Início Araruama Concessionaria contrata estudo para mapear profundidade da Lagoa de Araruama

Concessionaria contrata estudo para mapear profundidade da Lagoa de Araruama

Pesquisa ajudará a entender o movimento das correntes e apontar locais assoreados

-

Conhecer a profundidade da Lagoa de Araruama e apontar locais assoreados são os objetivos de um estudo contratado pela Prolagos. O levantamento está sendo realizado por Fábio Ferreira Dias, Doutor em Geologia e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os dados também servirão como base para a dragagem, que deverá ser feita pelo Inea nos próximos meses com recursos do Governo do Estado.

Para garantir a qualidade dos dados coletados, os pesquisadores instalaram um ponto de precisão topográfica na marina do Canal Palmer, em Cabo Frio. O GPS posicionado neste local faz o rastreio simultâneo ao aparelho disponível no barco, coletando informações como latitude, longitude e altitude. Segundo Paulo Roberto Alves dos Santos, engenheiro Cartográfico e professor do Departamento de Análise Geoambiental da UFF “Quando as variáveis forem inseridas e processadas no programa, será possível comparar os dados e assegurar a sua exatidão”

Este ponto poderá servir de base para todos os levantamentos da Lagoa. O estudo prevê a reprodução digital e tem como objetivo promover simulações computacionais de possíveis intervenções como dragagem e abertura de canal para identificar quais ações irão proporcionar a melhoria ambiental do ecossistema.

O relatório final será compartilhado com representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e Consórcio Intermunicipal Lagos São João para que tenham subsídios técnicos para definirem suas ações em prol da laguna.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta