Direto da Fonte | A política da Região dos Lagos nesta sexta-feira (28/10)

Confusão política na rede social da Paróquia Nossa Senhora Assunção; Sunset Boulevard e a repercussão da dissolução do Conselho de Saúde Aldeense

Confusão política na rede social da Paróquia Nossa Senhora Assunção, em Cabo Frio

A igreja mais tradicional de Cabo Frio, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção, se viu envolvida na tensão que cerca as redes sociais nestas horas que antecedem as eleições presidenciais de domingo. Um post de críticas à esquerda e apoio ao presidente Bolsonaro foi postado na rede social da igreja e logo começaram as críticas por razoes óbvias: a “intromissão” religiosa nas questões políticas tem gerado problemas e muito debates no país. Mas logo após o post foi apagado e a igreja publicou uma nota, dizendo que o post havia sido feito por um colaborador por engano, achando que se tratava de sua conta pessoal e na verdade, estava postando no da igreja.

Fato é que não pegou nada bem.

Debate

Por falar em eleição presidencial que está quase chegando ao veredito final, sexta a noite é dia do último debate presidencial na Rede Globo. Os candidatos Lula e Bolsonaro vão se enfrentar frente a frente e o episódio promete grandes emoções para eleitores de ambos os lados.

Copa do Mundo

Nas ruas das cidades, o assunto que mais se ouve é Lula ou Bolsonaro. Parece que estamos diante de uma final de Copa do Mundo entre Brasil e Argentina. Torcedores apaixonados e nervosos, prontos para votar e esperar a apuração. A maior eleição da história do Brasil será também futuramente a mais importante da história.

Dia do Servidor

José Bonifácio tirou o Dia do Servidor para fazer o que gosta: fiscalizar pessoalmente a cidade. Ele andou de bike pela área central e depois parou para um café no centro, com a política como tema central. Ele disse que está animado para domingo e já está com o adesivo do candidato Lula separado. A intenção dele é chegar para votar logo cedo, às 8h, e depois percorrer as seções eleitorais. Questionado sobre quem ganha, ele disse:

“A gente não sabe porque tem a questão do movimento de 24 horas antes das eleições. Mas estou esperançoso”.

Sunset Boulevard

José Bonifácio disse que hoje iria prestigiar o show de Junior Carriço no Sunset Boulevard, no Canal, e que depois iria comer um feijão com guando na Tia Maluca com Milton Roberto. “Nem vou lanchar”, disse Zé.

Por falar em Milton Roberto, ontem Cabo Frio matou mais um que não morreu de fato e dessa vez foi o fundador do Tia Maluca. Na quinta à noite surgiu um boato pela cidade que Milton tinha falecido em decorrência de um infarto, o que não passou de boato, graças a Deus. Por isso o guando de hoje promete boa comida e boas histórias. E gente preparado para comer essa iguaria da culinária brasileira, como o prefeito Zé.

São Pedro da Aldeia

A prefeitura de São Pedro enviou uma nota para o editor desta coluna como resposta à publicação da dissolução do Conselho de Saúde, quando trouxemos o assunto a público na última quarta-feira (26). Entenda o fato clicando aqui. Segue um trecho:

“O executivo objetiva trazer o conselho à legalidade, respeitando integralmente os ditames da Lei Municipal 1.888/05, da Resolução 333 do Conselho Nacional de Saúde, bem como demais normas que tratam do assunto. Objetiva ainda, sanar os vícios constantes do Conselho, torna-lo mais transparente e participativo, abrindo as portas para a sociedade e fomentando-o, como órgão autônomo à Administração Pública Municipal, atuante na fiscalização e proposição de políticas à saúde municipal.”

Para ler o documento completo, clique aqui.

Resumindo: a prefeitura disse que o conselho precisa passar por uma certa auditoria, mas nomeou como interventor uma pessoa que já era do conselho, o que não pegou bem na cidade e foi alvo de críticas por razoes obvias.

Repercussão

Por falar na nota sobre a dissolução do Conselho de Saúde, vale recordar a canetada de Fábio do Pastel no Conselho de Cultura, o ex-secretário de Cultura de Cabo Frio e Conselheiro Estadual de Cultura, José Facury, comentou: “O da Cultura aconteceu sem a reação devida, agora vão achar que podem fazer o que quiser na forma do autoritarismo. Só que o nosso [Conselho] não conduz despesa, o da Saúde e o da Educação sim… não podem ser destituídos, se não tiver uma causa cabível e comprovada. Isso vai dar merda” – comentou Facury no grupo do Fórum Regional de Cultura.

São Pedro da Aldeia II

Esta coluna vem informar que aqui é um espaço democrático e, por este motivo, estamos sempre abertos a publicar denúncias e respostas.

Fomos questionados em um grupo de rede social pelo coordenador de comunicação da prefeitura, depois dele já ter enviado uma mensagem direta e ter tido a resposta que publicaríamos a nota da prefeitura. Mas mais uma vez no grupo ele fez questão de expor a situação. Reclamou que não foi pedida nota a prefeitura e informamos que usamos o próprio boletim oficial como a parte que cabia ao poder público, mas que se enviasse, publicaríamos, como sempre foi. Nunca nos negamos a nada, mesmo sabendo que direito de resposta só se consegue na justiça. Não precisamos disso, é só mandar um zap que estamos à disposição. Não precisa nem se dar ao trabalho que ficar fazendo isso em grupo público de whatsapp, pode chamar que estamos sempre disponíveis.

Comunicação

Mas vale ressaltar aqui: sabemos que a função de coordenador de comunicação da prefeitura exige demais do profissional, em todas as esferas, tanto a técnica, quanto a emocional. E nem sempre os colegas conseguem fazer esse distanciamento e separar emoção de razão, ou emoção de técnica. Misturar os dois nunca dá certo. E o que vimos neste episódio foi justamente a mistura da emoção no que devia ser técnico. Os membros dos grupos de WhatsApp da cidade não precisam ficar vendo questões que deveriam ser técnicas dos membros da comunicação. Faltou tato. E pior: o comentário do coordenador acabou chamando mais atenção ainda pra matéria publicada, o que fez o assunto ter mais visibilidade. Bom pra coluna, ruim pro governo.

Atacar jornalista e menosprezar veículo de informação da cidade é feio demais.

O governo Fábio do Pastel para dar certo, precisa de pessoas com sabedoria e com mínimo de entendimento sobre gestão pública e não quem acha que tudo é questão pessoal e fica tentando arrumar justificativas em grupos de whatsapp.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.