Cabo Frio
Começamos o Direto da Fonte desta segunda-feira (29), com a notícia que o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, está preparando para esta semana um anúncio muito aguardado pelos servidores. Mais uma parcela do salário atrasado de dezembro de 2020, deixado pelo ex-prefeito Adriano Moreno, será quitada nos próximos dias. O salário de dezembro de 2020 já foi pago para os servidores ativos e inativos que ganham até R$ 3.300. Agora será a vez da faixa de funcionários com salários acima deste valor.
Vale lembrar que neste ano, Bonifácio já quitou outros salários deixados em atraso por gestões anteriores, como o 13º de 2020 para servidores efetivos da Saúde, servidores licenciados em auxílio doença e aposentados e pensionistas do Ibascaf. Também pôs fim a uma dívida histórica, finalizando o pagamento do 13º de 2016 para aposentados e pensionistas do Ibascaf.
Já entre as reuniões do dia, Bonifácio recebeu uma equipe da rede varejista Magalu no gabinete da Prefeitura. A empresa vai inaugurar a sua primeira loja em Cabo Frio no dia 10 de dezembro, promovendo a geração de novas vagas de emprego no município. Desde o começo do governo, em janeiro, o prefeito vem dizendo que pretende “estender o tapete vermelho” a todos os empresários que queiram trazer suas empresas para Cabo Frio.
Bonifácio vem fazendo, ao longo desse ano, uma série de iniciativas para a busca de novas empresas e a geração de postos de trabalho. Além da rede Magalu, a cidade também está recebendo uma unidade da rede varejista Pernambucanas, com inauguração nesta terça-feira (30), e ganhou também o novo hotel do SESC. Somente nestes três empreendimentos (Magalu, Pernambucas e SESC) estão sendo gerados cerca de 200 novas oportunidades de trabalho.
Já no início da tarde saiu a notícia que a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Pública estará sob novo comando a partir desta terça-feira (30) em Cabo Frio. A então titular da pasta, Aglaia Olegário, entregou nesta segunda o pedido de exoneração ao prefeito José Bonifácio, alegando motivos pessoais.
No lugar dela, quem vai assumir é o secretário de Administração, Ruy França. Ele irá acumular os dois cargos sem gerar acúmulo de salário.
Aglaia é servidora concursada da Guarda Civil Municipal, e agora retoma à sua função original na corporação, da qual faz parte há 27 anos. Enquanto secretária, ela trabalhou na área da segurança patrimonial e também nas questões de direitos humanos, focada na humanização do trabalho da Guarda Civil Municipal.
O prefeito José Bonifácio agradeceu a Aglaia pelos serviços prestados à frente da Secretaria, e anunciou o nome de Ruy França, que é coronel da Polícia Militar cedido para a Prefeitura.
São Pedro da Aldeia
Na cidade aldeense, o clima entre alguns secretários não está lá dos melhores. Durante esse final de semana, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Rua do Fogo sofreu um roubo de cestas básicas, que iriam atender a famílias carentes da localidade, e com isso fez o debate entre o primeiro escalão do governo reacender. Tudo isso motivado a um novo ordenamento, realizado no início do governo, vindo do secretário de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cádimo, de retirar os vigilantes dos Cras das periferias da cidade, realocando em outros setores.
A secretária de Assistência Social, Diana Alves, já vinha reivindicando sobre essa mudança e pedindo o retorno dos agentes para os postos. Segundo informações de servidores da prefeitura, após o roubo a secretária estava furiosa, querendo o retorno dos vigilantes para os Centros de Referência. Enquanto o clima de tensão paira sobre os secretários, o prefeito Fábio do Pastel, continua fazendo os posts em redes sociais sobre as visitas diárias que realiza aos trabalhos de limpeza e manutenções realizados pela secretaria de Serviços Públicos.