fbpx

Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (24/11)

Em meio à tempestade financeira, Fábio do Pastel encontra alento com parecer do TCE; preparativos para Bandeira Azul em Iguaba e Cabo Frio; Magdala Furtado reinaugura CRAS; Vantoil prestigia chegada do Papai Noel; inauguração de concessionária reúne autoridades em São Pedro; novidades na saúde de Arraial do Cabo

Bonança em meio a tempestade

Em um período turbulento que vivem as finanças do município de São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) recebeu um alento nesta quinta-feira (23): o parecer prévio favorável do TCE às suas contas de 2022. Apesar disso, a conselheira responsável pela análise Marianna Willeman apontou ressalvas, como “divergência entre o saldo do patrimônio líquido apurado na prestação de contas e o registrado no Balanço Patrimonial Consolidado”; “não cumprimento da meta de resultado primário estabelecida na LDO”; e a “ausência de equilíbrio financeiro do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos”. De qualquer forma, a notícia é boa para a gestão. Só que 2022 passou. A expectativa mesmo na Praça do Canhão é saber sobre 2023. Se até empréstimo milionário, Fábio chegou a pedir, será que vai estar tudo ok também com o Tribunal de Contas? A conferir…


Preparativos para a Bandeira Azul

O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró, em Cabo Frio, está marcado para 7 de dezembro. Nesta sexta-feira (24), os secretários de Iguaba Grande de Educação e Governo, Jales Lins; Meio Ambiente, Vinicius Lavalle; e Obras, Alexandre Freitag, se reuniram para tratar dos pormenores da cerimônia que marcará a colocação do selo na Praia dos Ubás, no dia 15 de dezembro. Enquanto isso, em São Pedro da Aldeia, segue aquele silêncio sepulcral sobre a Bandeira Azul na Praia das Pedras de Sapiatiba. O local segue sem estrutura, sem obras e sem data para a cerimônia. Que coisa, hein? O povo na cidade está comentando sobre esses passos lentos da Prefeitura enquanto o tic-tac do relógio avança.


Eleição do Conselho Tutelar em São Pedro

Aliás, São Pedro da Aldeia realiza, neste domingo (26), das 8h às 17h, a votação para o Conselho Tutelar. Na quinta (23), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Pedro da Aldeia (CMDCA) e a promotora de Justiça da Infância e Juventude, Paula Marques, lacraram as 40 urnas de lona que serão utilizadas na nova votação. Ao todo, 22 candidatos concorrem às cinco vagas de membros titulares para o quadriênio 2024/2027. A eleição para o Conselho Tutelar realizada no dia 1º de outubro em São Pedro foi anulada por suspeita de fraude. Fica a expectativa de que isso não aconteça novamente agora.


Reforma de CRAS entregue em Cabo Frio

Falando agora de Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PL) reinaugurou, nesta sexta (24), o Cras Praia do Siqueira, em homenagem à ex-professora de reforço em casa e ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Arlete Cardozo de Oliveira. O nome foi escolhido pelos próprios moradores da Praia do Siqueira, após uma pesquisa. “Passei vários anos aqui, mas não sozinha, e muitos me ajudaram. Tudo aqui é Praia do Siqueira, é um lado só. Esses meninos conviveram comigo, eram meus filhos, já que muitos não tinham pai nem mãe e, por isso, me dediquei esses anos todos”, contou a homenageada, no alto de seus 86 anos. A solenidade contou até com apresentação da orquestra “Uma Música em Minha Vida”, do maestro Valquer Barbosa. O secretariado municipal, os vereadores Ruy França (CID), Átila Motta (Avante) e Léo Mendes (DC); o Conselho Municipal de Assistência Social, agentes da Guarda Civil Municipal e da Patrulha Maria da Penha, funcionários da prefeitura e assistidos do CRAS e seus familiares marcaram presença na reinauguração.


