Direto da Fonte: Clima de natal através de parcerias, comprinha para dar sorte e os bastidores da região nesta quarta (01)

Olá, tudo bem?

Quarta-feira, primeiro dia de dezembro, o primeiro ano de governo dos gestores municipais vai se encerrando. Uns com mais experiência, como é o caso do prefeito de Cabo frio, José Bonifácio e outros aprendendo com “o carro em movimento”, como está sendo para o prefeito Fabio do Pastel em São Pedro da Aldeia.

Pandemia, cidades turísticas, expectativa de ter festas nos municípios da Região dos Lagos e o assunto das rodas de conversa pelas cidades é: vai ter festa ou não? Mesmo não tendo festa, o importante é que o clima de natal começa a aparecer. Enfeites e iluminações começam a ser colocado nas casas e também nas cidades. Está começando mais um Direto da Fonte. Pois as Fontes são a base de um bom jornalismo.

Os editores

Cabo Frio

Em Cabo Frio quem frequenta o centro da cidade durante a noite ou acompanha as redes sociais do secretário de Governo, Davi Souza, já deve ter notado que alguns pontos turísticos estão com uma nova iluminação. Morro da Guia, Convento, Forte São Mateus são alguns dos pontos que já receberam a intervenção, através da parceria entre a prefeitura e o recém-inaugurado Hotel Sesc Cabo Frio.

Segundo o secretário de Governo, Davi Souza, a intenção é inaugurar “um sentimento de esperança de um novo ano, com desenvolvimento econômico, trabalho e direitos para os mais vulneráveis”.

Outros pontos ainda receberão a iluminação, incluindo o distrito de Tamoios. Já na praça Porto Rocha uma outra estrutura também chamará a atenção. Será uma árvore de natal com, aproximadamente, 15 metros de altura que será montada.

Enquanto o secretário de Governo tem cuidado do natal, o prefeito José Bonifácio tem feito o trabalho de dialogar com empresas que estão chegando no município, como é o caso da reunião que mostramos “Direto da Fonte”, na última segunda (29), com a equipe da rede varejista Magalu, mas também com empresas que já estão no município e passam por um movimento de reestruturação.

“Estive ontem na inauguração da agência do Sicoob em Tamoios enquanto ao mesmo tempo acontecia a inauguração da loja Pernambucanas. Amanhã (quinta-feira) tenho uma ida a capital do Rio de Janeiro, mas antes quero passar na loja para fazer uma compra e dar sorte, ” comentou José Bonifácio.

Nesta quinta-feira (02), o prefeito terá reuniões e encontros na capital do estado e vai aproveitar para ir ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), para avançar as conversas sobre o Palácio das Águias, na praça Porto Rocha, que funciona hoje como sede de uma agência bancaria, adiantou Bonifácio por telefone ao Direto da Fonte.

Segundo Zé, uma conversa já foi iniciada com o banco Itaú, que demonstrou interesse em passar o prédio para a prefeitura, mas como o prédio foi tombado como patrimônio arquitetônico, o INEPAC tem que participar de toda a negociação.

“Os bancos estão diminuindo com o avanço da era digital. Os espaços grandes não são tão necessários mais. Quem não tinha aprendido a fazer transações pela internet, como eu, com a pandemia acabou aprendendo, “ continuou o prefeito.

Para Bonifácio, o Palácio das Águias seria uma ótima sede para a Biblioteca municipal Prof. Walter Nogueira. “Seria excelente poder levar a biblioteca para aquele prédio. Maior, mais espaço para organizar todo nosso acervo. Vamos aproveitar o interesse do Itaú e agilizar toda essa conversa. ” Finalizou Zé.

Outros pontos importantes sobre Cabo Frio e que não podem ficar de fora do Direto da Fonte de hoje é que a prefeitura realizou hoje mais um pagamento referente aos salários dos servidores do mês de dezembro de 2020 e as obras de recapeamento continuam pela cidade. Hoje foi possível ver as equipes trabalhando em um trecho do trevo de São Cristóvão, próximo a uma concessionária de veículos. Outros pontos que também receberão as operações de recapeamento são as ruas do bairro Boca do Mato, a antiga estrada de Búzios, além das ruas que são de Paralelepípedo, entre elas a rua Dimas Teixeira no Jardim Esperança e ruas do bairro Jardim Peró.

São Pedro da Aldeia

Na cidade aldeense destaque para a produtora de Cultura Afro e colunista do portal Fonte Certa, Juliane Carvalho que recebeu o prêmio Zumbi dos Palmares, pelo deputado estadual Carlos Minc. A Honraria é dada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) a militantes da causa negra e direitos humanos dos afrodescendentes.

O Prêmio Zumbi dos Palmares é dado pela Comissão de Combate às Discriminações da Alerj e busca o resgate a história de luta e resistência do Povo Negro. Mais do que isso, ele consagra uma construção que se dá na contramão da Cultura de ódio, que insiste em se firmar no nosso país.

Enquanto uns se alegram, outros resolvem problemas, como é o caso do prefeito Fábio do Pastel, que teve o almoxarifado da secretaria de Saúde vistoriado pelo vereador Isaías do escolar. Em vídeo o vereador aponta produtos como seringas, fios categuti, espéculos, sondas, entre outros materiais armazenados já fora do período de validade.

O vereador cobrou explicações, ao governo atual e ao anterior sobre desperdício do dinheiro público. “Queria ver se fosse comprado com o dinheiro deles”, disparou Isaias. Em nota, a Prefeitura disse que os materiais foram adquiridos pela gestão anterior e que não tinha o que fazer por “tratar-se de quantidade superior à demanda real das unidades de saúde do município”. A nota diz ainda que o governo abriu processo administrativo parar “apurar os fatos em relação ao desperdício de insumos contratados pela antiga gestão”.

O prefeito de São Pedro, desde o início da gestão, também tem tido alguns problemas com os servidores municipais. Dessa vez, a categoria que não anda muito satisfeita com a gestão pastel são os Guardas Civis municipais que foram pegos de surpresa por uma publicação do 25º Batalhão de Polícia Militar, onde o prefeito de São Pedro da Aldeia recebe o Comandante, Coronel Bastos para tratar da implantação do Convênio do Programa Estadual de Integração na Segurança (CPROES) com a cidade Aldeense.

Segundo os guardas, “estamos em uma briga muito grande com a gestão pública para o cumprimento do plano de carreira, que é obrigatório, e o município vem jogando essa discussão para a frente. Agora estão pegando a verba dos municípios, que poderia ser investido em equipamento, estruturação da Guarda, uma nova sede, formação dos agentes para guarda armada, ai o prefeito vai dar dinheiro para o estado e nós continuamos de forma precária. “ Relatou um dos servidores.

A situação de Fabio com os servidores não está nada fácil. Vamos continuar acompanhando.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.