Cabo Frio
O deputado federal e pré-candidato ao governo do estado nas eleições do ano que vem, Marcelo Freixo, esteve hoje por Cabo Frio. Teve uma agenda bem movimentada junto ao prefeito José Bonifácio e o diretor financeiro da Alerj e pré-candidato a deputado estadual, Jânio Mendes. Entre os compromissos de Freixo na cidade, teve a participação na cerimônia de posse dos estudantes do Programa Cidade Jovem, fez uma visita ao bairro Manoel Corrêa para conhecer de perto a Moeda Social Itajuru, e os impactos do programa social na economia local. Durante a visita, o deputado conversou com moradores e comerciantes do bairro, e apresentou planos para utilizar a iniciativa da Moeda Social como referência para a implantação de um programa semelhante em comunidades do Rio de Janeiro, como a Maré e a Rocinha, por exemplo. Na parte da tarde Freixo teve uma reunião com vereadores e bate papo com membros da sociedade civil e empresários.
Falando no Programa Cidade Jovem, o secretário de governo, Davi Souza e o prefeito José Bonifácio, além de outros integrantes do governo, tiveram a companhia dos jovens estudantes da rede pública de Cabo Frio ao longo do dia, mostrando as atividades que desempenham na prefeitura da cidade. Davi ficou com a companhia de João Ricardo e o prefeito José Bonifácio auxiliou o jovem Igor, aluno da escola Elza Maria Santa Rosa Bernardes. Os participantes do projeto puderam conhecer as dependências da prefeitura, obras que acontecem pela cidade, além de pontos turísticos.
Agora a noite, a praça Porto Rocha, no centro de Cabo Frio, está recebendo uma edição especial do projeto “O Canto do Pescador” no coreto central que teve a revitalização finalizada pelos servidores da prefeitura. O local, que estava abandonado e que vinha sendo utilizado ao longo dos últimos anos por pessoas em situações de rua, após o resgate, passa a ser palco de apresentações culturais.
São Pedro da Aldeia
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, começou a realizar nesta semana uma série de reuniões para alinhamento das estratégias e ações do primeiro ano de governo e a definição de objetivos e metas para o próximo ano. Será que o primeiro ano de governo tem sido satisfatório para a população aldeense?
Se depender dos vereadores, os planejamentos de Fabio do Pastel para 2022 não serão muito tranquilos. A vereadora Mislene de André, denunciou nesta quinta-feira (25), durante a Sessão da Câmara Municipal, uma dívida milionária da empresa de ônibus Auto Viação São Pedro, do Grupo Salineira, com o município.
Segundo a vereadora, o grupo que tem contrato de concessão com a prefeitura, nunca pagou os impostos de outorga — valores que devem ser pagos ao governo pelos contratos — que já deveria estar nos cofres do município há quase dez anos.
Ainda de acordo com Mislene, quando a empresa ganhou a concessão para operar os ônibus, no município aldeense, deveria ter pago R$ 740 mil em até três parcelas semestrais. Em valores corrigidos, segundo o Banco Central, a dívida da empresa com a prefeitura ultrapassa R$ 1,6 milhão e deve caducar nos próximos meses após completar dez anos.
Em junho desde ano, o Portal Fonte Certa acompanhou todo o impasse envolvendo o Grupo Salineira e a prefeitura de São Pedro, quando a Viação São Pedro ameaçou quebrar o contrato alegando inviabilidade financeira. Como solução a prefeitura transferiu os valores de vale-transporte, que antes eram pagos diretamente aos servidores, para o cartão eletrônico da empresa, levando a protestos dos servidores municipais.
A denúncia foi encaminhada pela vereadora para a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado.
Arraial do Cabo
A Secretária de Educação de Arraial do Cabo, Isalira Gomes, representou o Município cabista na cerimônia que aconteceu no Palácio do Planalto, para adesão ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), na última quarta-feira (24)
De acordo com a Secretária, a inauguração oficial da educação cívico-militar em Arraial do Cabo está prevista para acontecer em janeiro. “Confirmamos a nossa adesão no final do ano que vem, já podemos receber o certificado de cidade que adotou esse modelo de educação”, afirmou.