A Educação em São Pedro não sai da pauta, mas não é escolha nossa. O procurador da república, Leandro Mitidieri deu 30 dias para que a prefeitura se manifeste sobre irregularidades apontadas pelo Ministério Público Federal na gestão dos recursos da merenda escolar. O órgão oficiou o executivo para que envie a prestação de contas de gastos na área em 2020 e 2021 além de explicitar quais providências foram tomadas, caso as irregularidades tenham sido confirmadas.
O Ministério Público recebeu denúncias de falta de alimentação escolar, apesar de verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e dos próprios recursos do município destinadas a isso e por este motivo quer conferir todos os detalhes dos recursos gastos: onde foram e como foram usados.
Esse problema que a Educação aldeense vem enfrentando começou no ano passado, quando pais de alunos denunciaram que até alimentos impróprios para os alunos foram servidos. Fábio do Pastel não gostou e cometeu o erro (admitido por ele mesmo) de ir para as redes sociais num momento de fúria dizer aos responsáveis pelos alunos que jogassem a comida fora. ““A mãe que não achar que aquilo é um alimento, já até falou de jogar fora, que ela pegue e faça”, disse o prefeito”, durante uma live na época. Não pegou bem e, certamente, o episódio jogou ainda mais os holofotes para o assunto.
Recentemente, o prefeito também passou por outra saia justa com o procurador Leandro Mitidieri, que já deu mostras suficientes que não vai deixar o assunto ficar esquecido. Na audiência em que o MP convocou Fábio para explicações, o autor das denúncias estava presente e o prefeito se recusou a ficar cara a cara com o opositor.
Segue a cópia do despacho do MP:
Reajuste salarial para os servidores municipais Cabo Frio é enviado a Câmara
Em Cabo Frio parece boas novas estão por vir na vida do servidor. Zé Bonifácio enviou para a Câmara hoje, em Regime de Urgência, o Projeto de Lei que pede autorização para que o Executivo promova um reajuste salarial para os servidores municipais, ativos e inativos, da Administração direta e indireta, incluindo as autarquias Comsercaf e Ibascaf. O reajuste é diferenciado, com 13,8% para os servidores efetivos e 10,18% para os comissionados, contratados e inativos – aposentados e pensionistas. A expectativa é que a matéria entre em pauta nos próximos dias.
O reajuste, por mais que possa não parecer tanto no individual, representa uma injeção de capital na economia da cidade e é mais um sinal de que uma das marcas da administração tem sido deixada pela gestão da Fazenda. Cabo Frio passou os últimos anos mal das pernas com pagamentos de dívidas de governos passadas nas mais variadas esferas, do servidor à Receita Federal.
Bonifácio assina cessão da Fazenda Campos Novos para UENF
Outra boa notícia em Cabo Frio é que a revitalização da Fazenda Campos Novos está de vento em popa. No fim de semana o “Dia de Darwin” celebrou o aniversário de Charles Darwin e os 190 anos da visita do naturalista britânico em Cabo Frio. O evento reuniu dezenas de pessoas em torno da cultura, gastronomia e história. Na ocasião foi assinado um acordo e termo de cessão de uso da sede da Fazenda Campos Novos para a Uenf. A ação foi um dos últimos passos para a restauração do imóvel do século XVII, que será feita com recursos do Fundo Especial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
A expectativa é grande para esta nova fase da fazenda que viveu dias de glória no passado distante e agonizou nos últimos anos. A restauração completa do prédio histórico é uma vitória para toda a comunidade. A previsão de entrega é em novembro, quando Cabo Frio completa 407 anos da fundação de Cabo Frio. A Fazenda Campos Novos vai ganhar um museu científico e uma escola de extensão da universidade.