Vantoil está com tudo e não tá prosa
A primeira visita exclusiva a uma cidade da Região dos Lagos que o vice-governador do estado, Thiago Pampolha, fez foi a cidade de Iguaba, desde que foi eleito em primeiro turno na chapa com o governador Claudio Castro. Ele ontem esteve ao lado de Vantoil, Fabio Costa e do deputado federal Chiquinho Brazão, para dar o início das obras de macrodrenagem nos bairros Parque Tamariz e Canellas City. A obra é de tamanha importância para a cidade, mas a visita do vice-governador também é, pois mostra força política de Vantoil e Fábio, o que só gera frutos para uma administração municipal.
Thiago é também secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade e tem grande carinho por Iguaba. Vantoil reconhece a importância da proximidade com Thiago e fez valer a pena cada minuto da visita. 2023 promete em Iguaba.

Caboclinho na conta
Vantoil aproveitou o fim do dia para anunciar o pagamento da Moeda Social Caboclinho. Cerca de 1.700 famílias passam a ganhar, a partir deste mês, R$160,00 para comprar no comércio local.
“Esse é o único grande programa de transferência de renda que Iguaba Grande já teve. A economia local agradece, pois o uso desse dinheiro é exclusivamente no comércio da nossa cidade”, informou o prefeito nas redes sociais ao lado da secretária de Assistência Social, Claudia Souza.

Xadrez político em São Pedro
O caldo da política aldeense tem engrossado nos últimos dias. O papo que rola em São Pedro é que André de Gilson, ex-vereador e marido da vereadora Mislane, tem começado uma articulação para ser vice de Fabio do Pastel na próxima eleição. Conversa vai, conversa vem, a negociação também passa por outro político forte do estado, aliado do governador Cláudio Castro na Região dos Lagos.
Fato é que isso tem gerado ciúmes e atritos nos bastidores da política aldeense com o atual vice-prefeito, Dr. Júlio Queiroz e com alguns vereadores – que já avisaram que se essa situação se consolidar com o nome de André de vice – todos irão para oposição.
Indiretamente, isso faz com que a oposição ao governo de Fábio do Pastel possa ganhar campo, pois estes vereadores descontentes certamente vão buscar apoios e articulações. Por isso, Fábio está num verdadeiro xadrez político e deve mexer as peças do tabuleiro com muita cautela nos próximos dias, mas isso não tem tirado o sono do prefeito que está aproveitando o final de semana em um cruzeiro de música eletrônica acompanhado de alguns conselheiros do governo. Enquanto o prefeito aproveita o passeio, Chumbinho, Bia de Guga, Pedro Abreu e Mauro Lobo estão bem atentos e a Praça do Canhão está em ponto de bala!

Mauro Lobo diz sim ao partido na disputa ao executivo aldeense
Falando em Mauro Lobo, o ex-vice-prefeito de São Pedro da Aldeia demonstrou entusiasmo com o convite do Partido Avante, noticiado aqui no Direto da Fonte, para ser o pré-candidato a prefeito nas próximas eleições na cidade.
As movimentações estão sendo conduzidas pelo Presidente Regional do Partido, Vinícius Cordeiro, e pelo Coordenador Político do partido na Região, Vinícius Lavalle. O nome de Mauro é muito forte entre os membros do partido, além de positiva quando citado em algumas rodas de conversas nos bairros da cidade.

A articulação “espontânea” da Cultura aldeense
A ida do secretário de Cultura, servidores e músicos – curiosamente mesmo setor de trabalho do secretário – à Câmara Municipal na última quarta-feira, noticiada aqui no Direto da Fonte, foi realizada através de uma articulação “espontânea” dos agentes culturais do setor, através de grupos de mensagens instantâneas. Após a publicação da coluna, começamos a receber da classe artística vários prints da mensagem que foi encaminhada para os agendes pedindo apoio ao secretário com o artifício de que “estão tentando difamar o secretário” e que se ele sair “voltará a ser como era, nada pra gente”.

Essas mensagens só reforçam o discurso de várias pessoas da sociedade civil de um “favorecimento” a um único setor dentro da secretaria de Cultura de São Pedro. Isso é grave e totalmente antidemocrático. Todas as reivindicações que já mostramos aqui no Direto da Fonte foram sempre para que o secretário e seus assessores cumpram a lei, ouçam toda a sociedade e suas reivindicações por espaço e para que deem transparência aos editais e chamamentos. Nada mais do que seja direito de todos.
Nota dos editores: esperamos que a próxima semana traga avanços no diálogo da prefeitura com representantes culturais, além do setor de música.

Zé ta on!
Na noite desta sexta-feira aconteceu a entrega do Diploma Joelma Fidalgo a primeira dama de Cabo Frio, Dra. Ana Valladão. A entrega foi feita pelo vereador Davi Souza e durante o discurso o prefeito José Bonifácio aproveitou para exaltar o trabalho da companheira e terminou com um belo beijão, como pode ser visto no vídeo abaixo. Isso mostra que o prefeito Cabo-friense está on!

Mais maquinários e apoio aos quilombolas
O prefeito José Bonifácio vai entregar as famílias quilombolas de Cabo Frio, no próximo domingo, durante a Feira do Produtor Rural, um trator de pequeno porte para auxiliar nas atividades de lavoura dos produtores, auxiliando no arado das terras. A máquina ficará a disposição exclusiva dos remanescentes quilombolas do município.
Além do trator, será distribuído para as famílias cisternas e sistemas de energias fotovoltaicas, as populares placas solares, para a conversão direta da luz solar em eletricidade.

Secretaria de obras ampliando raio de ação
Nas últimas semanas, a secretaria de Obras – uma das secretarias que começam a se destacar no governo Bonifácio – tem avançado pelos bairros mais afastados do centro da cidade, como Manoel Corrêa, Palmeiras, Guarani e Jardim Peró II e levado melhorias a diversas áreas. Além disso, está nos planos do secretário Vanderson Bento, o início das obras de reforma das praças de Cabo Frio. A cidade possui praças lindas em diversos cantos e a valorização destes espaços é muito importante. Centros de lazer e prática de esportes, as praças são a alma dos bairros.