Início Araruama Confira onde há vacinação contra a febre amarela na Região dos Lagos

Confira onde há vacinação contra a febre amarela na Região dos Lagos

Novos casos da doença no RJ acenderam um alerta para a população do interior. Não houve registros da febre na região e a vacina é indicada aqueles que moram ou vão viajar para áreas de mata

-

O registro de novos casos de febre amarela no Estado do Rio de Janeiro acendeu um novo alerta sobre a doença. Na Região dos Lagos, parte dos municípios já vinha disponibilizando doses da vacina desde o ano passado, quando casos da doença foram registrados em Casimiro de Abreu.

A febre amarela é transmitida por mosquitos a pessoas não vacinadas em áreas de mata. A vacinação é recomendada antes da viagem para estas áreas ou para quem habita essas localidades. Não houve registro de casos na região.

Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes.

O Portal Fonte Certa preparou uma lista com postos em que as vacinas são disponibilizadas e o horário de atendimentos ao público na Região dos Lagos. Confira:

Araruama
Em Araruama, a população pode adquirir a dose da vacina nos postos de saúde dos bairros Bananeiras, Boa Vista, Fazendinha, Iguabinha, Itatiquara, Morro Grande, Paracatu, nos bairros Jardim São Paulo, Mataruna, Mutirão e no distrito de Praia Seca e Ponte dos Leites. As doses também estão disponíveis no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI) e na na Policlínica da Família.

Os atendimentos nos postos acontecem das 8h às 15h de segunda a sexta-feira. Há exceções em algumas localidades como Paracatu e Sobradinho, que atendem somente às quartas-feiras e o CIMI que atende às quintas-feiras. A campanha de vacinação será encerrada no dia 9 de março.

Mosquito Aedes aegypti tem relação com a doença
Mosquito Aedes aegypti tem relação com a doença. Foto: Reprodução/ Internet

Arraial do Cabo
Em Arraial, a vacinação também está disponível nos postos de saúde e no Hospital Geral da cidade. Os postos com vacinação são o da Prainha, às sextas-feiras com atendimento à tarde. No Hospital Geral acontece às segundas com vacinação pela manhã, no Monte alto o atendimento é às quintas de manhã e à tarde, entre 8h e 17h. Na Cabocla às quintas na parte da manhã e na Figueira às segundas à tarde e quinta-feira à tarde.

A vacinação deve ser feita perante agendamento prévio pois o atendimento é realizado de forma alternada. A previsão é que um Dia D de vacinação seja promovido no dia 24 de fevereiro.

Cabo Frio
Em Cabo Frio a vacinação acontece às segundas-feiras no ESF Cajueiro (de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30), no ESF Gamboa (de 8h às 11h) e ESF Vila Nova (de 8h às 11h). Às quartas no ESF Florestinha (de 10h às 12h e de 14h às 15h), ESF Jardim Nautilus (de 9h às 11h e de 14h30 às 16h) e PAM de Santo Antônio (de 9h às 12h e de 13h às 16h30). E às sextas no Centro de Saúde Oswaldo Cruz (de 8h às 15h), ESF São Jacinto (de 9h às 12h e de 14h às 15h) e ESF Peró (de 8h30 às 11h30).

Iguaba Grande
Segundo a Prefeitura, a vacina pode ser adquirida em qualquer Unidade Básica de Saúde da cidade, de segunda a sexta, das 08h às 17h, com previsão de término também para o dia 9 de março.

Os municípios de São Pedro da Aldeia e Búzios também foram procurados pelo Portal Fonte Certa, mas até o fechamento da matéria não haviam respondido às solicitações enviadas para as respectivas assessorias de comunicação das cidades. O Portal Fonte Certa continua aguardando as respostas sobre a vacinação para melhor informar os moradores da Região dos Lagos.

- Advertisment -

Mais lidas

'Pedal Outubro Rosa' acontece nesta quinta em Cabo Frio

‘Pedal Outubro Rosa’ acontece nesta quinta em Cabo Frio

Evento tem objetivo de somar com a campanha contra o câncer e de conscientizar sobre a importância da bicicleta