Direto da Fonte | Em mais um episódio polêmico, eleição de cadeiras vagas é suspensa em Conselho de Cultura de São Pedro

A eleição para ocupação de vagas que estavam ainda não tinham sido preenchidas na suplência do Conselho de Cultura de São Pedro da Aldeia foi anulada nesta quinta-feira. A votação aconteceu na segunda e terça-feira, mas denúncias de irregularidades fizeram com que o processo fosse suspenso. A mãe de uma criança com espectro autista, que atua há 10 anos na inclusão em eventos na cidade, nos enviou uma denúncia sobre o processo e vamos reproduzi-la:

“Soube da oportunidade de concorrer a cadeira de cultura inclusiva como suplente e fiquei muito feliz de poder finamente ajudar mais este segmento no município de São Pedro da Aldeia. É uma cadeira inédita no conselho de cultura. E agora com a previsão da Aldir Blanc2 e Lei Paulo Gustavo poderemos de fato fomentar a inclusão. Acontece que a votação foi efetuada em duas etapas, em dois dias. Ontem (25) e (26) hoje, ontem, todos puderam votar desde que mapeados (mapeamento cultural da cidade) que foi feito via link do formulário.

Hoje, alguns foram impossibilitados de votar por conta de comprovação. Mesmo não acontecendo isso ontem, indagamos porque houveram outros segmentos de pessoas saudáveis que nunca atuaram com inclusão estavam aptos a votar. E um agente cultural, portador de necessidades especiais foi VEDADO DE VOTAR. Isso é exclusão! Fui até a comissão de direitos humanos da Câmara solicitar auxílio.

Diante de tanta confusão, busquei ajuda com de representantes do Fórum de Cultura que prontamente abraçaram a causa. (…). Se possível, gostaria de um pouco de atenção neste jornal respeitado. Pois me sinto extremamente discriminada e abalada”, informou a denunciante.

Diante das acusações, o processo foi cancelado nesta quarta-feira. A informação foi divulgada no grupo dos conselheiros, mas nenhuma nota oficial foi emitida pela secretaria ou pela comunicação da prefeitura.

O que diz a nota postada no grupo de WhatsApp do Fórum de Cultura

“Após as considerações do Grupo de Trabalho sobre a votação em 25 e 26/04, com voto de eleitores no primeiro dia sem atestado de validação da atuação artística no setor cultural (critério anteriormente estabelecido pelo GT para participação na eleição, quer seja candidatos ou eleitores), uma vez constatada ausência dessa comprovação, no segundo dia de votação o GT procede a necessária exigência de comprovação, para todos agentes culturais cadastrados no Mapeamento Cultural do Município.

A bem de manter sequente encerramento do processo, com aferição de votos e proclamação dos eleitos, a Secretaria Municipal de Cultura envidou todos os esforços para contactar os dezoito (18) eleitores de 25/04, para devido atesto de atuação cultural.

Na impossibilidade de atestar atuação cultural de todos os 96 eleitores, e ainda, com vários eleitores apresentando portfólios inconsistentes em 26/04, membros do GT apresentaram a opção de anulação do processo de eleição, com de acordo dos integrantes, uma vez identificada a fragilidade do processo.

Em postura consensual de todos os integrantes, representantes da gestão municipal e da sociedade civil, foi registrado o erro do GT em não adotar as devidas medidas de atesto quanto à atuação cultural de todas/os os eleitores. Por maioria de votos o Grupo de Trabalho anulou a eleição de 25 e 26/04, com imediato encaminhamento para nova deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural”, informou o comunicado.

O processo de eleição do Conselho de Cultura de São Pedro da Aldeia vem sendo abalado por denúncias de irregularidades desde a posse dos conselheiros, em fevereiro. Inclusive o assunto foi tema da coluna em algumas ocasiões. Clique aqui para ler a polêmica.

Homem de Ferro

A presença do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, foi a grande surpresa da noite de ontem no lançamento da pré-campanha de Jânio Mendes, em um espaço chamado de “Espaço da Vitória”, no Jardim Excelsior. Nem mesmo o dreno impossibilitou que o prefeito fosse prestar apoio ao antigo aliado. José Bonifácio teve alta nesta segunda-feira, depois de passar por uma cirurgia para retirada de um nódulo no fígado e até se afastou da prefeitura oficialmente, no episódio em que a vice-prefeita, Magdala Furtado, assumiu o cargo de prefeita interina para Zè cuidar da saúde. Mas a tamoioense não chegou a esquentar a cadeira já que, para surpresa da população, José Bonifácio voltou à prefeitura na última terça-feira. Ou seja, Magdala ficou na prefeitura de quinta a terça somente. Mesmo ainda se recuperando, José Bonifácio deu mostras de que não abrirá mão do cargo tão fácil assim.

Facebook
Telegram
Twitter
WhatsApp

Os comentários estão desativados.