Centro de Gestão Educacional inaugurado

Ainda falando de entregas em Cabo Frio, a Prefeitura inaugurou, nesta quinta-feira (23), o Centro de Gestão Educacional Darcy Ribeiro. O espaço será a sede própria da secretaria de Educação. O evento foi marcado por apresentações culturais, presença de autoridades municipais e o solene descerramento da placa comemorativa. A secretaria de Educação contava com profissionais atuando no prédio localizado no Largo de Santo Antônio, no Centro, que funcionava em regime de comodato. O novo espaço fica na Rua Romário Gomes, n.º 235, no bairro Jardim Flamboyant. A prefeita, Magdala Furtado, não compareceu e foi representada pelo secretário de Governo, Roberto Jesus. A titular da Educação, Rejane Jorge, agradeceu à prefeita e estendeu seu reconhecimento “ao prefeito José Bonifácio, que enxergou neste espaço a verdadeira casa da Educação”.


Bom velhinho na área da princesinha

Falando agora de Iguaba Grande, o Papai Noel chegou em grande estilo, na noite desta quinta-feira (23), na cidade. Desfilando pelas ruas ao lado do prefeito, Vantoil Martins (CID), e do chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos, Fábio Costa, o bom velhinho desembarcou na Praça Edyla Pinheiro como a atração principal da abertura do Natal. Além de apresentações de dança e musicais, a Prefeitura ligou a decoração natalina, deixando o ambiente ainda mais charmoso naquela região. As imagens áreas abaixo ilustram bem o clima.


Vantoil prestigia inauguração em São Pedro da Aldeia

A propósito do prefeito de Iguaba, Vantoil Martins foi uma das autoridades presentes na inauguração da nova concessionária da Toyota, controlada pelo grupo Toyoserra, em São Pedro da Aldeia, na noite de quarta-feira (22). O chefe do Executivo aldeense, Fábio do Pastel, também era esperado no evento, mas acabou não indo por estar cumprindo agenda em Brasília. Representando o Executivo, o vice-prefeito, Dr. Júlio Queiroz (PSDB), faria um discurso na cerimônia, mas acabou não falando nada.


Claudio Chumbinho com o filho, Felipe, e o empresário Julio Cesar Celles Cordeiro

Chumbinho presente – e elogiado

Quem também esteve presente no evento e foi reverenciado por um dos diretores da Toyoserra Julio Cesar Celles Cordeiro foi o ex-prefeito de São Pedro Cláudio Chumbinho (REP). Na ocasião, o empresário agradeceu Chumbinho pela iniciativa de fazer a lei do polo automotivo, que permitiu a instalação de empresas desse tipo na cidade. Tá com moral, hein?


Na expectativa da inauguração do Centro Cultural

A maior das expectativas nas terras de Arraial do Cabo é a reinauguração do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. Após 4 anos fechado, o espaço será entregue na próxima quinta-feira (30), às 18h. Além de reformado, o Centro Manoel Camargo passou por uma reformulação completa. Segundo a Prefeitura, um dos pontos foi a busca pela acessibilidade e a ampliação de recursos. O prefeito, Marcelo Magno (PL), era visita frequente nas obras, como mostra a foto acima, de cerca de 20 dias atrás. A turma está na ansiedade já para ter de volta o equipamento funcionando.


Planejamento e nova rodada de ações

Ainda falando de Arraial do Cabo, mas na área da Saúde, o secretário, Jorge Diniz, teve uma quinta-feira (23) das mais movimentadas. À coluna Direto da Fonte, Jorge contou sobre duas reuniões que teve. Primeiro, com representantes das associações dos pescadores, Jorge afinou detalhes para dar continuidade ao projeto de levar os serviços de saúde para perto desses profissionais no bairro da Prainha. “A gente já realizou esse trabalho na Prainha, em Figueira, em Monte Alto. E, agora, a gente pretende refazer esse trabalho. Não só nessas com essas associações dos pescadores, mas também na Praia Grande [para] conseguir alcançar todos os pescadores do nosso município”, afirmou. Na sequência, Diniz teve ainda uma reunião com o vereador Ayron Freixo (REP) e representantes dos agentes de saúde. “Foi, basicamente, para a gente poder alinhar os novos planejamentos de 2024 para as ações da atenção básica e a nova estrutura que a gente vai ter para os agentes poderem atuar no nosso município. A partir de 2024, a gente consegue receber mais equipamentos, mais investimentos e, com isso, vai facilitar a atuação dos agentes nas visitas aos nossos usuários”, arrematou.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp