E a corda sempre arrebenta para o lado do mais fraco…
Mais uma semana se encerrando, a maior parte do funcionalismo público já recebeu seu merecido salário até o 5º dia útil, mas, infelizmente, o sol da dignidade que isso traz não brilha para todos nas terras de São Pedro da Aldeia. O Direto da Fonte recebeu, nesta sexta-feira (8), relatos de trabalhadores terceirizados da varrição, que faça chuva, faça sol, estão lá para garantir seu sustento e não tiveram o básico: salário na conta no dia certo. De acordo com relatos, a firma responsável, vinculada à secretaria de Serviços Públicos do município, deveria efetuar o pagamento até o quinto dia útil, mas a data foi prorrogada para o dia 8. Porém, agora, a previsão passou para sabe-se lá quando. A situação se agrava com a falta de comunicação e transparência por parte da empresa e da secretaria. Os trabalhadores alegam que, ao questionarem sobre a previsão de pagamento, receberam como resposta a informação de que não há previsão. Além disso, o relato menciona que o secretário, Raimundo Teixeira, recusa ligações do pessoal. A falta de clareza e a mudança de datas sem justificativa estão causando angústia e impactos diretos na vida desses trabalhadores. Segundo os denunciantes, alguns deles enfrentam situações delicadas, como o atraso do pagamento de aluguel, além de condições de saúde que requerem cuidados específicos, como diabetes, pressão alta e crises de ansiedade. Isso sem contar que estamos falando do salário de dezembro, mês do Natal. Os trabalhadores relatam que esta não é a primeira vez que enfrentam esse tipo de problema, sendo necessário recorrer a redes sociais para pressionar a empresa e a prefeitura a efetuarem os pagamentos. Falta respeito e consideração com os trabalhadores que dedicam seu esforço diário para manter a cidade limpa e organizada. Uma pena. Pior será se eles cruzarem os braços – como prometem para a próxima semana. A Prefeitura de São Pedro foi procurada, mas não se posicionou até o fechamento deste texto.
Mais uma para a conta da Cultura
E como polêmica pouca é bobagem, tem mais assunto dando quiproquó na Praça do Canhão. O artista Alexandre Araújo, conhecido como Ale Poetha, denunciou um possível boicote por parte do Poder Público após ele se posicionar contra a dissolução do Conselho Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. No antigo grupo, ele era o representante da cadeira de Audiovisual. Após conceder entrevista para uma rádio, em abril, Ale afirma que se tornou persona non grata, o que afetou seu desempenho durante participação de um edital da secretaria de Cultura. Como parte da suposta retaliação, Alexandre recebeu notas baixas em todas as categorias que concorria em um chamamento público do município. O detalhe é que a baixa avaliação veio dos mesmos pareceristas que o avaliaram positivamente em editais anteriores. O portfólio também foi o mesmo que ele usou no ano anterior. Os detalhes, você confere na matéria do Portal Fontecerta.com.
Orçamento em debate
Ainda falando de São Pedro da Aldeia, a Prefeitura apresenta o planejamento orçamentário da cidade para o próximo ano nesta segunda-feira (11), às 15h, na Câmara. Na ocasião, serão abordadas as propostas do orçamento público para 2024, além da revisão do Plano Plurianual do quadriênio 2022/2025. A audiência será transmitida pelo canal da Câmara de São Pedro no YouTube. O evento será aberto para a participação de autoridades do município, representantes de conselhos municipais e de organizações da sociedade civil organizada, bem como para a população.
Visita pré-feriado
A sexta-feira (8) em Iguaba Grande foi em clima de feriadão. Por lá foi feriado municipal, foi Dia da Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. O prefeito, Vantoil Martins (CID), confirmou à coluna sua presença na Missa em Ação de Graças na igreja. Antes do fim de semana antecipado, no entanto, na quinta-feira (7), o chefe do Executivo recebeu a visita do deputado federal Gutemberg Reis (MDB). O chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública e Serviços Públicos, Fabinho Costa; o titular das pastas de Educação e Governo, Jales Lines; e o vereador de Araruama Eloi Ramalho (PSD) acompanharam a visita. Segundo Vantoil, a visita do deputado foi importante para ele acompanhar a aplicação de recursos públicos no município. “Sempre presente e bem entusiasmado com o que viu, ele se comprometeu em, mais uma vez, enviar emenda orçamentária para o município”, disse o prefeito.
Como mencionamos na última quarta-feira (12), Fabinho representou o prefeito Vantoil Martins em uma agenda com o Governador do Estado, Claudio Castro (PL). Além dos assuntos tratados durante a reunião, Fabinho saiu da sede do executivo estadual com mais motivos para comemorar. O governador aproveitou o encontro para deixar claro que apoiará o nome de Fabinho como pré-candidato a prefeito de Iguaba no ano que vem. Isso sinaliza que a gestão iguabense tem se destacado em todas as esferas do Estado.
