Quarta-feira agitada no cenário político da Região dos Lagos! Logo de manhã iniciou a programação de visitas do governador Cláudio Castro. Ele cumpriu uma agenda extensa nas cidades, que começou pela inauguração de Faetec em Rio das Ostras.
A comitiva foi então seguindo um trajeto marcado por lançamento de obras e inaugurações. No Trevo de Campos Novos houve o lançamento das obras da RJ-102 em Armação dos Búzios. Depois Claudio Castro seguiu para Cabo Frio, onde foi dar a ordem de início de obras no 25º Batalhão da Polícia Militar. De lá seguiriam para o município de Iguaba Grande, onde participaria do início da Construção do Teatro Municipal com revitalização de Praça nova da Estação, mas acabou cancelando a agenda lá. Mas não parou por aí a agenda oficial. O governador ainda esteve em Arraial do Cabo no fim do dia para a inauguração do Mirante da Prainha e lançamento de termo de cooperação para estudo sobre tratamento de esgoto.
Mas e São Pedro, ficou de fora das visitas? Não, o governador Claudio Castro esteve na cidade, mas não incluiu a passada por lá na agenda oficial e nem foi recebido oficialmente por Fábio do Pastel. Eles dois estiveram juntos, mas na casa da deputada Soraya Santos, onde políticos da região foram recepcionados para um almoço. Não houve cerimônia de inauguração nem início de obras em São Pedro, mas teve foto do prefeito com o governador.
Curiosamente o fato ocorre na mesma semana que o prefeito Fábio do Pastel esteve com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na cerimônia de filiação de André de Gilson ao PSD de Paes, que apoia Felipe Santa Cruz ao governo do estado.
De toda forma, durante discurso proferido no almoço da casa da deputada, o governador pregou a união entre os políticos do estado, para juntos retomarem o resgate e a credibilidade do Estado do Rio de Janeiro e no fim do dia voltou para o Rio de Janeiro.
Mais um candidato pra morar em Brasília
O secretário de Governo Davi Souza anunciou o afastamento da pasta para concorrer a um cargo na Câmara Federal. Sendo assim, ele volta a ocupar sua vaga na Câmara de Cabo Frio, de onde se licenciou em 2021 para compor a base do governo José Bonifácio. Ele saiu porque a lei determina que cargos de secretários municipais sejam deixados até seis meses antes da eleição, em 2 de outubro. Ou seja, nos próximos dias quem deve se desincompatibilizar do cargo de secretário municipal da prefeitura do Rio é Aquiles Barreto, que também concorrerá à uma vaga na Câmara dos Deputados.
O ex-prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, comentou sobre mais uma candidatura da Região dos Lagos para uma vaga em Brasília:
-Acho importante pra região que tem quase 800 mil habitantes e pode eleger de 4 a 5 deputados federais ou estaduais. Não somos adversários políticos, o Estado do Rio tem 92 cidades e quem quer se eleger tem que trabalhar em todos os municípios porque seremos representantes do estado do Rio como um todo, disse Chumbinho à coluna.
PDT de olho na Região dos Lagos
Outra figura importante na disputa eleitoral de 2022 é o candidato do PDT ao governo do Estado, Rodrigo Neves. O ex-prefeito de Niterói estará em caravana pelas cidades da Região. A agenda começa pela cidade de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande e, termina o dia, em São Pedro da Aldeia. Por telefone o prefeito de Cabo Frio e amigo de Neves, José Bonifácio, explicou que seriam dois dias de eventos na Região dos Lagos, mas que os horários de sexta-feira tiveram que ser desmarcados. “O Ciro vai estar no Rio na sexta-feira e solicitou a presença do Rodrigo [Neves], então vamos estar remarcando com as cidades de Búzios, Arraial e aqui em Cabo Frio”, disse Zezinho. O prefeito de Cabo Frio disse ainda que receberá Rodrigo logo cedo em Saquarema, junto com o ex-deputado estadual e atual diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes, com o, agora, pré-candidato a deputado federal, Davi Souza e demais membros do PDT. A Região dos Lagos está disputada!