por que será?
Dois pesos duas medidas, Lívia de Chiquinho?
Com toda essa situação atual e todos os escândalos anteriores envolvendo a secretária, e em pleno período eleitoral, quem mais sofre é a imagem da gestão da prefeita Lívia de Chiquinho. Uma coisa chama a atenção: outros secretários que se envolveram em situações parecidas foram exonerados, como foi o caso do secretário de Segurança e Ordem Pública, que foi exonerado após o vazamento de um áudio. Será que a secretária de Políticas Sociais de Araruama é intocável? Será que a prefeita acha normal a atitude de tentar intimidar um jornalista no exercício da profissão? São perguntas que esperamos que sejam respondidas em breve.
Magdala em Brasília
Magdala Furtado continua em Brasília nesta sexta-feira (24) para, segundo ela, buscar o apoio necessário para avançar em diversas áreas do município de Cabo Frio. Durante sua visita à capital, a prefeita discutiu não apenas melhorias para Cabo Frio, mas também conversou sobre a importância e os desafios da figura da mulher e mãe à frente dos poderes executivos com o assessor da prefeita de Goiás.
Reunião de Serginho com lideranças políticas
Na noite desta quinta-feira (23), o deputado estadual Dr. Serginho participou de uma reunião para discutir questões políticas. O evento contou com a presença de cerca de 500 pessoas, incluindo pré-candidatos a vereador, coordenadores e presidentes de partidos.
Fiscalizando as obras
O Coronel Ruy França foi até o bairro da Passagem nesta sexta-feira (24) para acompanhar as obras de revitalização dos decks da orla do bairro. Segundo Ruy, essa era uma reivindicação antiga dos moradores. No vídeo, o vereador mostra que o primeiro deck já está quase finalizado. Ao todo, serão quatro decks reformados. Já na quinta-feira, o vereador esteve na Secretaria de Turismo para acompanhar a implementação do serviço de buggy-turismo em Cabo Frio, regularizado pelo Decreto 7.298 de 29 de abril de 2024.
Início das Obras do Centro de Convivência do Idoso de Cabo Frio
Na manhã desta sexta-feira (24), os secretários de Obras e Serviços Públicos, Luciano Silveira, e da Melhor Idade, Cristiane Fernandes, estiveram no bairro das Palmeiras para acompanhar o início das obras de reforma do espaço que será usado como o Centro de Convivência do Idoso. Segundo Cris Fernandes, o espaço contará com hidroginástica, piscina aquecida, aparelhos de exercícios para a pessoa idosa, equipe multidisciplinar, entre outras ações.
Homem também pode entender de cozinha e mulher de política
Parece que a representatividade feminina foi a pauta desta sexta-feira (24) para algumas figuras políticas. Enquanto fazia uma lasanha de tapioca com a pré-candidata a vereadora Silvana Grimauth, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, conversou um pouco sobre a importância da representatividade feminina no poder público. Eles reafirmaram o fato de que homem também pode entender de cozinha e mulher de política.
Mulheres no poder
Este ano, além de Silvana, outras mulheres devem fazer história na eleição municipal de Iguaba Grande. A todo instante, surgem novos nomes de peso na cidade, tendo suas pré-candidaturas confirmadas. Uma delas é a presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Iguaba, Zane Machado, que possui um longo histórico de trabalhos desenvolvidos não só na área da segurança, mas também no social. O CCS de Iguaba existe desde 2012 e, nos últimos sete anos, está sob o comando de Zane, que promoveu uma maior aproximação do conselho com a Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança e Polícia Militar.
Nova política de Educação de Arraial do Cabo
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira para celebrar a confecção dos cadernos com a nova Política da Educação Cabista. Segundo Bernardo, o material foi todo produzido pelos servidores da secretaria, e ele aproveitou para homenageá-los, através da Secretaria Adjunta de Educação, Romilda Suinka, e do Subsecretário de Educação, Fernando Porto.