Comissão para implantar Centro da Herança Africana e Tradições Quilombolas na Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio, faz primeira reunião presencial

Encontro entre representantes da Prefeitura, da UENF e da sociedade civil foi realizado na Igreja de Santo Inácio

0
130

A comissão que propõe a implantação de um Centro da Herança Africana e Tradições Quilombolas na Fazenda Campos Novos, no distrito de Tamoios, se reuniu pela primeira vez de forma presencial, no último sábado (2). O encontro teve a participação do coordenador-geral de Igualdade Racial, Manoel Justino; de integrantes da comissão, composta por representantes do governo municipal e da sociedade civil; e de professores da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), instituição parceira no projeto. O vereador Davi Souza também esteve presente.

A reunião realizada na Igreja de Santo Inácio, que integra o complexo da Fazenda Campos Novos, teve o objetivo de definir o cronograma de ações, que inclui a leitura dos documentos existentes e a elaboração do projeto. Para os próximos meses, foram marcados encontros ampliados com o intuito de levantar os estudos e debates sobre o território onde fica a Fazenda, que tem grande presença de comunidades quilombolas no entorno.

Para isso, está prevista a realização de um simpósio, no fim de agosto; e de um fórum, em setembro. Serão oportunidades para dialogar com os estudiosos da Fazenda e de sua história, assim como para dar voz aos habitantes daquela região. O coordenador-geral da Igualdade Racial de Cabo Frio, Manoel Justino, ressaltou a importância de preservar a memória da população quilombola.

“Nessa parceria da restauração da Fazenda e da instalação do campus da UENF, estamos discutindo o Centro de Referência da Herança Africana e Tradições Quilombolas. No conjunto de participação da universidade, essa comissão vai desenhar como vai funcionar o Centro, que será uma grande fonte de pesquisa e de preservação das tradições quilombolas, numa área em que a presença negra e indígena é bastante importante”, destacou Manoel Justino.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here