Direto da Fonte: “Eu quero que o Governador se F*,” diz deputado Mauro Bernardo na tribuna da Alerj

Caso aconteceu durante sessão extraordinária da Assembleia Legislativa para votação dos vetos do governador sobre o projeto do sistema de proteção social dos militares aprovado pela Casa

O Direto da Fonte desta quarta-feira (05) começa com o pronunciamento do deputado Mauro Bernardos na tribuna da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em sessão extraordinária nesta quarta-feira, onde a casa manteve os vetos do governador Cláudio Castro sobre o sistema de proteção social dos militares, que inclui a unificação da gratificação especial. Foram 43 votos favoráveis ao governo e 24 contrários aos vetos. Durante a curta fala, por ser contra o veto do Governador, Bernardo soltou “Eu não quis estudar para ser Coronel, eu quis estudar para ser PM. O que importa é que eu estou com vocês. Não ao governador. Não devo nada ao Governador e quero que o Governador se F*”

O governador vetou no último dia 30 seis trechos da lei aprovada pela Alerj e afirmou que pretendia dar essa unificação, mas que o aumento, no caso dos praças, seria por decreto, escalonado em um prazo de cinco anos. Pelo texto aprovado pela Assembleia, soldados e cabos da Polícia Militar e dos Bombeiros, que recebem hoje 122,5%, passariam a receber o mesmo que os suboficiais (150%). A Alerj tinha estabelecido ainda que o aumento seria escalonado em dois anos.

O caso gerou uma disputa entre a Assembleia legislativa e o Palácio Guanabara, já que o governador queria dar o aumento via decreto, sem a participação dos parlamentares e com o prazo estendido.

Prefeito de São Pedro festeja obras do estado

Em São Pedro da Aldeia, enquanto a população reclama bastante nas redes sociais, sobre a falta de medicamentos na farmácia municipal, a demora no atendimento do Pronto Socorro da cidade e muitas outras demandas, o prefeito Fábio do Pastel comemora o início das reformas das passarelas ao longo da RJ-140, rodovia que liga as cidades de São Pedro e Cabo Frio.

Fábio ao longo do primeiro ano de mandato, não conseguiu emplacar grandes feitos na cidade, a solução é festejar as obras feitas pelo governo estadual. Foi assim com o convênio firmado para o asfaltamento de algumas ruas do bairro Rua do Fogo e tem sido assim com as reformas das passarelas.

Levantamento das contas em Cabo Frio

Enquanto muita gente ainda curte a primeira semana do ano, a prefeitura de Cabo frio preparou com um balanço das despesas e receitas do município. Desde o início da gestão de José Bonifácio, o prefeito deixou claro a prioridade de pagar em dia os servidores públicos, que conviveram com sucessivos atrasos salariais nos últimos anos. Bonifácio vinha sendo até criticado pela demora em realizar a operação tapa buracos na cidade, que começou a ser feita em novembro de 2021, e outras ações pedidas pela população.

Para equacionar a dívida pública municipal, que atingiu a soma de R$ 777 milhões, contando apenas os débitos junto ao INSS e à Receita Federal; às concessionárias de serviço público Prolagos e Enel e de precatórios judiciais, que são dívidas do setor público reconhecidas pela Justiça, foi necessário o enxugamento da máquina pública, com redução das despesas, além de um intenso trabalho para o aumento da arrecadação própria.

Segundo a prefeitura, todos os salários, inclusive o décimo terceiro, foram pagos de forma antecipada e com os devidos encargos trabalhistas. Além disso, foram quitados mais de R$ 30 milhões de dívidas salariais herdadas de governos anteriores, tanto de funcionários da ativa como de aposentados. A mais antiga delas era de 2016.

Resgate a cultura cabo-friense

Outra bandeira do governo de José Bonifácio tem sido o resgate da cultura cabo-friense. Na próxima quinta-feira (06), na Praça da Cidadania, a partir das 20h, acontece a apresentação da Folia de Reis. Uma manifestação cultural tradicional da nossa cidade. Além disso, a Folia é um patrimônio tombado por Lei. Vale a pena conferir a exibição gratuita comandada pelos grupos folclóricos “Estrela do Oriente” e “Estrela D´alva”.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email