Direto da Fonte | Eleições 2022 e a costura política da Região dos Lagos

Passada a euforia de início de ano, agora é hora de colocar ordem na casa, mesmo porque 2022 é ano de eleição para governo do estado, assembleias legislativas, câmara federal, senado e presidência da república. É a maior eleição do país e das mais importantes pois define as bases políticas espalhadas pelo Brasil. Qual grupo político terá mais representatividade na Alerj ou no Palácio das Laranjeiras? Essa é a pergunta central que dará a tônica nos próximos meses dos acordos políticos que estão sendo feitos pros próximos anos.

Mas para além da composição do grupo de 70 deputados estaduais que irá montar a Assembleia Legislativa do Estado do Rio, o que também está em jogo nestas eleições é o próximo governador no Rio de Janeiro. Nada menos que seis governadores foram afastados do Palácio Laranjeiras nos últimos anos. O que se assistiu no estado foi uma sucessão de irregularidades, prisões, desvios de verba pública e uma população à mercê de um sistema eleitoral viciado e que comprometeu finanças, administração e imagem de um dos principais estados do país.

Claudio Castro, governador em exercício que assumiu a cadeira no lugar do governador afastado Wilson Witzel, passou os últimos meses costurando alianças com políticos da Região dos Lagos e tentando marcar território, pois naturalmente é candidato à reeleição. Os próximos meses serão decisivos neste cenário.

A costura política na Região dos Lagos

E por falar em costuras, quem não para é Janio Mendes. O ex-deputado e vereador cabo-friense tem estado em todos os cantos. Para quem achava que Janio ia chegar tímido no cenário das eleições de 2022, se enganou. Além de ter uma forte ligação com o prefeito José Bonifácio, ele tem boa relação com o governador, aliados importantes na Alerj e tem conversado com diversos políticos. Essa semana o cafezinho foi com o vereador Alexandre da Colônia e, pela foto, os dois estavam não só à vontade, como alinhados na conversa.

E a corrida está só começando. Como a coluna vem noticiando nos últimos dias, as dobradinhas estão a todo vapor na Região dos Lagos e os próximos meses serão de muitas reuniões políticas, umas às claras, como a de Janio e Alexandre, e outras nem tanto…

Novo decreto flexibiliza uso de máscaras em São Pedro da Aldeia

Já a Prefeitura de São Pedro da Aldeia flexibiliza o uso de máscaras de proteção facial na cidade. Também foi ampliado o limite de lotação de estabelecimentos comerciais e industriais, bem como da rede hoteleira, para 90% da capacidade total. As medidas adotadas pelo município estão no Decreto nº 050 publicado nesta sexta-feira (4). A prefeitura reforça que continua em bandeira amarela e destaca a importância da população seguir o cronograma de vacinação.

Segundo o novo decreto, as máscaras serão exigidas apenas em unidades de saúde públicas e privadas da cidade. A decisão leva em conta o Decreto Estadual nº 47.973, desta quinta-feira (3), que deixa a cargo de cada município a flexibilização do uso de máscaras de proteção facial.

Ainda de acordo com a prefeitura, o relatório de avaliação dos índices da doença realizado pela Secretaria de Saúde aponta a elevação da cobertura de mais de 80% da população vacinável com a segunda dose (moradores acima de 12 anos). De acordo com o boletim coronavírus desta sexta-feira (4), a ocupação dos leitos destinados à doença está zerada.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.