Tem mais obra vindo por aí
Quem acompanha a coluna Direto da Fonte já sabe que o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), acelerou nas entregas de obras nessa reta final do ano. Nesta quinta-feira (7), quando entregou a nova sede do Corpo de Bombeiros na cidade, conforme prometido, Marcelo anunciou a próxima inauguração: será a Praça Fabio de Souza, em Monte Alto. O evento será na terça-feira (12), às 18h. Localizada entre a Rua Amaro José das Chagas e a Rua Cláudio Quintanilha, o espaço recebeu um ‘tapa’ no visual daqueles, com direito a novo parquinho e quadra poliesportiva revitalizada. A Prefeitura ainda incluiu sanitários acessíveis, área de convivência com mesas de jogos, jardins e espaço coberto por um pergolado de madeira, entre outras novidades. Ao Portal Fontecerta.com, o prefeito declarou que, na inauguração da praça, conta qual será a próxima obra a ser entregue.
Reforma Administrativa continua rendendo
Enquanto isso, em Cabo Frio. não se fala em outra coisa. A Reforma Administrativa, ou melhor, o projeto dela enviado pela prefeita Magdala Furtado (PL) à Câmara, domina todas as discussões políticas da cidade. Conforme a coluna Direto da Fonte já antecipou na quarta-feira (6), o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), não tem pressa de pautar o projeto e sustenta que está “dentro do prazo regimental”. Nas redes sociais, o vereador Átila Motta (Avante) se posicionou e afirmou que a oposição está querendo “fazer política”. “A gente [o vereador e sua equipe] fez um estudo técnico e viu que não tem nada de imoralidade, de ilegalidade. A prefeita mandou uma reforma que vai ser de grande importância para a nossa cidade”, pontuou. O vereador citou, por exemplo, as criações da secretaria de Pesca, da Proteção Animal e de Indústria e Comércio, além do retorno da pasta de Esportes. Já nos corredores da Câmara, rola a conversa que o vereador Luiz Geraldo (REP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) procura o apoio para um parecer contrário, assinado por todos os membros da Comissão. Com isso, a matéria já seria automaticamente arquivado, sem precisar ser apreciada em plenário. Bom, fato é que a polêmica continua e a coluna segue acompanhando a tramitação do projeto.
Marquinho na expectativa
Por falar em Câmara de Cabo Frio, foi publicado o edital de notificação que informa a votação das contas de 2018 do ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB) na próxima terça-feira (12). A decisão do parlamento pode ser crucial para uma eventual candidatura de Marquinho nas eleições do ano que vem. Para ter as contas aprovadas, o ex-prefeito precisa de 12 votos dos edis. Será que vem aí?
MPF de olho em escola de Araruama
O MPF tomou providências após receber um ofício do Ministério da Igualdade Racial contendo denúncias sobre questões da Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça, na comunidade quilombola de Sobara, em Araruama. O documento conta com uma carta aberta do corpo docente da instituição, protocolada pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA). A notícia relata uma série de acontecimentos, como práticas de proselitismo religioso e até má qualidade da água consumida pela comunidade escolar. O procurador da República Leandro Mitidieri emitiu duas determinações por meio de ofícios: a Prefeitura de Araruama deve se manifestar sobre a representação e informar as medidas adotadas para resolver os problemas específicos listados pelo corpo docente. Já a Fundação Cultural Palmares precisa informar se tem conhecimento dos fatos narrados e, em caso positivo, detalhar os procedimentos adotados para esclarecer o ocorrido. Caso não tenha conhecimento, a instituição deve adotar medidas para esclarecer o que foi noticiado e fornecer as informações levantadas em caráter de urgência. Ambas as solicitações têm prazo estabelecido de 30 dias.
Cenário político agitado
Por falar em Araruama, o município se prepara para uma disputa eleitoral no ano que vem com um contorno de polarização. De um lado, se apresenta como pré-candidata pelo grupo do governo, a prima da prefeita Lívia de Chiquinho (REP), Daniela de Lívia (MDB). Do outro, a vereadora da oposição Penha Bernardes (PL). Apesar delas estarem, segundo pesquisas, disputando a liderança da disputa, tem uma turma que parece disposta a emplacar uma 3ª via. Trata-se de outra mulher, a empresária Verônica Januário, aliada ao ex-vice-prefeito de Araruama Marcelo Amaral e do ex-vereador Rone Rossy. Ambos são empresários na cidade e estariam aí nessa busca por espaço no cenário político para o ano que vem. O trio vai conduzir uma reunião no Hotel Ver a Vista, na segunda-feira (11) às 19h. Vamos ver no que é que isso vai dar…