HomeAraruamaComitê Lagos São João realiza segunda ação de educação ambiental na comunidade...

Comitê Lagos São João realiza segunda ação de educação ambiental na comunidade de Sobara, em Araruama

Durante a programação foram realizadas atividades com as crianças, incluindo confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados

-

O Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João realizou, no último domingo (13), a segunda ação do Programa de Educação Ambiental na comunidade quilombola de Sobara, na zona rural do município de Araruama. A programação teve foco nas crianças da localidade e ocorreu na Escola Municipal Pastor Alcebíades Ferreira de Mendonça.

Entre os assuntos, foram abordados os impactos dos resíduos sólidos na coleta e tratamento dos efluentes domésticos, e o funcionamento do biossistema que será feito no local, com recursos aprovados pelo Comitê de Bacia.

Na ocasião foram realizadas atividades com as crianças, incluindo uma Oficina Ecológica com a confecção de brinquedos a partir de materiais reciclados como madeira, papelão e garrafa pet, entre outros. Elas aprenderam formas de reutilizar esses materiais, evitando que eles sejam descartados em locais inadequados, causando problemas para a comunidade.

“Eu aprendi a fazer uma brincadeira bem legal, fiz totó com pregador, palito e uma caixa de sapato. Foi muito bom”, disse João Pedro, de 10 anos.

Já os adultos puderam acompanhar a palestra sobre “Impactos dos resíduos domésticos no tratamento do esgoto”.

“A comunidade está se empenhando em aprender sobre o nosso lixo, para não jogar de qualquer maneira,” comentou o morador Cornélio José da Silva.

A primeira Ação do Programa de Educação Ambiental, na comunidade quilombola de Sobara ocorreu em dezembro passado. No local será instalado uma rede coletora e um Biossistema Integrado, composto por biodigestor e lagoa de estabilização com plantas que auxiliam no tratamento dos efluentes, coletados por esta rede. O Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, entidade delegatária do Comitê de Bacia, é importante para explicar à população sobre os critérios para pleno funcionamento do Biossistema. 

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama (PMA), Instituto de Terras do Estado (ITERJ), Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Secretaria de Estado do Ambiente (SEAS), Concessionária Águas de Juturnaíba (CAJ), Associação Remanescente do Quilombo de Sobara (ARQSOBARA), Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI-RJ) e Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (IPEDS).

- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Percurso passa pelo Vale das Pitangueiras, Mirante das Conchas e Morro do Vigia. Foto: Reprodução/ Internet

‘Dia Mundial de Mares Limpos’ acontece neste sábado na Praia do...

0
Neste sábado (30), será realizado o “Dia Mundial de Mares Limpos” na Praia do Peró, em Cabo Frio. A ação vai unir trilheiros, mergulhadores,...
%d blogueiros gostam disto: