Início Araruama Concessionária Enel promove aula inaugural do projeto escola de mulheres eletricistas

Concessionária Enel promove aula inaugural do projeto escola de mulheres eletricistas

Projeto visa gerar desenvolvimento social e econômico através de oficinas de empregabilidade, capacitação e acompanhamento profissional

-

A Enel Distribuição Rio realizou nessa quarta-feira (12), em formato virtual, a aula inaugural da primeira turma do projeto Escola de Mulheres Eletricistas. No total, 20 mulheres serão formadas em eletricista de rede de baixa tensão. A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Oportunidade e visa gerar desenvolvimento social e econômico para as comunidades por meio de oficinas de empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, capacitação e acompanhamento profissional.

“Na Enel assumimos compromissos que valorizam a inclusão e a diversidade, e esse projeto materializa nosso anseio de inserir pessoas que se identificam com o gênero feminino nesse mercado que ainda tem predominância masculina. Com o apoio das profissionais da Enel que atuarão como mentoras das alunas, queremos trazer novos olhares, equidade e diferentes perspectivas para o setor elétrico”, destaca Claudia Guimarães, Head de Projetos de Sustentabilidade em Distribuição da Enel Brasil.

Para o presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano, a promoção da diversidade e da inclusão no ambiente corporativo está cada vez mais presente na agenda das organizações.

“Numa área de trabalho predominantemente ocupada por homens, trata-se de mais uma oportunidade para quebrar barreiras e preconceitos. Além de oferecer uma qualificação, a parceria pretende incentivar e colaborar com o protagonismo das mulheres por meio de ações que orientam sobre desenvolvimento humano e outros temas importantes para o crescimento e o fortalecimento do público feminino”.

Sobre o curso

O curso, ministrado pela Firjan SENAI, terá a duração de 40 dias, sendo 30 na modalidade online e 10 dias na modalidade presencial, totalizando 240 horas. Entre os módulos que serão abordados no curso estão: Fundamentos de eletricidade básica, Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho aplicados a instalação de redes de distribuição, Fundamentos de rede de distribuição, Montagem e instalação de redes de distribuição, Manutenção de redes de distribuição e Operação Serviços Comerciais. As aulas práticas, no modo presencial, serão realizadas no Centro de Excelência Operacional da Enel Rio, em Cabo Frio, respeitando todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, e poderão sofrer alteração de data e formato em função da pandemia.

Sharlene da Conceição de Souza, de 34 anos, uma das 20 selecionadas para realizar a formação, está feliz com a nova oportunidade profissional.

“Fiquei doente e desempregada em 2020 e agora vejo que essa é a chance de retornar para o mercado de trabalho em uma nova área, provando para todos que eu sou capaz e que lugar de mulher é onde ela quiser. Fiz muitas orações para ser selecionada e agora vou me dedicar muito para ser uma boa eletricista”, destaca.

Sobre o Enel Compartilha Oportunidade

O Enel Compartilha Oportunidade tem como objetivo gerar desenvolvimento social e econômico para as comunidades por meio de oficinas de empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, capacitação e acompanhamento profissional. Por meio do Enel Compartilha Oportunidade, a Enel coloca em prática iniciativas que impulsionam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 7 e 8 da ONU – educação inclusiva, equitativa e de qualidade; energia limpa e acessível; e crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e trabalho decente para todos.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Rate this post
- Advertisment -

Colunas

Mais lidas

Rate this post
%d blogueiros gostam disto: